quinta-feira, 31 de maio de 2012

A SEMANA NA TV


Confira o que você vai ver nessa postagem:
AUDIÊNCIAS NAS TVS ABERTAS E POR ASSINATURA
*****
'AVENIDA BRASIL' TERÁ VIRADA NO CAPÍTULO 100
*****
TIAGO SANTIAGO PREPARA MINISSÉRIE PARA O SBT COM FOCO NAS MIL E UMA NOITES
*****
NOVO PROGRAMA DE FÁTIMA BERNARDES JÁ TEM NOME E PILOTO GRAVADO
*****
PALMIRINHA DE SKATE!
*****
'ZERO HOUR', 'REVOLUTION' E 'ARROW' SÃO ALGUMAS DAS NOVAS SÉRIES AMERICANAS QUE VEM POR AÍ
*****
KEVIN KOSTNER VOLTA A SER COWBOY EM MINISSÉRIE PARA A TV E BATE RECORDE DE AUDIÊNCIA
*****
SÉRIE SOBRE ASSASSINO SERIAL GANHA OS PRINCIPAIS PRÊMIOS BAFTA
*****
BBC HD ESTREOU NA SEGUNDA AQUI NO BRASIL
*****
CHARLIE SHEEN CHOCA PADRE, EM NOVO TEASER DE 'ANGER MANAGEMENT'
*****
ATRIZ DE 'SEX AND CITY', CYNTHIA NIXON OFICIALIZA UNIÃO COM NAMORADA
*****
CARTOON NETWORK ESTREIA DOIS NOVOS DESENHOS
*****
O MELHOR DA SEMANA: GLOBO PROÍBE AXÉ NA TRILHA SONORA DE 'GABRIELA'
*****
O PIOR DA SEMANA: LULA VAI AO PROGRAMA DO RATINHO FAZER PROPAGANDA FORA DE ÉPOCA DE HADDAD
*****
ENTREVISTA: ROQUE COMEMORA BODAS DE OURO AO LADO DE SILVIO SANTOS
*****
Agora, vamos lá!

AUDIÊNCIAS NAS TVS ABERTAS E POR ASSINATURA

As emissoras de TV abertas, que fortaleceram suas programações na chamada faixa nobre, viram suas audiências crescerem em maio.

Já quem errou no horário, teve sua média comprometida no mês.

Segundo medição de audiência do dia 1º ao dia 30 de maio, Globo, SBT e Band cresceram na medição do Ibope à noite, enquanto Record e RedeTV! perderam público.

Com novelas que caíram no gosto do público e o "Jornal Nacional" embalado, a Globo ganhou quase dois pontos no horário nobre em maio, registrando 26,5 pontos - lembrando que cada ponto na medição de audiência do Ibope equivale a 60 mil domicílios na Grande SP.

A Band, que acertou no game "Quem Fica em Pé?" - apresentado por um prá lá bem-humorado José Luiz Datena - e vem alcançando bons resultados com o "Pânico" aos domingos, também cresceu na faixa noturna e passou de 4,3 pontos (abril) para 4,6 pontos (maio) no horário.

O fenômeno "Carrossel" (SBT) também aumentou o ibope da emissora do tio Silvio à noite e cresceu de 5,6 pontos para 6,5 pontos.

No capítulo de hoje, marcado pela festa de Maria Joaquina - Larissa Manoela -, a novela adaptada por Íris Abravanel conquistou média de 14 pontos, a mais alta da semana, com picos de 18, o mais alto registrado desde a estreia.
Sergio Jeronymo Jr. - Divulgação/SBT
Cena da novela "Carrossel" (SBT)

Com inúmeras trocas na programação - que fazem o telespectador de bobo -  e novelas em baixa,  a Record perdeu audiência à noite, e passou de 8,6 pontos para 7,5 pontos.

A rede do bispo espera se recuperar com a estreia de "A Fazenda 5", mas como o programa a cada dia tem um horário de exibição diferente, a audiência é que sofre.

Mesmo apelando para duas edições em um dia, o reality apresentado por Brito Jr. marcou ontem (30) oito pontos (boletim) e 12 pontos (ao vivo), perdendo para a novela "Carrossel" (SBT) - que marcou 13 pontos no mesmo horário.

