sexta-feira, 4 de maio de 2012

'OS VINGADORES - THE AVENGERS' EM 15 ATOS


Agora que todo o frenesi da estreia de um dos filmes mais aguardados de todos os tempos vai esmaecendo, que tal vermos - em 15 atos - como essa história - que vem arrebentando nas bilheterias do mundo todo - começou, como foi sua transposição para o cinema e suas filmagens?

ATO 01 - O COMEÇO

"Os Vingadores - The Avengers" é baseado na história em quadrinhos criada por Stan Lee e Jack Kirby.

A primeira história em quadrinhos dos Vingadores foi publicada em setembro de 1963 e o enredo incluía o Homem de Ferro, Thor, Hulk, Homem-Formiga e Vespa.
Arquivos do Klau
A capa da primeira edição de "Os Vingadores"

O Capitão América uniu-se à equipe na edição nº 4, depois de ser ressuscitado após ficar preso em um bloco de gelo no Polo Norte, desde a Segunda Guerra.

ATO 02 - A EQUIPE NAS TELONAS

No filme, a formação do grupo é diferente, e reúne o Homem de Ferro - Robert Downey Jr.-, Capitão América - Chris Evans -, Hulk - Mark Ruffalo -, Thor - Chris Hemsworth -, a Viúva Negra - Scarlett Johansson - e o Gavião Arqueiro - Jeremy Renner - quando eles são convocados pelo diretor da S.H.I.E.L.D., Nick Fury - Samuel L. Jackson.
Divulgação - Marvel
Um dos pôsteres do longa

ATO 03 - O COMEÇO DAS FILMAGENS

"Os Vingadores: The Avengers" é uma co-produção entre o Marvel Studios e a Disney - que também é a distribuidora do longa em todo o mundo.

As filmagens começaram em 25 de abril de 2011, em Albuquerque, no Novo México, onde a produção filmou no Estúdio Albuquerque e em várias locações dentro e fora da cidade até quinta-feira, 28 de julho.
Divulgação - Marvel Films
O chefão da Marvel, Kevin Feige, posa à porta do estúdio em Albuquerque, Novo México

Outras locações incluíram Wilmington, em Ohio; Worthington, na Pensilvânia; Cleveland, em Ohio e a cidade de Nova York.

As filmagens duraram um total de 93 dias na primeira unidade e 47 dias na segunda unidade.

ATO 04 - PRODUZINDO A BASE DA S.H.I.E.L.D.

O gigantesco e impressionante cenário da Helicarrier Bridge foi construído em um estúdio de som em Albuquerque.

Esta icônica base da organização pacificadora S.H.I.E.L.D. - cujo diretor é Nick Fury, interpretado por Samuel L. Jackson - lembra um porta-aviões, mas não é um transportador nada comum, já que pode voar.

Divulgação - Marvel
O impressioante Helicarrier Bridge, base da S.H.I.E.L.D.

O diretor Joss Whedon e a Marvel quiseram incluir esse elemento-chave das HQs e dar aos fãs uma emoção real quando ele decolasse.

Para fazer o exterior do Helicarrier, filmaram em uma pista do Albuquerque International Sunport.

ATO 05 - PRODUZINDO O QUINJET

Outro veículo clássico da Marvel, o Quinjet, também é visto no filme e é essencialmente o jato que os Vingadores utilizam para entrar e sair do Helicarrier e para ir para as batalhas.

O desenho do Quinjet se encaixa no do Helicarrier — a mesma tecnologia que permite que o Helicarrier funcione foi incluída no Quinjet.
Divulgação - Marvel
O Quinjet do longa

Mas ao mesmo tempo a silhueta do Quinjet, o cockpit, os motores na parte traseira e a artilharia fazem com que pareça que ele possa de fato existir hoje em dia - como decola e aterriza verticalmente, lembra muito os caças britânicos Sea-Harrier, usados à exaustão na Guerra das Malvinas.

ATO 06 - LOKI, O PRIMEIRO VILÃO

Na primeira edição da revista em quadrinhos dos Vingadores, quase 50 anos atrás, era Loki, o irmão de Thor, quem causava o problema que fez com que todos os Vingadores se reunissem pela primeira vez para derrotá-lo.

