sexta-feira, 23 de setembro de 2011

ELVIS & MADONA: ROMANCE ENTRE TRAVESTI E LÉSBICA PROMETE RISOS - E ENTREGA


Divertido não só por seu tema, mas pela forma e a realização, Elvis & Madona é uma comédia que narra o amor entre uma lésbica e uma travesti, ambientada numa Copacabana realista e com personagens de carne e osso.

Aqui, o diretor Marcelo Laffitte, veterano em curtas-metragem, faz sua estreia em longas assumindo claramente o kitch, o brega, contando uma história aparentemente impossível - e que eu mesmo sei - nada improvável.

Divulgação
O diretor Laffitte instrui Igor Cotrim antes de filmar cena de "Elvis & Madona"

Sem medo de usar e abusar da inteligente estética do exagero por meio de cores, trejeitos e personagens cafajestes, o filme claramente remete ao começo da carreira de Pedro Almodóvar, com a dureza da sobrevivência e as aspirações das personagens.

Só que Elvis & Madona - com um ene mesmo, pra evitar complicações com a diva pop - remete também - e bem - à popular chanchada brasileira, e essa associação permite uma atmosfera inteligente do lado B de Copacabana e a convivência de tipos diversos no microcosmo que o bairro é.

Os conflitos que surgem do romance entre a lésbica Elvira - interpretada por Simone Spoladore - que vira Elvis, e Adaílton - Igor Cotrin -travestido em Madona, são atenuados pela busca de um tom mais leve, onde até um ato de violência é sucedido por uma sequência cômico-musical com Madona se recuperando ao som de Gilberto Gil interpretando Força na Peruca - de Gustavo Moura.

Cada cena mais dura do filme é logo amenizada com o humor e um movimento leve, de ternura.

Divulgação
Igor Cotrim e Simone Spoladore, em cena do filme

Assim, alternando a comédia co pequenas pitadas de drama, o filme é também coerente com a grande personagem do filme - Madona - que leva suas rasteiras, mas não deixa de seguir adiante, com um senso de humor e uma contagiante urgência de viver.

O filme estreia hoje em circuito comercial depois de quase dois anos em que foi exibido no Mix Brasil em São Paulo.

Nesse meio tempo, o longa ganhou os prêmios de Melhor Roteiro no Festival do Rio; Melhor Filme, Roteiro - para Laffitte, Direção, Ator - para Igor Cotrim, Ator Coadjunte - para Sergio Bezerra e Música - para Victor Biglione - no Festival de Natal; Melhor Filme - Júri Popular - do 12º Festival de Cinema Brasileiro em Paris; e Melhor Filme no Festival de Cinema Gay e Lésbico de Oslo - Noruega - já são mais de 20 prêmios pelo mundo.

Finalmente os brasileiros tem, com esse filme, uma alternativa cômica possível ao humor das péssimas globochanchadas - tipo De Pernas Pro Ar e Qualquer Gato Vira-Lata.

Afinal, humor inteligente é outra coisa muito diferente, e é justamente isso que Elvis & Madona promete - e entrega - eu não me divertia tanto com um filme de temática gay desde Priscilla - A Rainha do Deserto (1994).

Confira o trailer do filme:

*****
ELVIS & MADONA
Diretor:
Marcelo Laffitte
Elenco:
Simone Spoladore
Igor Cotrim
Sergio Bezerra
Maitê Proença
Buzza Ferraz
José Wilker
Wendell Bendelack
Joana Seibel
Aramis Trindade
Pia Manfroni
Produção:
Tuinho Schwartz
Marcelo Laffitte
Roteiro: 
Marcelo Laffitte
Fotografia:
Ulrich Burtin
Trilha Sonora:
Victor Biglione
Duração:
105 min.
Ano:
2009
País:
Brasil
Gênero:
Comédia
Cor:
Colorido
Distribuidora:
Pipa Filmes
Estúdio:
Laffilmes
Classificação:
14 anos
Cotação do Klau:

Um comentário:

Anônimo disse...

Excelente filme, aluguei em DVD em uma locadora e gostei muito!

Postar um comentário