quinta-feira, 31 de julho de 2014

'GUARDIÕES DA GALÁXIA': AVENTURA ESPACIAL É ESPETACULAR E REFORÇA RESPEITO DA MARVEL PELOS SEUS FÃS



Peter Quill (Chris Pratt) rouba uma esfera desejada pelo vilão Ronan e passa a ser procurado por vários caçadores de recompensas.

Na tentativa de escapar, ele se junta a Groot, uma árvore humanóide (Vin Diesel), Gamora (Zoe Saldana), o texugo Rocket Racoon (Bradley Cooper) e Drax, o Destruidor (Dave Bautista) e descobre que a esfera roubada possui um poder capaz de transformar o universo, passando a proteger o objeto para salvar o futuro.

No Universo Marvel, o grupo é considerado um 'sub-Vingadores', tem entre seus membros um guaxinim e uma árvore falante e justamente por isso, muita gente estranhou quando a Marvel anunciou que produziria um longa com os 'Guardiões da Galáxia' - que estreia hoje em 591 salas em todo o Brasil.

 Chris Pratt é Peter Quill, o Senhor das Estrelas - fotos dessa postagem: Divulgação/Disney
Mas a Marvel é craque em aguçar sua legião de fãs e a desconfiança foi diminuindo a cada imagem e trailer divulgados.

A certeza de que seria um grande longa, porém, só veio após assisti-lo de fato - e mais: o estúdio mostra mais uma vez que sabe mesmo o que está fazendo e entrega uma de suas melhores produções até o momento, com um resultado final com mais cara de 'Star Wars' do que os últimos filmes feitos por George Lucas.

Dave Bautista é Drax
O longa acompanha Peter Quill (Chris Pratt), Gamora (Zoe Saldana), Drax (Dave Bautista), a árvore Groot ( voz de Vin Diesel) e o guaxinim Rocky Racum ( voz de Bradley Cooper), um bando de fora da lei que se unem para vender um artefato (que por acaso é uma das pedras do infinito) após acabarem juntos numa prisão espacial.

Gamora é a única que entende o perigo do item e pretende tirar o artefato do alcance de Ronan, o Acusador, radical da raça Kree que ignora o cessar fogo com os Xandarians.

Zoe Saldana é Gamora
Em troca da ajuda do titã Thanos, o vilão caça os guardiões para recuperar a pedra e finalizar sua vingança.

Passado o estranhamento inicial com os protagonistas, o espectador embarca na aventura e torce muito para cada um deles, graças ao desempenho dos protagonistas e mérito do roteiro - de Chris McCoy e Nicole Perlman - um dos melhores da Marvel em todos os tempos, que tem ainda mais humor do que outras produções do estúdio e contempla o espectador extasiado com cenas de ação espetaculares, empolgando do começo ao fim.

A árvore humanóide Groot tem voz de Vin Diesel
O diretor James Gunn consegue criar cenas que revelam laços profundos entre os membros da equipe em apenas duas horas, coisa que mesmo 'Os Vingadores' precisou aproveitar bases estabelecidas ao longo de vários filmes para fazer.

Ou seja: quando estes personagem decidem lutar um pelo outro, tudo faz sentido.

Assim como em 'Os Vingadores', a personalidade de cada um gera discussões e brincadeiras entre os protagonistas, especialmente quando tentam definir qual será o próximo passo para saírem das enrascadas.

Rocket - no Brasil, Rocky -  tem voz de Bradley Cooper
Logo fica claro que todos tem algo em comum: dificuldade para se encaixar na sociedade e isso os aproxima ainda mais.

Entretanto, essa química funciona especialmente devido a grandes atuações: Chris Pratt está perfeito como Senhor das Estrelas; Bradley Cooper está irreconhecível como a voz de Rocky Racum, que rouba a cena ao lado de Groot, árvore humanoide 'interpretada' por Vin Diesel - a relação dos dois é um mix de C3PO e R2D2 com Han Solo e Chewbacca, de 'Star Wars'.

Dave Bautista é outra surpresa: seu Drax, pouco mostrado nos trailers, garante algumas das frases mais engraçadas da produção e os vilões também ajudam - Ronan e Nébula são grandes antagonistas e esbanjam crueldade.

Os vilões Ronan e Nébula
Embora a relação dos personagens seja o maior trunfo do longa, tecnicamente a produção também é show: o visual é ótimo e a direção de arte cria belos ambientes alienígenas.

Mas o destaque fica mesmo com a excepcional trilha sonora, recheada de clássicos dos anos 70 e 80.

Guardiões da Galáxia : Poster
O pôster para salas Imax remete aos anos 70, base da ótima trilha sonora
Apesar de composições épicas aparecem na hora da ação, as músicas "terráqueas" tocadas por meio do toca-fitas de Peter Quill elevam o sarcasmo a outro nível, marcam cada cena e são sensacionais.

O longa espacial é mais uma prova de respeito da Marvel pelos fãs, nunca subestima suas inteligências e não tenta explicar tudo que acontece na telona, pois basta ficar ligado para não perder nenhum detalhe.

Além disso, a diversão tem o grande mérito de procurar atingir diferentes públicos, mesclando cenas épicas de batalha com piadas sobre a situação em que se encontram.

Com tudo isso, posso afirmar sem dúvidas que o longa é um dos melhores do estúdio - atrás apenas de 'Os Vingadores' e 'Capitão América: O Soldado Invernal' - o que demonstra não haver limite para a Marvel, que tem procurado cada vez mais colocar bons roteiros nas mãos de diretores familiarizados com seu universo, tudo para criar uma experiência combinada (com outros filmes) nunca antes vista no cinema.

Filmaço.

Confira o trailer do longa:

*****
'GUARDIÕES DA GALÁXIA'
Título Original:
GUARDIANS OF THE GALAXY
Gênero:
Ação
Direção:
James Gunn
Roteiro:
Chris McCoy, Nicole Perlman
Elenco:
Benicio Del Toro, Bradley Cooper (voz), Chris Pratt, Dave Bautista, Djimon Hounsou, Emmett Scanlan, Glenn Close, John C. Reilly, Karen Gillan, Laura Haddock, Lee Pace, Melia Kreiling, Michael Rooker, Ophelia Lovibond, Peter Serafinowicz, Vin Diesel (voz), Zoe Saldana
Produção:
Kevin Feige
Fotografia:
Ben Davis
Montador:
Fred Raskin
Trilha Sonora:
Tyler Bates
Duração:
121 min.
Ano:
2014
País:
Estados Unidos
Cor:
Colorido
Estreia no Brasil:
31/07/2014
Distribuidora:
Hughes Winborne / Walt Disney Pictures
Estúdio:
Craig Wood / Marvel Enterprises / Marvel Studios
Classificação:
12 anos
Cotação do Klau:

Nenhum comentário:

Postar um comentário