Em tempos de eleições - aqui no Brasil e lá nos EUA - a comédia "Os Candidatos" estreia hoje por aqui com uma "disputa" muito legal por risadas entre os comediantes Will Ferrell e Zach Galifianakis, que incorporam os bastidores e os trejeitos da política norte-americana, na produção dirigida por Jay Roach.
Assim como seu personagem no filme, Ferrell encontrou uma pedreira, já que Galifianakis, ótimo ator, consegue perfeitamente interpretar uma pessoa boazinha demais para se lançar na política, mas que endurece e apodrece conforme a corrida eleitoral se torna mais agressiva.
Imagens dessa postagem: Divulgação - Warner Bros.
Will Ferrell como Cam Brady
Entregando o que se espera de uma boa comédia, com risadas garantidas e referências ao mais escandaloso da política norte-americana - como partes pudentas expostas em público e mensagens de sexo enviadas por engano - Ferrell deita e rola como o profissional e macaco véio Cam Brady, um homem que vive pelo lema "Deus, armas e América" e que tenta agora oficializar sua quinta candidatura ao Congresso.
Rei das gafes, o político nem pisca ao usar argumentos sem noção para se defender de deslizes - como uma mensagem imprópria na secretária eletrônica da sua casa, onde sua família é surpreendida durante o jantar pelo fogo sexual de Brady, que errou de número ao mandar um recado para a amante.
Acostumado a não ter adversários em seu distrito no estado da Carolina do Norte, Brady se surpreende quando o doce Marty Huggins - interpretado por Galifianakis - resolve apresentar sua candidatura.
Zach Galifianakis, como Marty |
Manipulado pelos irmãos Motch (John Lithgow e Dan Aykroyd), raposas felpudas que mudaram de lado após terem ajudado o próprio Brady em sua trajetória política, o novato entra na disputa para atender aos interesses da dupla, ou seja, abrir as portas da região para a aplicação do modelo de salários baixos e horas extras de fábricas chinesas dentro do solo norte-americano.
Se Brady só fala bobagens, Huggins aparece com agasalhos estampados, cãezinhos pug e chazinho gelado com canudinho, um cara inofensivo, enfim.
Só que Huggins vai deixar o experiente congressista preocupado de verdade quando os poderosos Motch contratam Tim Wattley (Dylan McDermott), um agressivo coordenador de campanha que vai ensaiar as respostas e trocar as roupas cafonas do novato.
John Lithgow e Dan Aykroyd, em cena do longa
A partir daí, a guerra está declarada, as piadas ganham mais força e os candidatos passam a querer revidar cada investida do oponente de forma cada vez mais baixa.
E tome bebês sendo socados, dormir com a mulher do adversário e enganar o filho do rival.
Os efeitos da campanha na família dos candidatos também rendem boas risadas - as ridículas confissões dos filhos de Huggins e da mulher Mitzi (Sarah Baker) à mesa são exemplos.
Outro destaque vai para a empregada do pai de Huggins, um conservador nato que gosta de lembrar dos "bons tempos", forçando sua criada de ascendência oriental a adotar um sotaque típico das mulheres negras do interior norte-americano - sen-sa-cio-nal.
O slogan de Huggins na campanha: "traga as vassouras pois está uma bagunça", traz, principalmente aos brasileiros que já passaram dos 60 anos, a lembrança do jingle de campanha de Jânio Quadros à presidência, o "Varre, varre, vassourinha/ varre, varre a bandalheira"....
Os dois protagonistas, em cena do longa
Mesmo não pegando pesado na crítica mordaz e séria à política americana, "Os Candidatos" acerta a mão ao mudar seu foco para a interpretação dos comediantes.
Ferrell, cada vez mais credenciado para interpretar políticos conservadores após o sucesso de sua imitação de George W. Bush em "Saturday Night Live" e Galifianakis, astro em ascensão, dão veracidade a um roteiro bem amarrado e com risadas garantidas até o fim.
Confira o trailer do filme:
*****
"OS CANDIDATOS"
Título Original:
The Campaign
Diretor:
Jay Roach
Elenco:
Will Ferrell, Zach Galifianakis, Jason Sudeikis, Dylan McDermott, Brian Cox, John Lithgow, Dan Aykroyd, P. J. Byrne, Katherine LaNasa, Josh Lawson, Amelia Jackson-Gray, Late Lang Johnson
Produção:
Will Ferrell, Zach Galifianakis, Adam McKay, Jay Roach
Roteiro:
Shawn Harwell, Chris Henchy
Fotografia:
Jim Denault
Duração:
115 min.
Ano:
2012
País:
EUA
Gênero:
Comédia
Cor:
Colorido
Distribuidora:
Warner Bros.
Estúdio:
Everyman Pictures / Gary Sanchez Productions
Classificação:
14 anos
Cotação do Klau:
Nenhum comentário:
Postar um comentário