A RedeTV! caiu pouco, mais caiu: sua faixa nobre, que marcou 1,3 ponto em abril, passou para 1,2 ponto em maio, e o resultado de audiência dos novos programas - "Saturday Night Live Brasil" e "Sexo a 3" foi pífio - de 0,3 a 0,4 ponto percentual no último domingo.

Já na TV por assinatura, os primeiros dias de medição de audiência do Fox Sports já apontam o canal esportivo como o segundo mais assistido por homens adultos no horário nobre da TV paga, atrás somente do Sportv, das Organizações Globo.

O canal, que foi lançado em fevereiro e demorou cerca de 45 dias para entrar nas operadoras grandes - como Net e Sky - começou a ter a sua audiência aferida em maio.

No levantamento geral - incluindo todos os canais, das 7h à meia-noite - o Fox Sports já aparece na sexta posição entre os com maior audiência entre os homens.
Divulgação
O logo do Fox Sports

Em medição de 1º a 13 de maio, o Sportv surge como líder de ibope, seguido por Discovery Kids, Cartoon, Fox, TNT, Fox Sports, Space, Megapix, Multishow e Telecine Pipoca.

A maior audiência do Fox Sports no período foi durante a partida Fluminense x Inter - no dia 10 de maio, pela  Copa Libertadores da América, evento exclusivo do canal na TV paga.

As informações são da coluna "Outro Canal", assinada por Keila Gimenez na Folha de S.Paulo.

'AVENIDA BRASIL' TERÁ VIRADA NO CAPÍTULO 100

O autor João Emanuel Carneiro reserva para o capítulo 100 de “Avenida Brasil” alguns acontecimentos que prometem mexer com toda a estrutura da história.

O primeiro deles é que Carminha - Adriana Esteves - finalmente saberá quem é a verdadeira Rita - Débora Falabella.
O Globo
O autor João Emanuel Carneiro posa com as atrizes Ísis Valverde - Suelen - , Adriana Esteves - Carminha - e Débora Falabella - Rita/Nina, os três principais nomes femininos de "Avenida Brasil"

Também a partir do centésimo capítulo, serão feitas outras revelações, especialmente sobre Nilo - José de Abreu -, Mãe Lucinda -Vera Holtz - e Max -Marcello Novaes.

Genésio - vivido por Tony Ramos no piloto automático nos primeiros capítulos - também fará parte deste pacote de novidades.

Segundo o colunista do UOL, Flávio Ricco, aí tem coisa.

TIAGO SANTIAGO PREPARA MINISSÉRIE PARA O SBT COM FOCO NAS MIL E UMA NOITES

Encontrar uma lâmpada mágica, em plena São Paulo de hoje e com um gênio, tal qual o das historinhas de antigamente, capaz de realizar os seus mais incríveis sonhos, pode até parecer uma coisa impossível, mas não para a imaginação do autor Tiago Santiago.

É este o ponto de partida da minissérie em 50 capítulos “Ela Tem Um Gênio!”,que o autor está escrevendo para o SBT apresentar no segundo semestre ou no começo do ano que vem.
Carta Z Notícias
O autor Tiago Santiago

A trama aborda uma jovem e, claro, o seu gênio da lâmpada.

Com ele, a menina vai “viajar no tempo” e se envolver em várias aventuras no universo das Mil e Uma Noites.

A ideia principal é essa mesmo, levar o público a apostar no lúdico e na fantasia.

Transportada para esse mundo mágico, a heroína, de repente, se verá em situações com Simbad, o marujo, Ali Babá e os 40 Ladrões, entre outras.

Tiago Santiago impôs ao seu texto um ritmo de comédia para que não ocorram problemas quanto a sua classificação, e, enquanto isso, o SBT procura uma produtora independente para viabilizar o projeto.

NOVO PROGRAMA DE FÁTIMA BERNARDES JÁ TEM NOME E PILOTO GRAVADO

Finalmente, saiu o título do novo programa da Fátima Bernardes.

A Globo ainda não divulga oficialmente, mas o nome é “Encontro com Fátima Bernardes”.
Alex Carvalho - Divulgação/TV Globo
Fátima Bernardes em sua nova sala no Projac, com os diretores Maurício Farias e Fabrício Mamberti, responsáveis pela condução do seu novo programa (19/4/2012)

O programa teve um piloto gravado no dia de hoje - uma gravação valendo, com todos os seus quadros e entrevistas.

