sábado, 10 de setembro de 2011

FESTIVAL DE TORONTO: DOCUMENTÁRIOS ROUBAM A CENA


Não é que Brad Pitt e George Clooney estejam sendo enxotados de lá, mas os documentários inscritos no Festival Internacional de Cinema de Toronto - TIFF estão recebendo uma atenção muito maior do que o habitual neste ano.

Além de From the Sky Down, filme sobre o U2 que abriu esta edição do evento, mestres como Werner Herzog, Morgan Spurlock, Wim Wenders e Alex Gibney também levarão nesta semana ao Canadá suas visões sobre a realidade.

"Abrimos mais espaço do que nunca nas nossas salas para os documentários, e os colocamos em espaços maiores do que nunca", disse Thom Powers, programador de documentários do festival.
"Isso reflete a crescente presença e importância do documentário na cultura em diferentes níveis."

A vários quarteirões do tapete vermelho por onde Bono e The Edge passaram para a estreia do documentário sobre o U2 na quinta (8) -  mais de mil pessoas se aglomeraram para ver o lançamento mundial de No Abismo, do alemão Herzog.

Spurlock, que ganhou fama mundial em 2004 com Super Size Me, desta vez mostra Comic Con: Episode IV - A Fan's Hope, sobre a popularíssima conferência anual da cultura pop que acontece todos os anos em  San Diego, Califórnia.

Wenders mostra Pina,  documentário em 3D sobre sua compatriota -  a influente coreógrafa Pina Bausch - enquanto Gibney estreia o seu Os Últimos Gladiadores, que aborda o mundo dos jogadores do hóquei no gelo.

Finalmente um festival importante dando a devida importância ao documentário.

Nenhum comentário:

Postar um comentário