Divulgação - Marvel
Loki - nas Hqs e no longa

Na realização do filme, a Marvel permaneceu fiel a esse enredo: Loki, interpretado pelo ator britânico Tom Hiddleston, é um vilão muito mais poderoso na Terra do que em seu próprio mundo de Asgard.

Sua penúltima cena no filme - depois de levar uma baita surra do Hulk, no chão e gemendo - já é uma das mais legais em filmes de super-heróis de todos os tempos.

ATO 07 - INIMIGOS, SÓ NA TELONA

O intérprete de Thor, Chris Hemsworth, achou que estar na locação era como um acampamento de verão, em que ninguém se conhece, mas todos ficam juntos e passam ótimos momentos.
Comic-Con 2010
Tom Hiddleston e Chris Hemsworth, na feira de cultura pop Comic-Con em 2010

Mas o australiano Hemsworth conhecia Tom Hiddleston de "Thor" (2011) e desenvolveu uma grande amizade com o ator britânico naquele filme, tanto que chegaram para o primeiro dia de filmagens de "Os Vingadores - The Avengers" juntos.

ATO 08 - PREPARANDO O ARQUEIRO

Para interpretar o Gavião Arqueiro, Jeremy Renner recebeu treinamento de arqueiros olímpicos sobre como usar o arco adequadamente.
Divulgação - Marvel
O ator Jeremy Renner posa como o Gavião Arqueiro

Ele aprendeu os aspectos básicos do arco e flecha bem como as posições adequadas, mas uma das tarefas mais difíceis que Renner teve que fazer foi manejar uniformemente o arco, uma tarefa bem difícil quando precisa ser desempenhada rapidamente - ele chegou até a deslocar um ombro nos treinos.

Grande ator, suas cenas com o arco e flecha passam grande verdade.

ATO 09 - VIÚVA NEGRA SE DESTACA

Scarlett Johansson ficou mais do que feliz de reprisar seu papel da Viúva Negra.
Divulgação - Marvel
Scarlett Johansson como a Viúva Negra

A atriz acima da média se diz uma grande fã da personagem e está contente pelos fãs terem gostado dela como a Viúva Negra, um papel que ela criou em "Homem de Ferro 2".

Em "Os Vingadores - The Avengers", durante as cenas com outro membro altamente hábil da S.H.I.E.L.D. - o Gavião Arqueiro - o público fica sabendo um pouco de sua história pregressa e de seu longo relacionamento de trabalho, assim como o método nada usual que ela usa para extrair confissões de seus opositores.

ATO 10 - GRITO DE GUERRA PRA BALADA

O famoso grito de guerra da revista de quadrinhos - “Avante, Vingadores!” - é um chamado para que os membros da equipe se unam e enfrentem “os inimigos que um único super-herói não é capaz de enfrentar sozinho”.
EW
Parte do elenco e o diretor, num intervalo das filmagens em Albuquerque

Durante a produção, Chris Evans, intérprete do Capitão América, pegou emprestado o famoso comando para reunir os colegas de elenco quando enviava mensagens de texto convidando-os para sair à noite em Albuquerque, após uma longa e árdua semana de trabalho na produção.

Ah sim, o grito não é usado no longa.

ATO 11 - FINALMENTE, UM HULK À ALTURA

O Hulk já foi vivido nas telonas por Eric Bana - em "Hulk" - e Edward Norton - em "O Incrível Hulk".
Divulgação - Marvel
O Hulk manteve os traços do ator que o interpreta, Mark Ruffalo

Norton foi dispensado pela Marvel, que alegou que o ator não tinha "espírito colaborativo" - realmente, ele deu trabalho nas filmagens - e o personagem acabou caindo no colo de Mark Ruffalo, que interpreta Bruce Banner de forma mansa, tranquila, e falando baixo, mas também interpreta - com a ajuda da tecnologia de captura de movimentos - um Hulk mais que perfeito.

É uma das melhores coisas do longa.

