domingo, 4 de setembro de 2011

FESTIVAL DE VENEZA: MICHAEL FASSBENDER TRABALHA MAIS NA HORIZONTAL QUE NA VERTICAL EM 'SHAME'


A nudez foi um dos temas dominantes na coletiva de imprensa no Festival de Veneza do concorrente britânico Shame, do diretor e artista plástico Steve McQueen, que estreou como cineasta em 2008 com o filme Hunger.

Na história, também escrita por McQueen, o protagonista é Brandon - o ator irlandês Michael Fassbender, de Bastardos Inglórios -, um homem viciado em sexo que tem um relacionamento com um toque incestuoso com a irmã, Sissy -  interpretada por Carey Mulligan, de Educação.

Ator de outro filme concorrente ao Leão de Ouro - A Dangerous Method, de David Cronenberg, em que interpreta o psicanalista Carl Jung -, Fassbender se disse “confortável com as cenas de sexo” - que são muitas em Shame.

Getty Images
O ator Michael Fassbender posa durante divulgação do filme "Shame", no Festival de Veneza

Para ele, o segredo está em que “todos os atores estejam confortáveis” nesse tipo de situação,é poder atuar “como um “jogador de golfe, não fazendo jogadas demais”.

Quando uma jornalista australiana insistiu no tema do sexo, referindo-se a como a atriz Carey Mulligan - que não veio a Veneza- as encarou nas filmagens, o diretor McQueen foi mais incisivo: “A nudez é uma coisa natural, quem liga? Carey é uma atriz e encarou assim”.

Ironicamente, segundo o diretor, teriam sido as cenas de “nudez masculina frontal” de seu filme anterior, o político Hunger, que acompanha a biografia de Bobby Sands - o mesmo Michael Fassbender -, líder do Exército Republicano Irlandês (IRA), as responsáveis por ele não ter sido distribuído comercialmente nos cinemas italianos, um tema que foi levantado por uma jornalista local.

No Brasil,  infelizmente, o filme - que venceu o prêmio Caméra d’Or em Cannes há três anos - também continua inédito em circuito comercial.

E você pode conferir todas as postagens do Blog falando do 68o. Festival Internacional de Cinema de Veneza, clicando aqui.
*****
Com Getty Images e AFP

Nenhum comentário:

Postar um comentário