sexta-feira, 30 de setembro de 2011

'FAMÍLIA VENDE TUDO': HUMOR RASTEIRO E PRECONCEITUOSO DESPERDIÇA BOM ELENCO


Família Vende Tudo, parte do princípio de que uma família pobre e em sem grana venderia tudo para conseguir dinheiro, inclusive a própria filha.

Partindo dessa cafajestada, não é de se estranhar que o título nos créditos iniciais aparece na etiqueta de uma calcinha fuleira - cena de péssimo gosto - e o resultado dessa comédia de Alain Fresnot- de Desmundo e Ed Mort -, não é de causar nenhuma surpresa.

Surpresa  mesmo foi a enxurrada de prêmios que o filme levou no último Cine PE em abril passado - entre eles o de melhor ator para Caco Ciocler e melhor atriz, para Marisol Ribeiro, dividido com Leandra Leal, por Estamos Juntos - o que prova que o nordeste, realmente, é outro mundo, onde o brega não só reina como é extremamente cultuado.

Na trama, o casal Ariclenes - Lima Duarte, interpretando um personagem que tem seu nome verdadeiro - e Cida - Vera Holtz - moram na periferia de São Paulo e vivem de trambiques e muambas.

Divulgação
Lima Duarte e vera Hotlz, em cena do filme

Quando um contrabando dos dois é confiscado na fronteira do Paraguai, a família tem uma ideia brilhante: a filha, Lindinha - Marisol - deverá fornecer a perseguida para o cantor brega Ivan Carlos - Ciocler.

Rico, e rei de um estilo chamado Xique, ele é uma espécie de sub-Latino - que deu aulas ao ator e faz uma pequena participação no filme - e fez fortuna explorando o gosto pra lá de duvidoso do povão.

Assim, Ariclenes e Cida cafetinam a filha e conseguem que seu plano dê certo pois, mesmo casado com Jennifer - Luana Piovani -,Ivan não pensa duas vezes em passar a vara nas fãs e chutá-las na manhã seguinte.

Divulgação
Caco Ciocler e Marisol Ribeiro, em cena do filme

Agora, família vai cobrar seus lucros da gravidez da moça, mesmo batendo de frente com a primeira-dama do Xique, onde até o filho evangélico - Robson Nunes - fica mais interessado no dinheiro do que em suas crenças, o que pode ser ótimo para sua carreira como pastor.

Todos os personagens mostram-se corruptíveis e, se todos são imorais, o filme em si é extremamente amoral, debochando sem dó da classe C, partindo de preconceitos numa visão mundo-cão que ficaria bastante confortável em qualquer programa sensacionalista da televisão.

Não há qualquer preocupação em entender personagens, construir tramas, dramas e conflitos, já que a opção do diretor e roteirista do filme é simplesmente pelo escracho, forçando preconceitos ao extremo.

Aqui, a única coisa que presta é Marisa Orth, que aparece em participação especialíssima interpretando uma pastora evangélica chamada...Marisa - a única piada que eu gostei do filme.

Divulgação
Marisa Orth como pastora: a melhor coisa do filme

Lindinha é mais uma versão das Marias Violão do mundo musical, onde os pais encontram na fragilidade moral de Ivan a oportunidade para a tranquilidade financeira da família.

Ridicularizando seus personagens, o filme os julga e pretende se colocar num patamar acima deles, olhando-os de cima para baixo, e opta pelo tipo de riso mais fácil, rápido e perigoso que pode existir: o do preconceito.

É um desperdício dos talentos reunidos para o elenco, onde ninguém, absolutamente ninguém, está bem.

Afinal, bons intérpretes precisam de bons diretores e roteiros idem, e isso, esse filme não tem.

Confira o trailer do filme:

*****
FAMÍLIA VENDE TUDO
Diretor:
Alain Fresnot
Elenco:
Marissol Ribeiro
Luana Piovani
Lima Duarte
Robson Nunes
Caco Ciocler
Vera Holtz
Marisa Orth
Ailton Graça
Produção:
Suzana Villas Boas
Pablo Torrecillas
Roteiro:
Alain Fresnot
Marcus Aurelius Pimenta
Fotografia:
José Roberto Eliezer
Trilha Sonora:
Arrigo Barnabé
Duração:
89 min.
Ano:
2009
País:
Brasil
Gênero:
Comédia
Cor: 
Colorido
Distribuidora:
PlayArte
Estúdio:
A.F. Cinema e Vídeo
Classificação:
12 anos
Cotação do Klau:

Nenhum comentário:

Postar um comentário