sexta-feira, 21 de maio de 2010

"FÚRIA DE TITÃS": EM 2D JÁ SERIA TERRÍVEL. EM 3D, É TORTURA


Quando saí da pré estréia de "Fúria de Titãs", um pensamento me martelava o tempo todo: como os executivos dos grandes estúdios, na ânsia de ganharem uns trocados a mais, conseguem transformar um filme que já não era grande coisa, em um espetáculo pavoroso e tosco.

Essa versão - refilmagem de um filmaço de 1981 - já seria mais um no ano com roteiro amador, diálogos idiotas e uma absoluta perda de tempo, se tivesse sido lançado em 2D, tal como foi filmado.

Mas a Warner, salivando com a bilheteria que poderia ser amealhada nessa nova onda, resolveu adicionar a terceira dimensão na pós-produção.

O resultado é um pesadelo, em todas as dimensões.

A grande desvantagem do 3D é que o público pode ver a ruindade bem mais de perto, e o resultado é uma tortura.

Veja o trailer do filme:


O filme conta a história de Perseu (Sam Worthington, de "Avatar")), filho bastardo de Zeus (Liam Neeson).
Para salvar seu povo, enfrenta o maldoso deus Hades (Ralph Fiennes), além de sair no braço com a Medusa e o temido monstro Kraken.

Para não deixar o público descerebrado - que vai lotar as salas - boiando na mitologia, o roteiro abusa em colocar o espectador o tempo todo numa espécie de nota de rodapé: a cada cena, há um diálogo para explicar o perigo que vem a seguir: "Medusa?", pergunta um soldado, ao que outro logo vem com uma explicação - "bruxa, cabelos em forma de serpentes...", e bla-bla-bla.
Aja saco.

Pior: para realçar o "exotismo" dos personagens, vários falam inglês com sotaque britânico, o que me fez morrer de saudades do Zeus de 1981, defendido pelo grande Sir Laurence Olivier.

Apesar de toda essa tosquice, "Fúria de Titãs" foi um enorme sucesso nos Estados Unidos, e por aqui, deve acontecer o mesmo.

Para quem é viciado em videogame, é um programão.

Para quem não é, gaste a sua grana com coisa melhor: procure nos bons sebos a versão de 1981, e, aí sim, divirta-se.

FÚRIA DE TITÃS - CRASH OF TITANS
Direção: Louis Leterrier
Produção: EUA, 2010
Duração: 106 min
Elenco Principal:
Sam Worthington
Liam Neeson
Ralph Fiennes
Classificação: 14 anos
COTAÇÃO DO KLAU:





Nenhum comentário:

Postar um comentário