A emissora ainda não tem a sua data de estreia fixada.

PALMIRINHA DE SKATE!

Palmirinha Onofre, a cozinheira mais fofa da nossa TV, divulgou nesta segunda (28), em seu canal do YouTube, um vídeo em que aparece andando de skate acompanhado por um menino, que se apresenta como seu neto.

Ao final do filme, que tem cerca de 30 segundos, ela - na verdade, um dublê - cai em meio a arbustos.
"Tá tudo bem, vó?", pergunta o menino à culinarista, que aparece de costas.

Confira:

O vídeo  pode ser um viral para promover sua nova atração, o "Programa da Palmirinha" - que deve estrear em 13 de junho no canal pago Bem Simples, na Fox.

À época do lançamento, em abril, ela disse que o programa terá "receitas muito boas".

Em janeiro, Palmirinha já havia postado em seu canal um outro vídeo em que aparece, ao lado do boneco Huguinho, mandando um beijo para a neta que mora no Canadá - referência, ao então viral da vez, "Luiza que está no Canadá".

Um terceiro vídeo, também postado nesta segunda, mostra a culinarista desejando um "feliz dia da cozinheira", supostamente no intervalo das gravações de seu novo programa, em Porto Alegre.

Confira:

Enquanto permanece fora do ar, Palmirinha, 82, atuou como garota-propaganda da campanha estadual de vacinação contra gripe para idosos.

A chamada do seu novo programa no Bem Simples também é muito legal.

Confira:

A culinarista mais fofa ficou 11 anos no ar pela TV Gazeta, de onde saiu em 2010.

EU A-DO-RO A PALMIRINHA!

'ZERO HOUR', 'REVOLUTION' E 'ARROW' SÃO ALGUMAS DAS NOVAS SÉRIES AMERICANAS QUE VEM POR AÍ

Em uma nova tentativa de repetir o sucesso de "Lost", as redes de televisão dos Estados Unidos lançarão no último trimestre do ano as séries "Zero Hour" e "Revolution", duas propostas com ambiciosas tramas apocalípticas que foram apresentadas na semana passada.

Os principais canais - "ABC", "NBC", "Fox" e "CBS" - revelaram suas grades de programação para o fim do ano e, a partir de setembro, serão mais de 30 novidades entre comédias e dramas, algumas protagonizadas por atores famosos no cinema -  como Kevin Bacon, Dennis Quaid e Lucy Liu.

Nesse cardápio televisivo, se destacam as propostas de "Zero Hour" e "Revolution", pensadas para gerar o grau de audiência alcançado por "Lost", e nas quais não faltarão mistérios sobrenaturais, paisagens selvagens e personagens que lutam por sua sobrevivência em uma situação limite.

"Zero Hour", da "ABC" - que exibiu "Lost" - é um drama de mistério que aborda o eterno conflito divino entre o bem e o mal e gira em torno de 12 antigos relógios fabricados por uma extinta ordem religiosa que um desesperado marido terá que encontrar para evitar o caos.

Além disso, a "ABC" apostará em dramas de alta tensão como "Last Resort", sobre os tripulantes de um submarino nuclear dos EUA que, após sentirem-se traídos por seu país, refugiam-se em uma ilha e decidem ameaçar o mundo com suas armas em uma tentativa de limpar seus nomes e voltar para casa.

Os fãs de "Lost" sempre poderão recorrer a "666 Park Avenue", série de conteúdo sobrenatural com Terry O'Quinn - intérprete de John Locke em "Lost" -, vivendo um obscuro proprietário de um luxuoso edifício de apartamentos em Nova York.

"Revolution", produzida por J.J. Abrams - de "Lost" - terá como casa a "NBC", a mesma que chamou atenção com a primeira temporada de "Heroes", e fracassou com suas apocalípticas "FlashForward" e "The Event".

Da mesma forma que as anteriores, "Revolution" parte de uma premissa incrível: um repentino e proposital colapso dos sistemas eletrônicos em todo o planeta.

A sociedade fica imersa em uma idade quase medieval, embora um pequeno grupo de pessoas acredite que pode encontrar a resposta para o ocorrido e restabelecer a fonte de energia desaparecida.

