quinta-feira, 8 de setembro de 2011

FESTIVAL DE TORONTO: DOCUMENTÁRIO SOBRE O U2 ABRIU O FESTIVAL AGORA À NOITE


A banda irlandesa U2 desfilou na noite desta quinta pelo tapete vermelho do Festival Internacional de Cinema de Toronto para a estreia de From the Sky Down, primeiro documentário a inaugurar o festival em seus 36 anos de história.

O Festival de Toronto - TIFF é considerado cada vez mais relevante no mundo do cinema, e atualmente é visto pela indústria, principalmente Hollywood, como o início da temporada de premiações que se estende até o Oscar - em fevereiro do ano seguinte.

Nessa edição de 2011, os músicos também têm destaque: a banda Pearl Jam e o artista Neil Young também são temas de documentários na programação.

Nathan Denette/Associated Press
Bono (à esquerda), o diretor Davis Guggenheim e o guitarrista The Edge no tapete vermelho do TIFF, agora a pouco

From the Sky Down mostra as dificuldades da banda para fazer seu álbum Achtung Baby b(1991) - considerado uma reviravolta na carreira do grupo depois do enorme sucesso de Joshua Tree (1987) e do menos aclamado Rattle and Hum.

"Eram eles no seu ponto mais alto e no seu ponto mais baixo", disse o diretor Davis Guggenheim à Reuters.

O guitarrista The Edge já havia aparecido em outro documentário de Guggenheim, A Todo Volume (2008) - junto com Jimmy Page, do Led Zeppelin, e Jack White, do White Stripes.

Esse trabalho rendeu a Guggenheim um convite para fazer From the Sky Down, um filme nos mesmos moldes de The Promise - com Bruce Springsteen -, e Exile in Main Street - com os Rolling Stones - documentários que revisitam álbuns importantes 20 anos depois.

"Chega uma hora em que é disfuncional não olhar para o passado", diz o vocalista Bono no filme, numa imagem feita neste ano, quando a banda se preparava para tocar pela primeira vez no Festival de Glastonbury.

Pelos aplausos após a exibição, parece que a platéia gostou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário