sexta-feira, 18 de maio de 2012

FESTIVAL DE CANNES: CONFIRA OS FILMES DA SEXTA


"Reality", do italiano Matteo Garrone, cujo protagonista, Aniello Arena, está na prisão há 18 anos, tive boa repercussão nesta sexta no Festival de Cannes.
"Aniello Arena não pôde vir a Cannes porque está na prisão há 18 anos", explicou Garrone em uma coletiva de imprensa no Palácio dos Festivais, após a exibição de seu filme, que descreveu como uma "comédia que se transforma em tragédia".

O ator obteve permissão para sair da prisão e rodar o filme, mas não para comparecer ao Festival de Cannes.

Garrone, que conquistou o Prêmio do Júri em Cannes em 2008 por "Gomorra", um retrato da máfia napolitana, explicou o que o levou a escolher um homem que cumpre uma pena de 20 anos de prisão como protagonista de "Reality".
"Meu pai é um crítico de teatro, e todos os verões íamos ver as peças da Companhia da Fortaleza, que trabalha com prisioneiros", contou o diretor.
Divulgação
Aniello Arena em cena de"Reality", de Matteo Garrone

"Um destes presos era Aniello Arena, que começou a carreira de ator em 2001", na prisão de Volterra, na província de Pisa.

Foi nesta prisão na qual foi fundada há 20 anos a Companhia da Fortaleza, dirigida por Armando Puzzo, que confiou a Aniello Arena vários papéis em suas peças, entre elas obras de Shakespeare e Brecht.

Arena trabalhou também em dois filmes italianos, entre eles "Um tigre entre macacos" (2009), de Stefano Incerti, antes de rodar "Reality", no qual interpreta um pescador, Luciano, que diverte os que o rodeiam com seus talentos cômicos.

Um dia, ele  participa de uma seleção para o "Big Brother" - também o mais famoso reality show da televisão italiana -  e começa a sonhar em ser escolhido para participar deste programa, o que significaria fama e dinheiro - a partir deste dia, sua vida não voltará a ser a mesma.

"A história é como uma fábula", disse Garrone, ressaltando que "muita gente tenta mudar suas vidas, e seus destinos, através da televisão".

"Muita gente considera a televisão como um Eldorado", continuou Garrone, que disse que optou por situar o filme em Cannes porque é uma cidade "repleta de contradições".

A última Palma de Ouro conquistada por um filme italiano foi "O quarto do Filho", de Nanni Moretti - que é presidente neste ano do Júri Internacional, e o diretor de fotografia deste filme foi Matteo Garrone.

Confira o trailer de "Reality":

*****

Uma brasileira está entre os dez jovens convidados a apresentar seus projetos e buscar financiamento para um primeiro ou segundo longa-metragem no pavilhão "Os Cinemas do Mundo" do Festival de Cannes.

A brasileira Anita Rocha da Silveira, uma paraguaia, um chileno e mais sete jovens da Ásia, África, Europa central, Magreb e do Oriente Médio foram escolhidos para ir a Cannes e se apresentar no maior festival de cinema do mundo.
Reuters
Visitantes caminham em frente ao Palácio do Festival, que recebe o Festival de Cannes 2012 entre 16 e 27 de maio

Anita exibe em Cannes o seu projeto "Mata-me, por favor".
A brasileira estudou cinema na Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC) em 2008 e é roteirista, editora e diretora de três curtas - "The Noon Vampire" (2008), "Handball" (2010) e "The Living Dead" (2012).
Facebook
A diretora brasileira Anita Rocha da Silveira

Com o apoio do presidente do Festival de Cannes, Gilles Jacob, do Instituto Francês, da Organização da Francofonia, assim como de grandes veículos franceses, como France 24, RFI e TV5 Monde, o pavilhão oferece aos jovens cineastas a possibilidade de mostrar a variedade da criação internacional.

Os jovens cineastas têm acompanhamento personalizado, o que abre as portas do festival e, sobretudo, dos produtores em busca de projetos originais e dos talentos de amanhã.

Selecionados entre 150 candidatos, os dez cineastas convidados a Cannes têm como padrinhos a atriz e diretora franco-portuguesa María de Medeiros e o diretor palestino Elia Suleiman.

"Os roteiros dos jovens selecionados falam do mundo. O cinema não se resume a receitas para nos distrairmos, serve para mergulharmos no mundo. Enquanto nos distraímos, o mundo segue girando", declarou María de Medeiros à AFP ao inaugurar nesta sexta-feira o "Cinemas do Mundo".

*****
A piada é sobre a Europa, em especial a França, na terceira parte de animação de aventura "Madagascar", que teve sua estreia mundial nesta sexta no Festival de Cannes, trazendo grandes nomes da comédia para o tapete vermelho.

"Madagascar 3: Os Procurados", da DreamWorks Animation, é o primeiro filme da franquia em 3D, e chefes do estúdio esperam que ele repita o sucesso de bilheteria dos seus anteriores.

Uma estreia no Festival de Cannes, onde centenas de veículos de comunicação vão a cada ano, pode ser uma plataforma de lançamento ideal, especialmente porque os críticos notoriamente exigentes tendem a enfraquecer o lápis para os filmes animados.

"Este festival celebra todos os tipos de filme... Nosso filme é sobre viajar pela Europa e qual é o melhor lugar que poderíamos lançar um filme assim do que em Cannes?", disse Tom McGrath, um dos três diretores que trabalharam no filme.
Reuters
Chris Rock, Jada Pinkett Smith, Ben Stiller,David Schwimmer e Tim Roth, vozes de "Madagascar 3" em Cannes

Em "Madagascar 3", os personagens centrais - Alex, Marty, Melman e Gloria - deixam a África em busca de seus amigos pinguins que voaram para a Europa para gastar seu ouro e pedras preciosas no cassino em Monte Carlo.

No caminho, via Roma e Londres, estereótipos europeus são exagerados, incluindo a reputação da França de ser um país onde as pessoas trabalham poucas horas e seu ícone cultural Edith Piaf, cuja famosa canção "Non, je ne regrette rien" é gloriosamente parodiada.

Quando Vitaly, um tigre russo mal-humorado, não concorda com Alex, ele rebate "Isso é bolchevique", fazendo com que um pinguim norte-americano acrescente: "Nunca pensei que diria isso... mas o russo está certo."

Ben Stiller retorna como a voz do leão de bom coração Alex, Chris Rock reprisa seu papel como a incontível zebra Marty e David Schwimmer e Jada Pinkett Smith estão de volta como Melman e Gloria, respectivamente.

Confira o trailer de "Madagascar 3":

*****
Com AFP e Reuters

Nenhum comentário:

Postar um comentário