quinta-feira, 6 de maio de 2010

BISPOS TORRARAM UMA SENHORA GRANA, E A RECORD NÃO SAIU DO LUGAR

Se não me engano, foi em 2004 que a Rede Record iniciou o projeto "A Caminho da Liderança", plano muito ambicioso dos bispos da Universal para ultrapassar a Globo em audiência, num prazo máximo de 10 anos.
Sem dizer quanto investiu, o mercado calcula que a igreja tenha colocado na emissora uma média de R$ 200 milhões por ano, nos primeiros quatro anos.

Pagando salários bem mais altos que o do mercado, a Record investiu pesadamente em equipamentos de nova geração e também tirou artistas e área técnica de praticamente quase todas as concorrentes, principalmente da Globo.
Só que os bispos caíram do cavalo, e eu não estou falando de nenhum jogo de xadrez.
O ibope da emissora está parado no mesmo lugar desde 2008 - na média de ibope nacional, a Record estagnou em 7 pontos de média, e na Grande São Paulo, 2010 não está sendo melhor que 2009: 7,3 pontos de novo, lembrando que isso representa ainda um ponto a menos do que em 2008, quando a média foi 8,3 pontos.

O mercado coloca várias hipóteses - ou possíveis causas - para o encalhe da Rede de Edir Macedo na faixa de 7 pontos:

1) A Record ainda não conseguiu uma grade de qualidade na faixa nobre, o que realmente importa na TVs, e onde o mercado publicitário mais fica de olho para investir; a promessa de três novelas (boas) não virou, e parece cada vez mais distante;

2) Copiando a Globo descaradamente em quase tudo, a Record não consegue se diferenciar no que o telespectador mais quer: conteúdo diferenciado; com exceção do "Domingo Espetacular", nenhum produto copiado dá ibope maior do que antes (casos do "Esporte Fantástico", ou "Jornal da Record"). Ao copiar o SBT e exibir uma série americana de sucesso às 21 horas - "CSI LAS VEGAS", a Record encontrou, no quesito "cópia", o seu maior sucesso.
No tocante à sua produção própria, os casos de sucesso são justamente os produtos com a "cara da Record", como o "Fala Brasil", "O Melhor do Brasil" e o "Hoje em Dia", que incomodam realmente a Globo e quase sempre derrotam o SBT.

3) O fato de que as madrugadas da Record são definitivamente um horário "morto" no ibope, já que ninguém tem saco, e não há como obter audiência com cultos da Igreja Universal do Reino de Deus - que agora ainda sofrem concorrência de outras igrejas, em outros canais.

O slogan era: "Record, a caminho da liderança".

Os anos se passaram e a tal "liderança" ficou cada vez mais longe.

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