sexta-feira, 9 de setembro de 2011

FESTIVAL DE VENEZA: 'TEXAS KILLING FIELDS', ÚLTIMO CONCORRENTE AO LEÃO DE OURO, FOI EXIBIDO HOJE DE MANHÃ


O público presente no Festival de Veneza deu ao último concorrente ao Leão de Ouro - o policial norte-americano Texas Killing Fields, de Ami Canaan Mann, filha do multipremiado Michael Mann - uma recepção morna.

Palmas discretas acolheram o filme na sessão para imprensa e indústria desta manhã de sexta, cujos assentos vazios, na imensa sala Darsena, já mostraram o início da debandada do Lido - que só aguarda agora a premiação que será anunciada na noite deste sábado (10), a partir das 19h do horário local.

Na coletiva do filme, no início da tarde de ontem, Michael Mann fez o papel protetor que se espera de um produtor que, ainda por cima, é pai da diretora, que assina aqui seu segundo filme - o primeiro foi Morning (2001), fora trabalhos para a televisão.

Mann elogiou a filha por ter "imprimido a sua visão" a esta história sombria, ambientada no Texas e baseada em fatos reais, em torno de uma série de assassinatos de adolescentes.

Reuters
Ami Canaan Mann, de Texas Killing Fields, posa com seu pai - e produtor - Michael Mann no Festival de Veneza hoje pela manhã

Esta visão, de acordo com o produtor, foi colocada, por exemplo, na ênfase à personagem da menina Anne - a novata Chloe Grace Moretz, 12 anos - nas filmagens.
"Ela não era realmente uma personagem tão presente quanto se tornou no filme. Isto foi mérito de Ami, que impôs seu ponto de vista à história", afirmou.

A procura de um enfoque realista, visível desde as locações, também decorreu da contratação do roteirista - Don Ferrarone, que já trabalhara com Mann pai, no filme Miami Vice, e foi policial no passado.

Foi Ferrarone, aliás, quem primeiro topou com a história, ocorrida nos arredores de Texas City. 
"Nunca tinha ouvido falar de nada parecido. Há uns 10 anos esse caso me assombra", contou o roteirista.

Um dos detalhes colhidos da vida real e usados no filme é um mapa em que os dois detetives - Jeffrey Dean Morgan e Sam Worthington - colam os retratos das vítimas, definindo o território em que os crimes acontecem, um lugar pantanoso e ermo, onde no passado viveu uma tribo tida como canibal.

Confira o trailer do filme:

No material de pesquisa do filme, Ami Mann reconheceu entre as vítimas uma garota que estudara com ela no curso secundário.

A diretora contou que uma de suas principais preocupações foi "trazer o foco da história para a família" - que, como em outros filmes vistos em Veneza este ano, é claramente disfuncional, como o clã a que pertence a menina Anne.

Sendo assim, ao retratar a mãe negligente de Anne - interpretada por Sheryl Lee, atriz da série e do longa Twin Peaks, de David Lynch -  Ami Mann disse que "achou importante mostrar que ela ama a filha e tenta protegê-la, a seu modo. Mas não se pode fugir ao fato de que essa mãe, que foi uma beleza um dia, tomou uma série de decisões erradas".

Uma ausência sentida na coletiva foi da atriz Jessica Chastain, que ultimamente é uma das mais requisitadas do cinema norte-americano - a atriz passou por Veneza no dia da estreia de Wilde Salome, dirigido e interpretado por Al Pacino e exibido fora de competição.
*****
Matéria de Neusa Barbosa, do portal Cineweb em Veneza

Nenhum comentário:

Postar um comentário