Após cancelar "Alcatraz" - também de J.J. Abrams - e  "Terra Nova" - de Steven Spielberg -, ambas candidatas a suceder "Lost", a "Fox" optou por dar continuidade a "Fringe" e "Touch" como sua oferta sobrenatural, além de "The Following", drama sobre a procura de um assassino em série, com Kevin Bacon interpretando um ex-agente do FBI que volta a entrar em atividade quando um sanguinário criminoso que já havia mandado para a prisão foge e cria uma rede de seguidores.

Confira o trailer de "The Following":

Nessa linha de investigação, a "CBS" apostará em "Elementary", que basicamente adapta para o telespectador dos  EUA a série "Sherlock" (2010) da BBC, ao criar um Sherlock Holmes moderno, que lida com os crimes de hoje em dia.

A diferença é que, em "Elementary", a ação acontece em Nova York e o doutor Watson é uma doutora, Joan, interpretada por Lucy Liu - de "Kill Bill" e "As Panteras".

A máfia também terá espaço na TV americana com a série "Vegas", da "CBS", em que Dennis Quaid vive um xerife de Las Vegas que tenta impedir que os bandidos instalados na "cidade do pecado" na década de 1960 transformem o lugar em seu reduto criminoso.

"Red Widow", da "ABC" e "The Mob Doctor", da "Fox", também são novidades do mundo gangster.

O Warner Channel - CW - exibirá a série "Arrow", que se inspira nas histórias do herói e membro da Liga da Justiça Arqueiro Verde, da DC Comics, assim como uma versão atualizada de "A Bela e a Fera".

Confira o primeiro teaser de "Arrow", do CW:

Para fazer frente às novas atrações, as cadeias de TV optaram por se desfazerem de títulos nos quais foram depositadas altas expectativas, como os já mencionados "Alcatraz" e "Terra Nova", uma lista de descartes na qual também figuram "The River" e "Pan Am" da "ABC", "CSI: Miami" da CBS, e "Awake" e "The Playboy Clube" da "NBC", entre outros.

KEVIN KOSTNER VOLTA A SER COWBOY EM MINISSÉRIE PARA A TV E BATE RECORDE DE AUDIÊNCIA

Kevin Costner está de novo sobre um cavalo, brandindo uma pistola e exibindo a barba grisalha.

Nove anos depois de "Pacto de Justiça", o ator volta ao gênero faroeste na minissérie "Hatfields & McCoys", embora nesse intervalo tenha tido muitas oportunidades para cavalgar na sua fazenda do Colorado.

"É muito divertido me fantasiar e ir atrás desse caras (malvados)", brincou Costner em entrevista à Reuters.
Divulgação
Kevin Costner como Devil Anse Hatfield, em cena da minissérie "Hatfields & McCoys"

A série de três capítulos foi ao ar a partir da segunda (28), totalizando seis horas,  e representa a primeira incursão do History Channel  americano pela dramaturgia.

O projeto conta a história de uma das mais famosas disputas do século 19 nos Estados Unidos, contrapondo as famílias Hatfield e McCoy que, ao longo de 25 anos, brigaram por causa de madeira, um porco e um namoro "proibido", o que custou mais de 15 vidas.

Costner faz o papel de Devil Anse Hatfield e a minissérie marca uma espécie de retomada para o ator, cujos seis últimos filmes, incluindo dois de terror, fracassaram nas bilheterias.

A minissérie bateu na noite de terça (29) o recorde de audiência para um programa não esportivo na televisão a cabo nos Estados Unidos, informou hoje o site da revista "Variety".

Na noite da terça, o programa obteve uma audiência de 13,9 milhões de espectadores, superando assim a melhor marca anterior - do filme para televisão "Crossfire Trail", protagonizado por Tom Selleck e que foi assistido por 12,5 milhões de espectadores em 2001, ano em que as séries de televisão "Rizzoli & Isles" e "The Walking Dead" atingiram índices de até 9,3 milhões de espectadores.

Bill Paxton encarna Randall McCoy, num elenco que também conta com Mare Winningham, Powers Boothe e Tom Berenger.

"Com todo o sucesso que tivemos no canal, acreditamos que devemos ter nosso próprio drama histórico", disse a presidente da emissora, Nancy Dubuc.
"Não poderíamos estar mais orgulhosos do elenco e da equipe de produção".

