sexta-feira, 9 de setembro de 2011

'COWBOYS & ALIENS": E EU ESPEREI UM TEMPÃO PRA VER ESSE ABACAXI...


Uma HQ vibrante, com boa história e ótima arte, que ganhou o mundo e fez enorme sucesso; produtores já imaginam a grana entrando nos seus bolsos e compram os direitos para fazerem a versão cinematográfica.
Se no papel,  a imaginação de roteiristas e desenhistas ganha o reforço da imaginação do leitor, no cinema, por mais rica que sejam a fantasia e a criatividade dos roteiristas, a história precisa ter um pouco mais de verdade pois, senão, o projeto não funciona - como não funcionou nessa mais que aguardada estreia de hoje.

A premissa de Cowboys & Aliens é sensacional: Como seria a curiosa história de uma invasão alienígena em pleno Velho Oeste americano?

Se no papel, a HQ funcionou muito bem, e foi um enorme sucesso,  na telona, virou uma sucessão de equívocos, um típico filme B dos anos 1940 arrematado por muitos efeitos especiais modernos em dose cavalar - o que, em vez de ajudar, atrapalha e muito a história e acaba sendo motivo para a platéia gargalhar onde deveria pular de susto ou tensão.

Aqui, pouca coisa se salva, nem mesmo as escalações da lenda Harrison Ford e de Daniel Craig como os protagonistas garante alguma qualidade.

Divulgação
Harrison Ford e Daniel Craig, em cena do filme

Ford, envelhecido para filmes de ação - logo ele, que já foi o Indiana Jones -, passa o filme inteiro com cara de "o que eu estou fazendo aqui?"

Craig - o atual James Bond - parece sentir falta das mulheres gostosas que animam suas aventuras como 007, e passa o filme todo sem dizer a que veio.

E os atores que interpretam os índios? São tão mal escalados, que fazem John Ford revirar na tumba, tamanho o escracho.

A HQ - roteirizada por Fred Van Lente e Andrew Foley, com desenho e arte final dos brasileiros Luciano Lima, Luciano Kars, J. Wilson e Silvio Spotti - tinha foco na originalidade do tema e era mais crítica, com maior participação dos índios, que já tinham perdido suas terras para os colonizadores brancos e agora também eram ameaçados por invasores do espaço.

No filme, tudo isso desaparece por inteiro.

Na trama, Jake Lonergan - Craig - acorda no meio de uma região desolada, está com um ferimento na barriga e um estranho bracelete metálico preso ao pulso, e de nada se lembra.

Divulgação
A cara de "o que eu estou fazendo aqui?" persegue tanto o personagem quanto Daniel Craig pelo filme

Sabendo se defender ao ser ameaçado por um grupo que o encontra, e depois de matar todos, apodera-se do cavalo e das armas de um deles e cavalga até o povoado mais próximo, que vive em completa decadência depois de esgotada a mineração de ouro.

Lá, quem manda é o fazendeiro Woodrow Dolarhyde - Ford - que resolve tudo na vida na base da porrada.

O rosto de Jake está estampado em um cartaz de recompensa por roubo e assassinato e, depois de uma confusão, ele acaba preso pelo xerife e todos ficam intrigados com o bracelete em seu braço, menos Ella - Olivia Wilde - que parece saber algo sobre e estimula Jake a lembrar do passado - em vão.

Divulgação
Olivia Wilde, outra perdida no filme

Jake está para ser levado a julgamento em outra cidade quando uma esquadrilha de naves espaciais ataca o povoado, os moradores fogem em pânico e alguns são laçados - bem ao estilo do Velho Oeste - pelos aliens e levados para o interior das naves.

Durante o ataque, o bracelete de Jake emite uma luz e se transforma em arma, lançando raios em todas as direções.

De vilão, Jake se transforma no herói que lidera uma missão de resgate das pessoas abduzidas, na companhia de Woodrow.

Divulgação

Efeitos demais, história e desempenho dos atores e diretor de menos

No caminho, eles receberão a adesão de peles-vermelhas, e Jake se lembrará de fatos importantes relacionados ao bracelete e ao seu passado.

Jon Favreau - diretor dos dois Homem de Ferro - aqui perdeu a mão, numa trama que tem efeitos demais e história de menos, com edição muito ruim - que interrompe a ação nos momentos cruciais para mostrar cenas que não tem nada a ver para a narrativa - e desempenhos pífios do elenco, todos, absolutamente todos no piloto automático.

O filme não é western, não é ficção científica, não tem humor, não tem roteiro, nada.

Enfim, uma produção de Steven Spielberg pra ser esquecida.

E eu esperei por meses para ver esse abacaxi...

Que vergonha, seu deus!

Confira o trailer do filme:

*****
COWBOYS & ALIENS
Título original:
Cowboys & Aliens
Diretor:
Jon Favreau
Elenco:
Sam Rockwell
Olivia Wilde
Harrison Ford
Daniel Craig
Clancy Brown
Produção:
Brian Grazer
Ron Howard
Alex Kurtzman
Damon Lindelof
Roberto Orci
Scott Mitchell Rosenberg
Steven Spielberg
Roteiro:
Roberto Orci
Alex Kurtzman
Fotografia:
Matthew Libatique
Duração:
118 min.
Ano:
2011
País:
EUA
Gênero:
Ação
Cor:
Colorido
Distribuidora:
Paramount Pictures Brasil
Estúdio:
Imagine Entertainment
DreamWorks SKG
Universal Pictures
Classificação:
12 anos
Classificação do Klau:

Nenhum comentário:

Postar um comentário