SERRA NOMURO DIZ A VERDADE,
E OS BOLIVIANOS CHIAM
O pré-candidato à Presidência da República da tucanada disse ontem no Rio que o governo da Bolívia é "cúmplice" do tráfico de cocaína para o Brasil, em entrevista ao programa "Se Liga, Brasil", de Roberto Canázio, na rádio Globo, quando falava sobre a ideia de criar um Ministério da Segurança Pública caso ele seja eleito.
"A cocaína vem de 80% a 90% da Bolívia, que é um governo amigo, não é? Você acha que a Bolívia iria exportar 90% da cocaína consumida no Brasil sem que o governo de lá fosse cúmplice? Impossível. O governo boliviano é cúmplice disso. Quem tem que enfrentar essa questão? O governo federal."
Depois do programa, ele ainda afirmou a jornalistas que o acompanhavam que o governo boliviano faz "corpo mole" ao permitir que, "de 80%, 90%" da cocaína que entra no Brasil venha via Bolívia".
"Você acha que poderia entrar toda essa cocaína no Brasil sem que o governo boliviano fizesse, pelo menos, corpo mole? Eu acho que não", disse Nomuro, que definiu a afirmação sobre a suposta conivência do governo de Evo Morales com o tráfico de drogas como "uma análise", não uma acusação.
Para ele, o que afirmou sobre a Bolívia não é motivo para um incidente diplomático:
"Por quê? A melhor coisa diplomática é o governo da Bolívia passar a combater ativamente a entrada de cocaína no Brasil, não apenas o Brasil combater".
A necessidade de o Brasil combater o narcotráfico nas fronteiras foi citada pelo tucano como uma das razões para criar um ministério para a área de segurança.
"Estou falando de coisas que nós podemos fazer. Com relação ao governo boliviano, nós não podemos obrigar. Estou apenas registrando isso".
O ministro da Presidência da Bolívia, Oscar Coca - olha aí a piada pronta! - , passou recibo:
"Isso não me parece correto, cabível. Se ele [Serra] sabe algo, que diga o que sabe e siga os trâmites legais para fazer a denúncia. Se não fizer, ele é que é o cúmplice. Em nossas cadeias há narcotraficantes brasileiros. Mas eu vou opinar sobre isso?"
Nosso querido Tio Chico da Família Adams só disse a verdade que todos nós estamos cansados de saber, mas ninguém tem coragem de dizer.
E eu não vi ninguém do governo boliviano ficar tão magoadinho, quando na última aventura do agente 007 nas telonas - "Quantum of Solace" ( 2008) - os membros do governo foram retratados como assassinos sanguinários e corruptos, com direito a cenas de malas de dinheiro indo e vindo.
Só por essa posição, Nomuro deve ter ganhado a simpatia de muita gente, eu inclusive.
EX MULHER É UMA MERDA MESMO...
O PDT rejeitou a possibilidade de uma chapa puro sangue petista para o governo de São Paulo - com Eduardo Suplicy como vice de Aloizio Mercadante.
A ação foi discretamente estimulada por Marta Suplicy - aquela! - porque isso seria a deixa para compensar o partido aliado com a vaga de primeiro suplente em sua chapa para o Senado.
Afinal, sempre com o bicho carpinteiro no rabo a mil, a ex-prefeita quer colocar nesse lugar um nome que lhe permita, se eleita, não ficar presa à cadeira por oito anos.
Além de tentar convencer Antonio Palocci a aceitar a missão, Marta conversou com Paulinho da Força sobre como julga natural que o PDT exija a vice. Ontem, ligou para o deputado após a divulgação da nota.
Em Nova York - onde foi fazer comprinhas com Dona Dilma, Palocci e o namorado da vez, Marta colocou na mesa a ideia de torná-lo suplente.
A ex-ministra não se opôs.
Ele não disse que não. Mas também não disse que sim.
OVERDOSE NA TELINHA
E hoje começa a megaexposição de Serra Nomuro na TV.
O DEM gravou duas versões do programa que vai ao ar : uma com participação mais explícita de Nomuro, e outra em que o tucano aparece discretamente.
VAI VETAR
Quem conversou com Luiz Inácio ontem sobre o reajuste dos aposentados saiu com a impressão de que há poucas chances de as coisas ficarem como estão.
Até para poder sustentar o discurso de que é rígido no controle das contas públicas, dificilmente o presidente abrirá mão de algum tipo de veto.
Ou então apresentará na hora a conta mostrando em que outro setor vai cortar.
TUCANADA PENSANTE
As cabeças pensantes da campanha de Serra Nomuro estão preocupadas com dois temas:
1. a possibilidade de Aécio Neves ser vice, apresentada como a salvação da candidadura.
