quinta-feira, 24 de maio de 2012

'CARROSSEL' É MANIQUEÍSTA E LOTADA DE LUGARES COMUNS, MAS É COLORIDA E DIVERTIDA


Finalmente estreou no SBT -  na segunda (21) -  o anunciado remake escrito por Íris Abravanel da novela mexicana 'Carrossel' (1989), e que foi apresentada pela mesma emissora entre 1991 e 1992, com grande sucesso de público.

A fórmula da novela é mesmo universal e atemporal: uma escolinha para crianças das primeiras séries - na média entre 7 e 12 anos - com uma diretora no melhor estilo 'general' e uma professorinha encantadora e muito bem intencionada que chega na escola para liderar a 'pior' turma do pedaço.

Apostando na identificação imediata de pais e professores e, sobretudo, das próprias crianças, o primeiro capítulo, onde as personagens foram apresentadas, pareceu alguma coisa "mais do mesmo", apesar de a novela ser alegre, colorida e agitada, mas com uma boa dose maniqueísta - de 'certo e errado' - e uma aura moralista que não cabe mais à criançada de hoje, mais antenada que as próprias antenas.

Entre os alunos, não poderiam faltar tipos como Laura (Aysha Benelli), a gordinha simpática e que come sem parar; Kokimoto (Matheus Ueta), o japonesinho ruivo (!); Bibi (Victória Diniz), a ruivinha sardenta, fofa e solidária; Valéria (Maísa Silva, a queridinha do tio Silvio), a lider da turma que se mete em tudo e Cirilo (Jean Paulo Campos), o negrinho pobre e legal que se apaixona por Maria Joaquina (Larissa Manoela), a branca riquinha e arrogante.
Divulgação - SBT
As meninas reunidas

Ao ser rejeitado por Maria Joaquina logo no primeiro dia, Cirilo tem uma conversa com a professora Helena.

Magoado, o menino queixa-se: "por que é que eu tinha que nascer desta cor?".
Ao que Helena responde, em tom terno e doce: "Todas as cores são belas".

Jean Paulo Campos, que interpreta Cirilo, é um talento natural e apareceu bem em todas as suas cenas até agora.
Divulgação - SBT
Jean Paulo Campos, em cena como o Cirilo

Antes de começar na escola, a professora é recebida pela diretora Olívia (Noemi Gerbelli) para um rápido bate papo.
"Esta é a nossa escola", diz a diretora com conhecimento de causa.

"Como você sabe, tem os anjinhos e os diabinhos!", acrescenta ela.

"Todos os alunos são bons", responde a meiga Helena.

"Eu não sou tão otimista assim", retruca Olívia.

"Eu sempre prefiro o otimismo", argumenta Helena com voz suave.

"Vamos ver até quando", encerra a diretora.

Segundo a sua mãe, Helena tem tudo o que uma professora precisa: amor e pureza no coração, falas ditas ao som de  "Ao Mestre Com Carinho", cantada por Eliana e que completa o climão saudosista.

Já a insuportável Maria Joaquina - que a Larissa faz lindamente - tem uma visão bem menos romântica da "Escola Mundial":
"Foi meu pai que me obrigou a estudar nessa escola. Mas eu não sou obrigada a aturar essa gentinha!", decretou a fofa.

A estreia de "Carrossel" deu ao SBT não só vice-liderança isolada em horário nobre, mas também fôlego para toda a emissora voltar a disputar a vice-liderança com a Record das 7h à 0h - o chamado "horário comercial" da TV.

A audiência surpreendeu toda a direção do SBT , onde muitos eram contrários à produção, ao horário de exibição e até mesmo à estreia.
Divulgação - SBT
O elenco da novela
"CARROSSEL"
Onde: SBT
Quando: Segunda a sexta,  às 20:30h.
Cotação do Klau:

Nenhum comentário:

Postar um comentário