domingo, 20 de maio de 2012

FESTIVAL DE CANNES: XAVIER DOLAN DECEPCIONA COM FILME SOBRE TRAVESTI E BENH ZEITLIN É SURPRESA


Cineasta mais jovem da seleção oficial de Cannes 2012, o canadense Xavier Dolan é um fenômeno: com apenas 23 anos, teve seus três longas-metragens até agora selecionados para o festival.

Após "Eu Matei minha Mãe” e "Os Amores Imaginários", ele entrou na mostra Um Certo Olhar com "Laurence Anyways", drama sobre um homem que decide viver travestido de mulher e choca sua namorada e a família.

Com longas duas horas e quarenta minutos de duração, o filme mostra o vai-e-vem na relação do casal durante mais de dez anos depois da polêmica decisão do rapaz.
Getty Images
O diretor Xavier Dolan, com Nathalie Baye e Suzanne Clement - no centro - hoje em Cannes

Além da duração excessiva, o filme peca por um excesso de artificialismo e tudo o que funcionava nos dois primeiros filmes – os figurinos e cenários de cores ousadas, as cenas em câmera lenta com ótima música pop, de grupos como o sueco Fever Ray – aqui ficam totalmente pesados.

O próprio Laurence, protagonista, fica perdido nas suas hesitações e não provoca nenhuma simpatia do espectador e o que era para ser um filme sensível e polêmico, torna-se enfadonho.

Confira o trailer - legendado em espanhol - de "Laurence Anyways":

*****

Já uma boa surpresa, também na mostra Um Certo Olhar, foi o americano "Beasts of the Southern Wild", primeiro longa de Benh Zeitlin, que chegou a Cannes depois de ser premiado em Sundance, nos EUA.

Na trama, Hushpuppy - Quvenzhané Wallis - uma menina negra, mora com seu pai - Dwight Henry - numa comunidade selvagem, afastados da civilização - a comunidade é sempre atingida por tempestades e inundações.

Hushpuppy desenvolve uma ligação especial com a natureza e precisa enfrentar criaturas selvagens que são como javalis gigantes negros.

Getty Images
Benh Zeitlin, Quvenzhané Wallis e Dwight Henry, os protagonistas de "Beasts of the Southern Wild"
Num ritmo de fantasia, o filme mistura momentos mágicos com uma realidade de muita pobreza e miséria, embalado por uma atuação impressionante da menina Quvenzhané Wallis.

Se tiver um bom lançamento comercial nos EUA, o filme tem toda a chance de repetir o sucesso de "Preciosa" há três anos e chegar ao Oscar do ano que vem com boas indicações.

Confira o trailer de "Beasts of the Southern Wild":
*****
Matéria de Thiago Stivaletti, do UOL, em Cannes

Nenhum comentário:

Postar um comentário