2. a previsão, feita pela cúpula partidária, de que, assim como aconteceu com Dona Dilma, o tucano crescerá nas pesquisas quando for exposto na propaganda de TV - o programa do DEM é hoje; o do PSDB, no final de junho; e há inserções no meio do caminho.
Os defensores do ditado "em boca fechada não entra mosca" fazem raciocínio simples: a construção da expectativa só ampliará o efeito de frustração caso as coisas não saiam a contento.
NÃO SOU A JULIETTE, MAS TÔ NA MODA!
O ministro das relações exteriores, Celso Amorim - que em recente visita ao Irã se esforçou para reverter a prisão do cineasta Jafar Panahi - comemorou sua libertação :
"Sei que o prestígio da Juliette Binoche é muito maior do que o meu, mas fico feliz se de alguma forma contribuí", brincou o chanceler.
MILHAGEM
Na tentativa de embalar novamente Serra Nomuro nas pesquisas, o comando da campanha tucana decidiu que, independentemente de outras providências, sua agenda será anabolizada nas próximas semanas.
Na semana passada, além de Brasília - onde ele participou de sabatina na CNI - e de Pernambuco - onde estará amanhã - devem ser incluídos Rio, Gramado (RS) e Cuiabá (MT).
A tucanada quer submeter o candidato a uma superexposição que "prepare o terreno" para o programa partidário, a ser estrelado por ele, já oficializado em convenção, no final de junho. Antes disso ele aparecerá também em nos programas do DEM - hoje - e do PPS.
CHALITA, DEPUTADO FEDERAL
A direção do PSB ainda vai insistir, mas Gabriel Chalita decidiu não disputar o Senado.
O vereador paulistano deixou o PSDB com esse sonho, e planejava alcançá-lo em aliança com o PT.
Com a candidatura do neossocialista Paulo Skaf ao governo paulista, desistiu do senado, e agora diz que concorrerá a deputado federal.
Chalita - que tem ssido a principal ponte entre Dona Dilma e a igreja católica - será convidado a assumir um papel formal na campanha da ex-ministra, tanto nessa área quanto no capítulo do programa de governo relativo à educação, que esteve sob seu comando em São Paulo durante o (des)governo de Alckmin TFP.
VENDENDO A ALMA AO CAPETA
O primeiro suplente de Orestes Quércia (PMDB) ao Senado será o pastor José Wellington, presidente da Assembleia de Deus em SP e também da convenção geral da igreja no Brasil.
A escolha teve o dedo de Bolinha Kassab - seu partido,DEM, tem entre seus vereadores paulistanos Marta Costa, filha do pastor.
A Assembléia de Deus não é a mesma seita cristã daquele idiota que fica gritando e pedindo a morte dos gays de madrugada na Band - o tal Silas Salafrária, quero dizer, Malafaia?
E não é a mesma igreja da Tia Marina Clorofila? Xiiiii!
BRASIL GLOBAL
No dia 11 de julho, no primeiro intervalo comercial após o término da final em Johannesburgo, todas as emissoras de TV do mundo com direito de transmissão da Copa da África do Sul - menos a brasileira Rede Globo - levarão ao ar uma propaganda de um minuto sobre o Brasil, sede do Mundial de 2014.
O filme - dirigido pelo cineasta Fernando Meirelles para a Embratur - procura vender o que o governo chama de "novo conceito de Brasil": moderno, alegre, mas não restrito ao Carnaval e ao Rio de Janeiro.
A peça, que terá também uma versão de 30 segundos, será veiculada por aproximadamente 20 dias.
Ao fim desse período, outro comercial do mesmo diretor, também sobre o Brasil, mas não vinculado à Copa, será exibido por três meses, em emissoras com rede mundial, como a CNN.
Ele enfatiza a hospitalidade, característica mais mencionada por turistas em pesquisa do governo.
MONA JAPONESA FEZ MILAGRE!
Quem acompanhou Dona Dilma a Nova York não sabe dizer se a candidata do PT está mais satisfeita com o crescimento nas pesquisas ou com a mudança em seu visual.
Ela realmente gostou das novidades introduzidas pelo cabeleireiro e maquiador Celso Kamura.
Quem viu os novos testes de vídeo da candidata repaginada, achou que a mudança de fisionomia mais visível foi na área dos olhos, onde a mona japonesa - responsável a anos pelo visual da Dona Marta - amenizou o contorno e, com um novo desenho de sobrancelha, deu a ela um semblante menos severo.
