O que Alice no País das Maravilhas (2010), Edward Mãos de Tesoura ( 1990), O Estranho Mundo de Jack (1993), Batman (1989) e Os Fantasmas se Divertem (1988) tem em comum?
Todos esses longas saíram da cabeça do genial diretor californiano Tim Burton, 53 anos.
Nascido em Burbank - bairro de Los Angeles colado a Hollywood e onde até hoje está localizado o complexo de estúdios da Warner Bros. - Tim Burton tornou-se um dos nomes mais aclamados do cinema fazendo de seus filmes peças incomuns, onde é possível descobrir sua assinatura nos longas, com histórias estranhas, cenários bizarros, personagens perturbados e, muitas, muitas vezes, com outro chupeta da cabeça como ele, chamado Johnny Depp.
Burton e Depp já trabalharam juntos em seis ótimas oportunidades:Edward Mãos-de-Tesoura (1990), Ed Wood (1994), A Lenda do Cavaleiro Sem Cabeça (1999), A Fantástica Fábrica de Chocolate (2005), Sweeney Todd (2007) e Alice no País das Maravilhas (2010).
Kevork Djansezian/AP
O ator Johnny Depp e o diretor Tim Burton
E foi justamente para entender o que se passa na cabeça de Burton e como isso se reflete em seus filmes, Paul A. Woods escreveu o livro O Estranho Mundo de Tim Burton onde, em sua criteriosa pesquisa, percebeu que o diretor é um adulto com mente de criança - e muito tímido.
Curiosidades, textos e entrevistas observam os filmes e sua evolução.
Além da trajetória profissional e pessoal de Burton - que é casado com a também chupeta da cabeça e soberba atriz Helena Bonham Carter - o livro tem um ótimo diferencial ao analisar a sociedade norte-americana à época de cada lançamento seu, e de como a crítica e o público receberam suas obras.
Entre as revelações estão a história de quando seus pais tamparam a janela de seu quarto com tijolos, suas referências a filmes antigos e como foi a primeira vez que trabalhou para a Disney.
Também está lá a sua longa parceria com a Warner e de como foi escolhido para capitanear o projeto de levar Batman para as telonas - o filme de 1989 e sua sequência, Batman: o Retorno, dirigidos por Burton, são exemplos formidáveis de como um diretor pode reinventar uma história conhecida e se dar muito bem.
Cabeça de gótico, Tim Burton transita sua imaginação entre filmes com elencos reais, além de animações muito acima da média - como A Noiva-Cadáver (2005) e O Estranho Mundo de Jack (1993) - o que o autor Woods consegue transmitir bem.
Título:
O Estranho Mundo de Tim Burton
Autor:
Paul A. Woods
Editora:
Leya
Edição:
1
Ano:
2011
Idioma:
Português
Especificações:
Brochura | 344 páginas
Quanto:
R$37,90
Cotação do Klau:
Nenhum comentário:
Postar um comentário