sexta-feira, 28 de maio de 2010

"O ESCRITOR FANTASMA"

Quando o novo filme de Roman Polanski, "O Escritor Fantasma" foi apresentado no Festival de Berlim de 2010, todas as atenções do evento estavam voltadas pare ele, Polanski, em prisão domiciliar em seu chalé na Suíça, para responder a acusações de pedofilia nos EUA.

Fotos: Divulgação
Ewan McGregor estrela adaptação do thriller "O Fantasma"

O longa estréia hoje nos cinemas brasileiros, após ser premiado com o Urso de Prata de melhor diretor - e quem recebeu o prêmio em Berlim foram os produtores, os atores Ewan McGregor e Pierce Brosnan e o roteirista Robert Harris - também o autor do livro que deu origem ao filme.

"O Fantasma" foi oferecido desde o início para Polanski adaptar, mas o interesse só surgiu após o livro ficar pronto.

A prisão na Suiça - onde tinha ido para um festival de cinema - e o pedido de extradição do diretor ocorreram justamente quando ele finalizava o filme, tanto que Polanski mandou vir de Paris equipamentos e ilhas de edição, que foram instalados em sua casa de veraneio, onde ele ainda cumpre prisão domiciliar.

Foi ali, preso e sob pressão dos promotores de Los Angeles - que querem vê-lo atrás das grades por ter feito sexo com uma menina de 13 anos nos anos 70 - que o diretor finalizou "O Escritor Fantasma".

Tal como exercícios de ficção, livro e filme acabaram se tornando síntese da situação política mundial, com guerras e conflitos surgindo juntamente com denúncias de abusos na luta contra o terror.

Logo no começo, temos o inspirado plano de uma balsa ,cuja parte móvel se abre como uma boca devoradora, e onde os carros nela se movem, exceto um. É a dica para sabermos que "O Escritor Fantasma" não é um filme vulgar.

Em seguida, a intriga: escritor (Ewan McGregor) é contratado a peso de ouro para ser o "ghost writer" -o escritor fantasma - do controvertido ex-primeiro-ministro britânico Adam Lang (Pierce Brosnan), acusado de crimes de guerra por entregar prisioneiros aos EUA.

A partir daí, os problemas do escritor se multiplicam.
Para começar, o "fantasma" contratado anteriormente morreu em circunstâncias misteriosas, e tudo o que cerca Lang é suspeito.
Quanto mais ficar perto dele, mais ele se perguntará quem o político é na verdade.

O público se afunda na poltrona, pois sabe que tem pela frente um thriller político agitado, levado por um Polanski que quer voltar aos tempos de "Chinatown" e "O Inquilino".

O diretor parte das aparências da vida de um político - com a pompa e os puxa sacos de plantão - para revelar o lado oculto do personagem célebre, antes que o mundo das aparências imponha a sua força.

Se ao final ficarmos com a certeza de que "O Escritor Fantasma" não é "Chinatown" ou "O Inquilino", isso se deve em boa parte ao foco excessivo que a trama mira a política e, principalmente, à semelhança entre os políticos da ficção e os de verdade, ainda bem vivos - tanto que é impossível não pensar em Tony Blair, quando assistimos Pierce Brosnan, estupendo, como o ex-primeiro ministro Lang.

Brosnan vive aqui o seu apogeu de interpretação, e como outro ex-James Bond, Sean Connery, seguramente vai aparecer nas telonas, em bons papéis, ainda por um bom tempo.

Pierce Brosnan e Ewan Mcgregor, em cena do filme

Destaco também a boa participação da atriz Kim Cattrall, personificando aqui uma mulher em que nada lembra a Samantha de "Sex and City".
É uma atriz soberba, adoro ela.

Kim Cattrall e Ewan Mcgregor, em cena do filme

Para finalizar, destaco também o amargor cínico do final, em que a verdade talvez seja a maior vítima , algo que parece decorrer menos da história ficcional do que da trama paralela envolvendo Polanski, Suíça, EUA e uma velha história de sexo anos 70.
Assista ao trailer do filme:


"O Escritor Fantasma" não é "Chinatown" ou "O Inquilino". Mas é, seguramente, um bom filme.
*****
"O Escritor Fantasma" - " The Ghost Writer"
País: França, Alemanha, Reino Unido
Diretor: Roman Polanski
Elenco Principal:
Ewan McGregor
Pierce Brosnan
Kim Cattrall
Gênero: Drama, Suspense
Duração: 128 minutos
Ano: 2010
Cor: Colorido
Classificação: Não recomendado para menores de 12 anos
COTAÇÃO DO KLAU:

Nenhum comentário:

Postar um comentário