Vi Dona Dilma ontem, em entrevista ao Carlos Nascimento e Karim Bravo no "SBT Brasil" e ela, realmente, ficou muito melhor, com aparência mais descansada e suave.
Antes de se submeter à tesoura e aos pinceis de Kamura, Dona Dilma passou, no início do mês, por um dermatologista que lhe foi recomendado pelo cardiologista Roberto Kalil.
Agora, só falta transplante de alma...
SEM SUSTOS?
O Datafolha que trouxe Dona Dilma e Serra Nomuro rigorosamente empatados não causou surpresa no comando da campanha do tucano.
O avanço da petista, atribuído pelos adversários à concentração de propaganda, já havia aparecido em pesquisa interna.
Mas esses mesmos pesquiseiros dizem que Dona Dilma não terá novas propaganda antes do horário gratuito, e que Serra terá várias.
LULA, MEU MESTRE
A aceleração do crescimento da parcela do eleitorado que reconhece Dona Dilma como a candidata de Luiz Inácio - detectado pelo último Datafolha - coincide não apenas com um período de maior exposição da ex-ministra, mas principalmente com a mudança do papel encarnado pelo atual presidente na propaganda.
No programa do PT exibido em 13 de maio, o presidente foi, pela primeira vez, o narrador da história da candidata.
Mais do que elogiar as qualidades, atribuiu a ela o sucesso do governo, e fez uma fala tipo "eu garanto", muito próxima da que fará de maneira ainda mais veemente quando, já livre das amarras legais da pré-campanha, começar o horário eleitoral gratuito.
MENOS DOIS
O TRE carioca acaba de deixar inelegível o ex governador do estado, Antony Garotinho.
Cassou também o mandado da sua mulher e atual prefeita de Campos, Rosinha, também ex governadora.
São menos dois larápios e expoliadores do dinheiro público fora do poder.
E vocês, cariocas, vêm se da próxima vez votam num governador que preste!
ARRASTANDO A CHINELA
Dona Dilma irá às festas juninas de Caruaru, Campina Grande e Aracaju.
Sem o Luiz Inácio a tiracolo.
<><><><><>
FRASES
"Proibir a exibição do vídeo foi absurdo, mas não chegou a surpreender. A censura é a marca do PT".
Do líder tucano na Câmara, JOÃO ALMEIDA(BA), sobre o veto da equipe de campanha de Dona Dilma à apresentação, durante visita da candidata a evento da Confederação Nacional dos Municípios, de vídeo mostrando a via dolorosa de um prefeito por recursos em Brasília.
*****
"Separar o público do privado nunca foi o forte nem do PT nem de Lula. O presidente não cometeu ato falho. Só disse o que pensa".
DO DEPUTADO PAULO BORNHAUSEN (DEM-SC), sobre o discurso em que Lula chamou a estatal TV Brasil de "minha TV".
*****
"Se o critério fosse beleza, eu lançaria logo a Sabrina Sato. Mas eleição diz respeito às ideias e aos projetos de cada um".
DO SENADOR ARTHUR VIRGÍLIO (PSDB-AM) em resposta ao deputado Cândido Vaccarezza (PT-SP), que comparou Dilma e Serra dizendo: "quem olha para a cara de um (ela) e para a do outro (ele) não tem dúvida: o outro é muito feio".
*****
"O governo deu o mau exemplo. O segundo mandato de Lula foi uma gastança generalizada. Lula não tem moral para cobrar o Congresso."
DO DEPUTADO ARNALDO MADEIRA (PSDB-SP), sobre as críticas do presidente à derrubada do fator previdenciário e ao reajuste de 7,7% para os aposentados.
*****
"Nada de salto alto, mas a Dilma vai crescer ainda mais. Anormal é o Serra empacar mesmo com a avalanche de propaganda do governo paulista."
DO PREFEITO DE OSASCO EMÍDIO DE SOUZA (PT), sobre o discurso tucano de que o crescimento da petista no Datafolha se deveu apenas à propaganda.
<><><><><>
HISTÓRIAS PRA BOI DORMIR
Em "Atentai bem! Assim Falou Mão Santa", Zózimo Tavares narra que o hoje senador tentava a reeleição ao governo do Piauí, em 1998, e resolveu lançar vários auxiliares à Assembleia.
No curso da campanha, ele se deu conta de que a maioria não tinha chances.
Então chamou seu secretário de Comunicação e pediu:
-Mande comprar 50 Bíblias!
-Para quê, governador?
-Quando acabar a eleição, você entrega aos que não se elegeram. Como eles não vão para a Assembleia Legislativa, vamos mandá-los à Assembleia de Deus!
<><><><><>
ATÉ QUINTA!
Nenhum comentário:
Postar um comentário