O diretor Bertrand Tavernier apresentou hoje “A Princesa de Montpensier”, drama de época baseado num romance de Madame de La Fayette.
É seu quarto filme exibido na competição de Cannes.
O filme traz quatro jovens atores que ganham espaço atualmente no cinema francês: Mélanie Thierry, Gaspard Ulliel (do último “Hannibal”), Grégoire Leprince-Ringuet (de “Canções de Amor”) e Raphael Personnaz, além do veterano Lambert Wilson (de “Matrix 2”).
Foto: AFP
O diretor Bertrand Tavernier, com Melanie Thierry e Gaspard Ulliel, atores de "A Princesa de Montpensier", hoje pela manhã
No filme, que se passa em 1562, durante a guerra entre católicos e huguenotes (protestantes franceses), a princesa de Monpensier é disputada entre três nobres – seu marido, um primo pela qual sempre foi apaixonada e o irmão mais novo do Rei.
Tavernier faz um filme apoiado nas intrigas amorosas da época, e em atuações menos densas do que em outros filmes do mesmo gênero, como “A Rainha Margot” (1994), de Patrice Chéreau
“Tive que inventar peripécias que não estavam no livro para assim respeitar melhor o texto original. Os leitores de madame de La Fayette sentiam uma violência brutal ao ler o texto. Hoje, essa mesma violência só pode ser sentida com uma violência mais crua na tela”, disse o diretor.
Eu adoro filmes assim.
Vamos aguardar pra ver.
*****
Nenhum comentário:
Postar um comentário