sexta-feira, 2 de setembro de 2011

'APOLLO 18' QUERIA ASSUSTAR, MAS FAZ O ESPECTADOR RIR DE TANTA BOBAGEM


Se você pensava até agora que o programa Apollo - que levou o primeiro homem americano à Lua em 1969 - tinha acabado com a missão da Apollo 17, você foi enganado até hoje.

Afinal, em 1973, a NASA enviou secretamente a Apollo 18 à Lua, onde os astronautas Warren Christie e Lloyd Owen desceram no satélite.

As imagens do que aconteceu com a missão e a resposta para o por que ela jamais voltou a Terra agora vazaram e foram editadas para a realização de Apollo 18, que explicará o mistério.

Essa boa história aparece logo no início desta produção, que se diz um "documentário", e que copia descaradamente A Bruxa de Blair (1999) e seus filhotes - REC, Cloverfield - Monstro, Quarentena, Atividade Paranormal.

Divulgação/PlayArte
Cena do filme

"Documentário" feito com baixo orçamento e  as indefectíveis câmeras trêmulas, da gritaria dos astronautas à campanha viral na internet, dizendo que tudo é real, está tudo ali.

O que faltou, mesmo, foi a necessária criatividade para deixar de ser apenas mais uma cópia mal feita dos citados acima.

Creditado ao diretor espanhol Gonzalo López-Gallego (!), Apollo 18 é uma série de colagens de imagens para que o espectador sempre fique em constante estado de tensão, onde câmeras instaladas na nave e no solo lunar mostram supostos movimentos suspeitos.

Se a audiência ficou procurando fantasmas no cenário de Atividade Paranormal, neste suspense ela não deve tirar os olhos da tela para identificar supostos alienígenas.

Como não se vê nada de inovação, mesmo copiando os filmes que se referencia, não é muito difícil entender a lógica da história e se antecipar ao desfecho, que, lógico - deixa espaço para continuações.

O filme tem duas cenas boas, e só - principalmente a que o protagonista pede ao secretário de Defesa para ser resgatado - e as performances dos atores são constrangedoras.

Divulgação/PlayArte
Cena do filme

Quando estreou em 1999, A Bruxa de Blair mostrou que era possível utilizar as redes sociais na internet - que começava a ser massificada pelo mundo -  para difundir bobagens como o espírito de uma bruxa maligna que persegue um trio de zé manés na floresta.

Atividade Paranormal também se vendeu como verdade e deu um passo à frente ao lançar um viral que mostrava a cara de pânico da plateia ao ver as imagens, o que provaria tratar-se do "mais assustador documentário já feito".

Os êxitos dos filmes mostraram que essas ações dão certo, só que Apollo 18 não conseguiu ir além nem mesmo como golpe publicitário, e poderia se aproveitar das poderosas redes sobre teorias de conspiração norte-americanas que alardeiam, entre outras coisas, que os alienígenas estão aqui entre nós.

Falhas lamentáveis, pois a trama a princípio é muito boa, mas que foi mal e porcamente executada.

Confira o trailer do filme:

*****
APOLLO 18
Título original:
Apollo 18
Diretor:
Gonzalo López-Gallego
Elenco:
Não Creditado
Produção:
Timur Bekmambetov
Michele Wolkoff
Roteiro:
Brian Miller
Cory Goodman
Duração:
87 min.
Ano:
2011
País:
EUA
Gênero:
Ficção Científica
Cor:
Colorido
Distribuidora:
PlayArte
Estúdio:
Bekmambetov Project Ltd.
Classificação:
12 anos
Cotação do Klau:

Nenhum comentário:

Postar um comentário