O "History" pretende transmitir mais produções de época e já encomendou uma primeira temporada da série "Vikings", protagonizada por Gabriel Byrne.

SÉRIE SOBRE ASSASSINO SERIAL GANHA OS PRINCIPAIS PRÊMIOS BAFTA

Um drama sobre a vida do assassino serial Frederick West foi o grande vencedor do Bafta 2012, conquistando três estatuetas na premiação deste domingo (27) - entre elas a de Melhor Ator, para Dominic West.

Os prêmios, concedidos pela Academia Britânica de Cinema e Televisão, foram entregues nesta noite em uma festa realizada no teatro Royal Festival Hall de Londres.

Dominic, que era o favorito na categoria, foi premiado por sua interpretação na série "Appropiate Adult", sobre o homem que em 1994 matou várias mulheres em sua casa de Gloucester, no oeste da Inglaterra, e as enterrou no jardim, em um caso que comoveu o país.
AFP
Dominic West segura seu Bafta de Melhor Ator

Emily Watson, atriz britânica, levou o Bafta de Melhor Atriz por seu papel de Janet Leach, a mulher que conduzia os interrogatórios de West e, pelo mesmo programa, Mónica Dolan obteve um Bafta como Melhor Atriz Coadjuvante por sua interpretação de Rosemary West, mulher do assassino.

Já o prêmio de Melhor Ator Coadjuvante ficou com Andrew Scott - por sua interpretação do malvado Moriarty em "Sherlock", série da "BBC" sobre o famoso detetive Sherlock Holmes - e a a atriz Jennifer Saunders ganhou o Bafta na categoria de melhor atuação feminina em uma comédia - pelo programa "Absolutely Fabulous", também da "BBC".

BBC HD ESTREOU NA SEGUNDA AQUI NO BRASIL

Estreou nesta segunda (28) aqui no Brasil o canal por assinatura BBC HD, que oferecerá conteúdo de entretenimento inédito no Brasil, produzido pela rede de televisão inglesa.

O grande destaques da programação é o seriado "Sherlock", uma versão moderna do detetive, que agora dispõe de toda a tecnologia para resolver os casos mais curiosos.

Será exibido no país a segunda temporada da série - cada episódio tem duas horas e cada temporada, três episódios.

Bennedict Cumberbatch interpreta Holmes e Martin Freeman - que fez recentemente "O Hobbit" - é Mr. Watson.

No episódio de estreia, "Escândalo em Belgravia", a dominatrix Irene Adler - Lara Pulver, de "True Blood" - revelará uma face desconhecida de Sherlock, que aqui usa elementos para as investigações que lembram seriados atuais de suspense e investigação, como "CSI" e "House".

A série começa a ser exibida amanhã, 1º de junho, às 20h.

Veja um trecho de "Sherlock":

No país, o canal estará disponível no pacote Top HD da Net - no canal 531 - mas está em negociação para ser exibido por outras operadoras de televisão - a cabo e satelite.

A programação terá produções da BBC feitas na Inglaterra e também conteúdo brasileiro - o canal ainda não divulgou o que será produzido por aqui.
Divulgação - BBC
Um cartaz da série "Sherlock"

O BBC HD terá séries de ficção - além de "Sherlock", exibirá "Wallander", com Keneth Branagh, sobre um homem que precisa encontrar a solução para uma série de assassinatos - e séries sobre o meio ambiente e atualidades, como o programa "Top Gear", sucesso no Reino Unido - em que carros de todos os tipos são testados.

CHARLIE SHEEN CHOCA PADRE, EM NOVO TEASER DE 'ANGER MANAGEMENT'

Ouvir os pecados de Charlie Sheen deve ser um trabalho para um superpadre, afinal a lista do sujeito deve ser grande.

No novo vídeo promocional de "Anger Management", você pode ver o que acontece no confessionário.

Assista:

A série tem produção da Lionsgate TV, será exibida no canal a cabo FX e é inspirada no filme "Tratamento de Choque" - com Adam Sandler e Jack Nicholson.

A história mostra um homem comum que é obrigado a entrar num grupo de ajuda com um psiquiatra que faz tratamento de raiva em pessoas com problemas.

