sexta-feira, 16 de setembro de 2011

'MANDA CHUVA - O FILME' CONSEGUE MANTER A ESSÊNCIA DA SÉRIE


Quando personagens que têm uma relação de longa data com seus fãs ganham uma versão cinematográfica, qualquer motivo é suficiente para suspeita.

Eu, que cresci assistindo aos desenhos da Hanna-Barbera, confesso que fiquei traumatizado com Zé Colméia - O Filme, pavoroso filme do ano passado.

Tendo ainda na lembrança os dois fraquíssimos longas estrelados pelo gato Garfield - realizados por animadores coreanos - foi com os dois pés atrás que fui ver Manda-Chuva – O Filme, ainda mais depois que soube que o projeto é uma coprodução Argentina-México, países que não primam exatamente por boas animações - o diretor Alberto Mar é também responsável pela série animada baseada no cult seriado Chávez.

O filme, que estreia hoje com cópias dubladas, disponíveis em 2D e 3D tem,  além da procedência diferente da do personagem, as alterações que foram necessárias para conseguir compor um longa.

 Felizmente, não fica muito longe do clima das animações do gato malandro.

Divulgação
Manda-Chuva e toda a turma, felizes no beco onde moram

A principal mudança na história foi a introdução um novo vilão, Lucas Boa Pinta, um homem egocêntrico e nada modesto que assume o comando da força policial de Nova York, e que coloca robôs e câmeras como os responsáveis pela patrulha pela cidade.

Com isso, Guarda Belo é o único humano que continua na força policial, exceto pelo nanico Gomes.

Para piorar a situação, Manda-Chuva aplicou um golpe em Boa Pinta antes de ele assumir o cargo de autoridade e, agora, o vilão usa seu poder para acusar injustamente o malandro de roubar um orfanato.

Manda-Chuva então é mandado para um presídio de cachorros e perde a confiança de seus amigos do Beco das Almôndegas.

Divulgação
Guarda Belo lê para a turma a notícia que os guardas serão robôs a partir de agora

Outra mudança que os fãs perceberão de cara está no visual, que precisou ser adaptado para que a produção pudesse ser oferecida no mercado em projeções 3D.

É pena: os efeitos são fracos e não colaboram para o andamento da história.

Por outro lado, o esforço para manter-se fiel às origens pode ser visto logo no começo do filme, onde as cenas em que o protagonista é apresentado pontua a abertura das animações clássicas de Manda-Chuva e sua turma.

A característica básica do personagem - sua infindável lábia para escapar das mais difíceis situações - também, felizmente, foi mantida.

Os diálogos são muito legais - é o ponto que consegue criar momentos engraçados na animação, apesar das deficiências do roteiro como um todo.

No mais, é uma diversão que vai agradar aos fãs e aos nem tanto.

Confira o trailer do filme:

*****
MANDA CHUVA - O FILME
Diretor:
Alberto Mar
Roteiro:
Kevin Seccia
Tim McKeon
Duração:
87 min.
Ano:
2011
País: 
México
Argentina
Gênero:
Animação
Cor:
Colorido
Distribuidora:
PlayArte
Estúdio:
Illusion Studios
Classificação:
Livre
Cotação do Klau:

Nenhum comentário:

Postar um comentário