sábado, 29 de maio de 2010

DENNIS HOPPER, ATOR

Dennis Hopper ficou conhecido por dirigir e atuar no clássico "Easy Rider - Sem Destino" (1969), ao lado de Peter Fonda. Além do filme, marco da contracultura, ele interpretou um fotojornalista no longa "Apocalipse Now" (1979), assinado por Francis Ford Coppola, e o vilão Frank Booth de "Veludo Azul"(1986), dirigido por David Linch. Ao lado do amigo e mentor - James Dean - apareceu, na década de 50, nos dramas "Juventude Transviada" e "Giant - Assim Caminha a Humanidade".

Na Na televisão, Hopper viveu, recentemente, o personagem Ben Cerdans em 26 episódios da série "Crash" - entre 2008 e 2009. Seu último trabalho na direção de cinema foi o curta-metragem "Homeless" (2000).
Foi indicado duas vezes aos Oscar, em seus quase 50 anos de carreira. A primeira vez, pelo roteiro de "Easy Rider" e, depois, pela interpretação de um professor de basquete no drama "Momentos Decisivos" (1986). Sobre "Easy Rider - Sem Destino", o ator declarou à revista Entertainment Weekly, em 2005 :
"Eu queria que 'Sem Destino' fosse uma cápsula do tempo sobre aquele período".

Além do cinema, Hooper se dedicava também à fotografia e, nos últimos meses, preparava um livro com suas imagens.


Sua última aparição pública ocorreu em 26 de março, quando, com uma aparência muito debilitada, recebeu uma estrela na Calçada da Fama de Hollywood, em reconhecimento aos seus mais de 50 anos de carreira.


Durante a cerimônia realizada diante do Teatro Egyptian, no coração do boulevard Hollywood, o ator estava acompanhado de seus colegas Viggo Mortensen e Jack Nicholson, e considerou:
"Todos aqueles que convidei hoje aqui, e obviamente alguns que não convidei, enriqueceram minha vida enormemente".

Será exatamente sobre essa estrela que está prevista a primeira homenagem neste sábado ao ator, pois a Câmara de Comércio de Hollywood organizou um ato no qual serão depositadas flores e cartas de lembranças de seus fãs no local.


Hopper tem um histórico de separações e romances conturbados: teve um casamento de apenas oito dias com a cantora do grupo The Mamas and the Papas, Michelle Phillips, e, nos últimos meses, se divorciou de sua quinta esposa, Victória Duffy.


Em abril último, um tribunal determinou que o ator deveria pagar US$ 12 mil mensais a ex-mulher. A "US Magazine" informou que o motivo que levou a seu pedido de divórcio, em janeiro, foi uma discussão sobre o testamento do ator e o valor que sua esposa receberia depois de sua morte. Hopper tem quatro filhos.

No início de 2010 foi divulgado que o ator sofria de câncer na próstata em estágio terminal, diagnosticado no final de 2009.

Hopper estava cercado por amigos e familiares, quando morreu hoje, aos 74 anos, em sua casa na Califórnia.

Dennis Hopper, sem dúvida um dos maiores atores de todos os tempos.

Sua sinceridade, interpretações e estilo de vida, num mundinho cada vez mais careta e políticamente corretinho, vão fazer muita falta.


** Texto base - Agências Internacionais** Redação final - Cláudio Nóvoa

Nenhum comentário:

Postar um comentário