Acontece que o próprio psiquiatra sofre do mesmo mal.
Divulgação - FX
Um dos divertidos cartazes da série

A produção do seriado é de Joe Roth - com quem Sheen já trabalhou em "Garra de Campeões" e "Os Jovens Pistoleiros", entre outros filmes - e a estreia acontece em 28 de junho nos Estados Unidos.

ATRIZ DE 'SEX AND CITY', CYNTHIA NIXON OFICIALIZA UNIÃO COM NAMORADA

Intérprete de Miranda na série e nos longas “Sex And The City”, a atriz americana Cynthia Nixon se casou neste domingo (27), com a namorada Christine Marinoni, em cerimônia realizada na cidade de Nova York - a representante da atriz confirmou o casamento à revista “People”, que também informou que Cynthia se casou com um vestido customizado pela estilista Carolina Herrera.

Cynthia e Christine ficaram noivas em 2009, cinco anos após o início do namoro e o casamento aconteceu um ano depois da legalização da união gay na cidade nova-iorquina.
People Magazine
Cynthia Nixon e Christine Marinoni, no casamento, domingo

As duas já são mães de Max Ellington, concebido por inseminação artificial em Christine, que deu à luz em fevereiro de 2011.

Nixon também é mãe de Samantha, 15, e Charles, 9, fruto do relacionamento com o fotógrafo Danny Mozes - a atriz assumiu o relacionamento com Marinoni após a separação do fotógrafo, casamento  que durou 15 anos.

Recentemente, Cynthia causou polêmica por dizer que escolheu ser bissexual.
“Já fui hétero e gay, e gay é melhor. Para mim é uma opção. Entendo que para muitos não seja, mas para mim é uma escolha” - declaração que irritou ativistas que acreditam que sua opinião poderia ser usada para negar uma predisposição biológica à homossexualidade.

CARTOON NETWORK ESTREIA DOIS NOVOS DESENHOS

Os plânctons são seres minúsculos e não muito inteligentes que vivem no mar.

Você consegue imagina-los tentando dominar a Terra?

E um gato azul, que vive protegendo sua comida de três baratas irritantes?

Essas são as histórias de "Invasão Plâncton" e "Oggy e as Baratas Tontas", novos desenhos animados do canal pago Cartoon Network e que estreiam no domingo (3).

Em "Invasão Plâncton", esses seres pequenininhos planejam derreter o gelo polar, afundar todas as ilhas, aquecer e controlar o planeta, mas eles nunca conseguem porque não são muito inteligentes e nem organizados.
Divulgação - Cartoon Network
Cena de "Invasão Plâncton"

A animação será exibida aos domingos, às 7h30.

Já em “Oggy e as Baratas Tontas”, Oggy é um gato azul, bonzinho e meio fracote que vive sendo atormentado pelas baratas Joey, Deedee e Marky.

Elas têm o mesmo nome dos integrantes da banda de rock “Ramones” e são feias, irritantes, estúpidas e vivem tentando roubar a comida de Oggy.
Divulgação - Cartoon Network
Cena de “Oggy e as Baratas Tontas”

O desenho será exibido também aos domingos, às 15h, e de segunda a sexta, às 11h30.

O MELHOR DA SEMANA: GLOBO PROÍBE AXÉ NA TRILHA SONORA DE 'GABRIELA'

Para mim, é a notícia da semana.

Mesmo ambientada na Bahia e contando com Ivete Sangalo no elenco, a trilha sonora da novela "Gabriela" não terá músicas de axé.

A ordem na Globo foi a de não colocar nenhuma canção do ritmo na trilha sonora, que reviverá músicas de Maria Bethânia, Gal Costa, Dorival Caymmi e Caetano Veloso - que já tinham aparecido na boa trilha da primeira versão da novela - e da própria Ivete, mas em outros ritmos.
Raphael Dias/Divulgação/TV Globo
A cantora Ivete Sangalo caracterizada como Maria Machadão, sua personagem na nova versão de "Gabriela"

A direção da Globo decidiu promover a estreia da novela um dia antes do previsto inicialmente.

"Gabriela"  terá o seu primeiro capítulo exibido no dia 18 de junho, uma segunda-feira, depois de “Avenida Brasil”, e não mais no dia 19, uma terça.

