sexta-feira, 7 de maio de 2010

"O MUNDO IMAGINÁRIO DO DOUTOR PARNASSUS": ÚLTIMO TRABALHO DE HEATH LEDGER É MUITO BOM!

O diretor norte-americano Terry Gilliam é louco de pedra! E eu a-do-ro isso!

Famoso por sua atuação no grupo cômico inglês Monty Python, ele até agora não fez um filme sequer com estrutura narrativa, digamos, "convencional".

Quando consegue encontrar o equilíbrio entre os delírios de sua imaginação e uma forma mais "certinha" de contar a história, faz ótimos filmes, como "Brazil" (1985), "12 Macacos" (1995) e "Medo e Delírio" (1998).

Quando deixa a imaginação tomar conta, as obras são verdadeiros delírios surrealistas - lindos de ver, difíceis do grande público assimilar -, como "As Aventuras do Barão de Munchausen" (1988) e "Os Irmãos Grimm" (2005).

"O Mundo Imaginário do Doutor Parnassus" fica na categoria de seus filmes mais formais, mas em se tratando de Terry Gilliam, isso não quer dizer que não traga suas típicas imagens deslumbrantes.

Divulgação: Sony Classics
Cartaz do filme

O filme é uma Comédia sobre uma trupe circense liderada pelo enigmático Dr. Parnassus - o estupendo ator canadense Christopher Plummer, de "A Noviça Rebelde" (1965) -.

Parnassus anda por Londres numa carruagem, apresentando seu show, e quem se arrisca a subir ao palco e atravessar um espelho penetra num mundo mágico, onde os desejos são realizados.

O cantor Tom Waits interpreta o Diabo - sensacional!-, e Heath Ledger, um homem misterioso, salvo da morte pela trupe.

Logo nas primeiras imagens vemos a velha carruagem, parecendo uma atração medieval, andando pela Londres moderna, e, por onde passa, o público zomba e vaia os atores. A cidade certa e o veículo errado pra época? Ou vice e versa? Nada disso importa.

Aqui, mais uma vez, Gilliam aborda um tema que sempre aparece em sua obra: a necessidade de sonhar.

VEJA O TRAILER DO FILME:


O filme quase não foi terminado. Heath Ledger - que vinha de uma extenuante filmagem de "Batman: O Cavaleiro das Trevas (2008), onde deu vida a um glorioso Coringa - morreu por overdose de medicamentos controlados, no meio das filmagens.

Foto: Divulgação Sony Classics
Heath Ledger, em cena do filme

Gilliam já tinha abortado a produção de "Dom Quixote", por causa da doença do ator principal.
Pensou em desistir, mas voltou atrás quando três amigos íntimos de Ledger - Johnny Depp, Jude Law e Colin Farrell - se ofereceram para substitui-lo, como uma última homenagem ao amigo, e com seus cachês indo diretamente para a conta da filha de Ledger, ainda menina.

O diretor, então, colocou os três se revezando no papel de Ledger - quando a personagem passa pelo espelho, um dos três assume o papel.

O resultado é um delírio típico de Terry Gilliam: imperfeito e sem muita coerência, mas amoroso e cheio de imaginação, tudo ao custo final de meros US$ 45 milhões, uma ninharia para os padrões de um filme desse porte, atualmente.

Com imagens de encher os olhos - veja no trailer! - o filme conta uma boa história, o diretor rege tudo com maestria, "Sir" Plummer está estupendo e os quatro amigos dão show!
Um bom filme é aquele que me prende totalmente a atenção, e que me faz mergulhar de cabeça na narrativa, me tornando um cúmplice da história. E é isso o que "Dr.Parnassus" fez comigo.

Não será um "blockbuster". Não baterá recordes de bilheteria, como "Alice" e "Homem de Ferro 2".

Mas para mim, é um dos melhores filmes do ano, disparado.

"O Mundo Imaginário do Dr.Parnassus" - The Imaginarium of Doctor Parnassus
PRODUÇÃO: França, Canadá, EUA, Reino Unido
DURAÇÃO:122 min
DIREÇÃO: Terry Gilliam
PRODUÇÃO:Samuel Hadida - Amy Gilliam - William Vince
ROTEIRO: Terry Gilliam - Charles McKeown
ELENCO PRINCIPAL:
Christopher Plummer
Heath Ledger
Johnny Depp
Colin Farrell
Jude Law
ESTÚDIO: Davis Films - Grosvenor Park
DISTRIBUIÇÃO: Lionsgate - Sony Pictures Classic - Sony Pictures Brasil
COTAÇÃO DO KLAU:






Nenhum comentário:

Postar um comentário