Hoje, faz 50 anos que o primeiro filme da saga James Bond - "007 Contra o Satânico Dr. No" - estreou em Londres, protagonizado por um ator ainda desconhecido - Sean Connery.
Desde então, foram 22 filmes do agente secreto que passaram pelas telonas que, se somados aos dois produzidos fora da saga oficial, totalizam 24 - esses dois filmes foram: "Cassino Royale" (1967), onde o inglês David Niven deu vida a Bond e "Nunca Mais Outra Vez" (1983), onde Sean Connery interpretou um 007 cinquentão.
Divulgação
Pôster de "007 Contra o Satânico Dr. No", primeiro longa da série oficial, que completa 50 anos hoje
O espião de Sua Majestade que tem licença para matar - daí vem o "duplo zero" do seu número de identificação - estreou com uma adaptação do personagem criado originalmente pelo escritor inglês Ian Fleming e que já era sucesso nos livros desde meados dos anos 50.
Charmoso, inteligente, corajoso e conquistador, James Bond se tornou um clássico do cinema de ação e sua série oficial é a mais longeva e lucrativa do cinema em todos os tempos.
Tudo graças ao delírio de um produtor americano, Albert R. Broccoli, o Cubby, que acreditou que o personagem daria ótimos filmes de ação e que, contra a descrença de todos os estúdios de Hollywood, provou, já no segundo longa da saga, que estava certo.
Depois que o escocês Connery deixou a série oficial, o personagem foi se adaptando aos novos tempos e aos novos intérpretes, ganhando mais emoção (com o australiano George Lazenby), mais humor (com o inglês Roger Moore), mais elegância (com o galês Timothy Dalton), mais ação (com o irlandês Pierce Brosnan) e mais seriedade (com o atual 007, o inglês Daniel Craig).
Colagem sobre os 50 anos de Bond, feita por fã
Os roteiros dos filmes também mudaram muito nestes 50 anos: enquanto grande parte dos longas do começo da franquia focavam na tensão política entre EUA e União Soviética - em consonância com o contexto da Guerra Fria - a nova encarnação do espião reflete os problemas atuais do cenário político internacional, como o terrorismo e a manipulação econômica.
Como a cereja do bolo das comemorações dos 50 anos da franquia - que já teve retrospectivas, exposições e ainda terá um leilão com objetos dos filmes - 2012 ainda terá a estreia de "007 - Operação Skyfall", 23º filme da série oficial e o terceiro com Daniel Craig.
Poster comemorativo destaca todos os intérpretes de 007 nas telonas
O longa é o primeiro dirigido por Sam Mendes ("Beleza Americana") e a trama testa a lealdade de Bond à sua chefe, "M" (interpretada por Dame Judi Dench), quando questões polêmicas de seu passado voltam para assombrá-la.
O vilão Silva será interpretado pelo espanhol Javier Bardem e o longa traz também Ralph Fiennes, Bem Wishaw, Albert Finney, a bond girl Bérénice Marlohe e Ola Rapace.
No ótimo infográfico abaixo, produzido pelo pessoal do portal R7, você verá tudo sobre todos os filmes da franquia: é só ir navegando pelos diferentes atores para ver todas as sinopses, trailers e bond girls.
Confira:
Nenhum comentário:
Postar um comentário