O PIOR DA SEMANA: LULA VAI AO PROGRAMA DO RATINHO FAZER PROPAGANDA FORA DE ÉPOCA DE HADDAD

Depois da polêmica em que se envolveu com o ministro Gilmar Mendes, do STF - Supremo Tribunal Federal - sobre o julgamento do mensalão, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva aproveitou a ida ao "Programa do Ratinho", do "SBT", na noite desta quinta para fazer abertamente propaganda para o pré-candidato petista à Prefeitura de São Paulo, Fernando Haddad.

Em clima de horário eleitoral gratuito na TV, Ratinho foi direto ao ponto e perguntou, depois de algumas poucas perguntas sobre outros temas, o motivo de Lula ter escolhido Haddad como o nome do PT para a disputa municipal em São Paulo.
"Acho que São Paulo precisa de um prefeito que tenha o mesmo entusiasmo que o Haddad mostrou quando era ministro da Educação", afirmou Luiz Inácio.

Foi a deixa para Ratinho chamar Haddad - que estava sentado na primeira fileira do auditório - ao palco para participar da entrevista junto com Lula.
Leonardo Soares - UOL
Haddad, Lula e Ratinho, fazendo um triste papel no SBT agora a pouco

Na sequência, o programa exibiu uma reportagem sobre os avanços do ProUni - Programa Universidade para Todos - sob a gestão de Haddad, quando era ministro da Educação.
"Foi a maior revolução feita na história da educação deste país", disse Lula após a exibição da reportagem.

A participação de Lula e do pré-candidato do PT Fernando Haddad em uma transmissão de televisão pode ser considerada propaganda eleitoral antecipada por promover um vínculo direto entre Haddad, Lula e a disputa eleitoral em curso.

Segundo a legislação, a propaganda eleitoral só está autorizada a partir de 6 de julho, quando partidos, candidatos e coligações estão autorizados a fazer propaganda na internet, desde que não seja paga, e utilizar, das 8h às 22h, alto-falantes ou amplificadores de som, nas suas sedes ou em veículos - é o que diz a Lei.

Além disso, a data também marca o início do período em que poderão ser realizados comícios e estará autorizado o uso de aparelhagem de sonorização fixa, das 8h às 24h.

A propaganda eleitoral obrigatória em rede de rádio e TV só começará em 21 de agosto.

Com a palavra, a Justiça Eleitoral paulista - e que feio, né, Ratinho e SBT?

ENTREVISTA: ROQUE COMEMORA BODAS DE OURO AO LADO DE SILVIO SANTOS

Silvio Santos já se casou duas vezes, mas quem está comemorando bodas de ouro a seu lado é Gonçalo Roque, 75.

Neste ano, o eterno assistente de palco do tio Silvio completa 50 anos ao lado do dono do SBT.

A parceria começou nos anos 1960, na antiga Rádio Nacional, onde Roque era um faz-tudo e Silvio começava na carreira artística.

"Quando ele montou o SBT, chegou dizendo que ia me levar embora da Globo. Eu tinha muitos anos de casa, mas topei ir com ele", contou Roque, o primeiro funcionário da emissora paulista, à colunista da Folha, Leila Jimenez.

"O Silvio me deu um dos cargos mais importantes do SBT: disse para cuidar do que era mais precioso para ele, o público, que foi quem tinha deixado ele rico", lembra.

Foi assim que Roque virou diretor de auditório do SBT - ele comanda um departamento que supervisiona 180 caravanistas espalhadas pelo país, mulheres que trazem o público para os estúdios.

Nas gravações do "Programa Silvio Santos", Roque organiza e controla as "colegas de trabalho".

Antes de o programa começar, explica as regras:
"Nada de gritar 'lindo' que o Silvio não gosta".
Marcelo Justo/Folhapress
Gonçalo Roque, em sua sala no Complexo Anhanguera, sede do SBT

Uma das normas é que só entra mulher.
"Homem só atrapalha", brinca Roque.

Nas horas vagas, ele faz bicos como agitador de multidões.
"Políticos e cantores já me contrataram para lotar os eventos deles de macacas de auditório de mentira", conta o assistente. 
"Elas gritam, se rasgam, desmaiam, agarram, fazem o que eu pedir."

Dos momentos mais divertidos ao lado do patrão, Roque se lembra do dia em que Silvio foi testar uma prova do programa e acabou caindo num tanque d'água.

