segunda-feira, 26 de setembro de 2011

INSTITUTO DO CÂNCER DE SP MOSTRA QUE ATÉ BEBÊS E PAPAI NOEL JÁ FORAM USADOS EM PROPAGANDAS DE CIGARRO


O que Papai Noel, bebês fofinhos e ícones de Hollywood, como John Wayne, Frank Sinatra e a dupla  O Gordo e o Magro têm em comum?

Todos foram protagonistas de propagandas de cigarro nos EUA.

É o que o Instituto do Câncer Octávio Frias de Oliveira, no complexo do Hospital das Clínicas da USP na av. Doutor Arnaldo, mostra, na exposição Propagandas de Cigarro - Como a Indústria do Fumo Enganou as Pessoas.

Divulgação
Legenda: "Uma coisa, mamãe: duvido que você fique sem fumar Marlboro / Você nunca sente que fumou demais / Este é o milagre de Marlboro / Meu pai nunca fuma outra marca que não seja Marlboro"
Traduzindo:"Uma coisa, mamãe: duvido que você fique sem fumar Marlboro / Você nunca sente que fumou demais / Este é o milagre de Marlboro / Meu pai nunca fuma outra marca que não seja Marlboro"

A mostra reúne propagandas veiculadas nos Estados Unidos entre as décadas de 1920 e 1950, período em que não havia controle sobre a publicidade do tabaco, com a clara intenção de mostrar como a indústria - uma das mais poderosas do mundo ainda hoje -manipulou informações e escondeu os malefícios das substâncias presentes no cigarro.


Divulgação
Legenda: "Luckies pegam leve na minha garganta. Não há fumo mais selecionado do que o usado nos Luckies. E o processo exclusivo de Lucky é a proteção para a sua garganta contra a irritação e a tosse."
Traduzindo:"Luckies pegam leve na minha garganta. Não há fumo mais selecionado do que o usado nos Luckies. E o processo exclusivo de Lucky é a proteção para a sua garganta contra a irritação e a tosse."

Para facilitar a visita, a exposição dividiu as 90 peças de acordo com os seguintes temas: Crianças e temas familiares na propaganda de cigarro, Ídolos do cinema e do esporte fizeram do cigarro um símbolo de status e saúde  e Pesquisas pseudocientíficas e profissionais da saúde aprovam o cigarro, entre outros.

A mostra fica em cartaz até 14 de outubro, tem entrada gratuita e é imperdível.

Propagandas de Cigarro - Como a Indústria do Fumo Enganou as Pessoas
Onde: Instituto do Câncer Octávio Frias de Oliveira do HC/FMUSP
Endereço: av. Dr. Arnaldo, 251,São Paulo, SP - estação Clínicas do Metrô - linha verde
Até: 14 de outubro
Quanto: Grátis
Cotação do Klau:

Nenhum comentário:

Postar um comentário