
Muitas das imagens, doadas pelos fotógrafos ou seus representantes, foram vendidas num leilão, organizado pela Christie's em Nova York, por ocasião do 40º Dia da Terra.
Entre os critérios para a escolha das fotos pelos integrantes da liga - organização que reúne alguns dos mais renomados fotógrafos de natureza do mundo - estão fatores como estética, importância histórica e científica e contribuição para os esforços de conservação.
As fotografias representam vários estilos e foram feitas num período de cem anos.
"Não foi uma tarefa fácil, selecionar apenas 40 imagens entre as indicações incríveis enviadas por alguns dos maiores fotógrafos de natureza, mas foi uma grande honra para a ILCP (receber) o pedido para liderar este projeto desafiador", afirmou o diretor-executivo da liga, Justin Black.
O leilão da Christie's, denominado Green Auction: A Bid to Save the Earth, teve os lucros divididos entre quatro organizações ambientais: Conservation Internacional, Oceana, Natural Resources Defense Council e Central Park Conservancy.
Entre as imagens estão fotos famosas do século 20 e do século 21, feitas por nomes famosos, como Ansel Adams e suas paisagens em preto e branco; o editor-chefe da National Geographic, Chris Johns; Jack Dykinga, fotógrafo de paisagem ganhador do Prêmio Pulitzer, e o documentarista submarino Brian Skerry.
"Uma das contribuições mais brilhantes da fotografia para a preservação de paisagens especiais e criaturas em todo o mundo é que as imagens conseguem mostrar os cantos mais obscuros e remotos de nosso planeta", afirmou a presidente da ILCP e fotógrafa Cristina Mittermeier.
O leilão contou com a participação de várias celebridades, como Leonardo DiCaprio, Harrison Ford, Tobey Maguire e Salma Hayek.
Confira as imagens escolhidas na seleção final:
Frans Lanting/Frans Lanting Photography

Paul Nicklen

Peter Dombrovskis

David Doubilet

Frans Lanting

Frans Lanting

Nenhum comentário:
Postar um comentário