Relembre a cena:

"Achei que todos iriam ser demitidos", conta. "O Silvio perdeu até a dentadura", diverte-se.

Ele conta que viu o homem do baú triste poucas vezes: uma delas foi durante o sequestro da filha Patrícia, em 2001.

Também diz que SS não acusou o baque quando da saída de Gugu e Hebe do SBT.
"Silvio sente falta mesmo é do Lombardi [locutor que morreu em 2009]."

Sem pretensões de ser artista, Roque afirma que, como o patrão, não pensa em aposentadoria.
"Nunca quis deixar o Silvio. Se quiser, vamos ficar velhinhos andando por aí. Ele fala, e eu bato palmas. É a minha vida. Há 50 anos, bato palmas para ele."
*****
Até +!

'A FAZENDA 5' TEM ELENCO BEM ESCOLHIDO E MAIS AÇÃO QUE AS EDIÇÕES ANTERIORES


O apresentador Britto Jr. - que melhorou muito da primeira edição até essa quinta - insistiu várias vezes: o programa é “um reality show de verdade”.

É a Record tentando incutir no telespectador a sugestão de que os realityes da concorrência - principalmente o "bbb" - não são de verdade.

"Eu vim para ganhar", decretou a musa Gretchen, que, dias antes, negava que iria para o reality.

“Sou muito autêntica”, disse a ex-panicat Nicole Bahls ao aparecer pela primeira vez.

“Todo mundo me adora, mas ninguém me quer como nora”, anunciou a drag queen Leo Áquila, já apelidada pelos outros fazendeiros de "Miss Galinha", por surgir na primeira manhã da casa sede com um boá branco de plumas.

“Vaidade não é pecado, é qualidade”, observou Angela Bismarchi, que deu um susto na estreia, ao vivo, em Britto Jr.: ele perguntou como ela  faria para sobreviver sem sexo, já que ela diz ser necessário transar 30 vezes por mês.
“A gente precisa encontrar um lugarzinho pra se masturbar”, respondeu na lata a rainha das plásticas no Brasil, assustando o apresentador, que logo mudou de assunto.
Reprodução da TV
Participantes vão chegando a um ponto na estrada, na apresentação de "A Fazenda 5"

A separação do grupo em duas casas – a sede e o celeiro, que substitui nessa edição a "casa da roça" – remete a outras divisões em programas concorrentes, mas é na excelente seleção do elenco e nas provas duríssimas que está o grande diferencial do reality da Record.

Na "Fazenda", o povo não fica só de papo pro ar na piscina ou malhando na academia: tem de acordar cedíssimo para cuidas dos animais e da horta, além das tarefas do dia a dia nas casas - sede e celeiro.

No numeroso elenco dessa quinta edição - são 16 participantes - temos o melhor mix de todas as edições, e que inclui atores em baixa - Felipe Folgosi, Lui Mendes - , músicos em busca de uma nova oportunidade - Silvinho Blau Blau, Gretchen -, modelos dispostas a tudo - Nicole Bahls - e subcelebridades sonhando com uma quinta chance - Angela Bismarchi, Viviane Araújo, Rodrigo Pombo.

A combinação promete muita diversão, e a quinta edição já começou com uma surpreendente prova, que mandou 6 competidores direto para o celeiro, seguida da prova meio parada de quarta - que promoveu Gretchen à casa sede - e a de hoje - polêmica, por Lui Mendes ter adquirido o mesmo direito de Gretchen, mas o telespectador achar que ele, que deveria estar vendado, estava enxergando para montar o quebra cabeças pedido - a prova e seu resultado está bombando agora na internet.

Antes, Lui, um negro alto e espadaúdo, já tinha protagonizado o primeiro chilique dessa edição, ao acordar no celeiro e dar de cara com um ratinho do mato, extremamente diminuto.

O seu piti já é, desde já, uma das melhores coisas dessa edição.

Confira:

Pena que a Record continue fazendo seu telespectador de idiota, pois "A Fazenda 5", como toda a programação do canal, não tem hora certa para começar - na terça, dia da estreia, foi ao ar às 22h25; na quarta,começou às 21h, e hoje começou às 22h15.

Confira a abertura de "A Fazenda 5", que mostra todos os 16 participantes:


*****
'A FAZENDA 5'
Onde: Record
Horário: ?
Cotação do Klau: