quarta-feira, 19 de maio de 2010

DIA NACIONAL DE COMBATE À EXPLORAÇÃO SEXUAL DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES

Hoje é o Dia Nacional de Combate à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, e a divulgação da existência do Programa Na Mão Certa é importante para diminuir a vulnerabilidade de nossas crianças, nas cidades e nas estradas.

Mas por quê 18 de maio?

Foi nesse dia e mês que, em 1973, Araceli Cabrera Sanches - oito anos de idade - foi sequestrada em Vitória (ES), drogada, espancada, estuprada e morta, e eu corpo foi encontrado desfigurado por ácido em uma rua movimentada da cidade.

Os autores do crime eram dois homens, membros de uma família tradicional no estado.

O silêncio da sociedade, onde poucos foram capazes de denunciar o que aconteceu, foi decisivo para a impunidade dos criminosos.

No mesmo ano em que o Estatuto da Criança e do Adolescente completou dez anos, 18 de maio foi estabelecido como o Dia Nacional de Combate à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, em uma tentativa de manter viva a memória de Araceli e de encorajar, ano após ano, a todos os brasileiros no enfrentamento desse crime.

Em 2010, comemoram-se dez anos desta data.

Em uma década, várias foram as mudanças pra melhor no cenário brasileiro, e, embora a violência sexual contra meninos e meninas ainda seja um crime comum, as denúncias e as mobilizações da sociedade mostram que a morte Araceli não foi em vão.

Em abril, as denúncias registradas no Sistema de Informação para Infância e Adolescência - usado pelos Conselhos Tutelares de todo o país desde 1997 - ultrapassaram a marca de 1 milhão.

De maio de 2003 a março de 2010, o Disque Denúncia Nacional realizou mais de 2 milhões de atendimentos pelo Ligue 100, e encaminhou mais de 120 mil denúncias, de todo o país.

Hoje, CPIs - nos estados e a nível nacional - tentam revelar criminosos e punir pessoas que roubam a infância de milhares de brasileiros, e a luta pelos direito à não violência praticada contra crianças e adolescentes já colocaram até religiosos atrás das grades - e obrigaram o papa católico a se retratar publicamente.

Políticos são afastados de seus cargos e respondem judicialmente por seus crimes, e pessoas com distúrbios sexuais, e que cometem crimes via net também respondem por eles.

O Programa Na Mão Certa, consegue levar a responsabilidade do enfrentamento e da luta pela garantia dos direitos da infância e da adolescência também ao setor privado, e que vemos hoje não é mais uma sociedade apática, que cala pelos crimes que mancham nossa história, como nos tempos de Araceli.

Temos hoje uma sociedade unida, consciente que seu papel é único: o de denunciar, de todas as formas possíveis, e a de colocar quem comete esse tipo de violência na cadeia.

Divulguem, pensem, mobilizem-se, basta um olhar atento para perceber algum risco e evitar uma tragédia.

O silêncio só favorece o algoz, nunca a vítima.

Trinta e cinco anos se passaram, desde a morte de Araceli.

Quantos anos ainda teremos pela frente até que não haja mais Aracelis em nosso país?

E se você precisar de mais informações, de como agir, de como denunciar, de como se engajar nessa luta, visite os sites:

www.namaocerta.org.br

www.wcf.org.br



Nenhum comentário:

Postar um comentário