ATO 12 - JON FAVREAU QUERIA GANHAR MAIS, E JOSS WHEDON GANHA A OPORTUNIDADE DA SUA VIDA

Antes de contratar Joss Whedon - diretor da série 'Buffy - A Caça Vampiros' - a Marvel havia oferecido o projeto a Jon Favreau - que dirigiu os 'Homem de Ferro 1 e 2'.
Divulgação - Marvel
Joss Whedon instrui Scarlett Johansson numa cena

Favreau recusou - declarando que o salário era baixo - e Whedon teve a grande oportunidade de sua carreira, fazendo um filme de qualidade e com direção inspiradíssima.

ATO 13 - FILMANDO NO CENTRAL PARK

Filmar no Central Park nunca é fácil.

Agora, você pode imaginar o que é colocar todo o elenco do filme na Bethesda Fountain no fim de semana do Dia do Trabalho?

O elenco e a equipe tiveram que descobrir, enquanto milhares de espectadores se reuniram para ver algo que chamou a atenção até do mais rígido nova-iorquino - o elenco completo, vestidos a caráter, incluindo Thor - Chris Hemsworth - e Loki - Tom Hiddleston - com seus trajes argadianos.
The New York Times
O elenco, filmando em NY

Para os atores do filme, seria a primeira vez que eles estariam todos juntos no set em mais de um mês e também a última vez que filmariam juntos.

Para o diretor Joss Whedon o desafio foi manter o elenco focado.
“Foi uma mistura de circo com uma reunião de turma de escola”, diz o diretor rindo.

“Os paparazzi e fãs estavam por toda a parte e os atores ficaram muito felizes de se verem, falarem e poderem colocar as novidades em dia porque eles gostaram muito de estar juntos.”

ATO 14 - ENSAIANDO AS CENAS DE LUTA

Com tantas sequências de lutas no filme, muitos atores, incluindo Chris Hemsworth, Tom Hiddleston, Scarlett Johansson e Jeremy Renner, participaram de longos treinamentos de lutas com equipes especializadas.
The NY Times
Chris Evans, Scarlett Johansson e Jeremy Renner, em cena de luta filmada em NY

Integrantes do elenco treinaram com o coreógrafo de luta Jonathan Eusebio, que rebatizou o ginásio como “Stunt Dojo” e com o auxílio de sua equipe, treinaram o elenco em diferentes estilos de luta - como técnicas de luta medieval, wushu, kung fu e kali.

ATO 15 - AÇÃO!

Durante a filmagem da maior sequência de ação do filme, o diretor Joss Whedon solicitou a ajuda de 25 membros do 391º Batalhão da Polícia Militar de Ohio para estar presente na cena em que a cidade de Nova York é atacada por forças alienígenas - as tropas foram trazidas para acrescentar um toque de autenticidade e dar realismo às cenas de combate.

E realismo é exatamente o que a PM agregou com suas metralhadoras calibre 50 e Marks-19, assombrando a equipe do filme com seu poder de fogo e trabalho de equipe - Whedon ficou tão impressionado e agradecido que posou para fotos com o Batalhão depois que a cena foi concluída.
Divulgação - Marvel
NY "destruída" nas filmagens

Para que os efeitos especiais realizassem a destruição da rua da cidade de Nova York, o supervisor de efeitos especiais Dan Sudick envolveu efeitos pirotécnicos de precisão bem como manobras com carros cronometradas de modo que os dublês de ação da produção pudessem atuar com segurança em meio às explosões e aos carros que capotavam.

Para realizar o grande evento pirotécnico, Sudick e sua equipe ergueram 28 explosivos, que foram detonados em ondas na rua para simular um ataque aéreo.

A sequência também incluiu colocar 14 carros no meio da rua, entre os quais ‘carros canhão’ ‘carros giratórios’, carros ‘pirotécnicos’ bem como um grande semirreboque que explodiu.

Sudick e sua equipe realizaram a impressionante sequência sem dificuldades, e embora tenha sido filmada na East 9th Street no centro de Cleveland, chegou à primeira página do New York Post com a manchete: “Salve-nos, Thor!”

Nenhum comentário:

Postar um comentário