Para comemorar os 65 anos do Festival de Cannes, seu presidente, Gilles Jacob, conta em imagens "Uma jornada particular", projetada neste domingo, feita pelos maiores cineastas do mundo, reunidos para esta edição do festival.
Para festejar o 65º aniversário, Cannes pediu a 35 cineastas - de Roman Polanski a Nanni Moretti, presidente do júri da Palma de Ouro deste ano - passando por Atom Egoyan ou Wong Kar-wai, Raúl Ruiz, Ken Loach, Assayas, Wim Wenders, Cronenberg e os irmãos Dardenne, contar em três minutos seu amor pelas salas escuras.
Todos participaram e se reuniram em Cannes para apresentar em uma sessão de gala o conjunto desses pequenos filmes reunidos em um longa com o título "A cada qual seu cinema".
Getty Images
O presidente do Festival de Cannes, Gilles Jacob
Gilles Jacob captou com sua câmera os rituais que fazem parte de Cannes: desde a chegada dos artistas aos palacetes onde se hospedam, passando pelos ensaios da cerimônia noturna no jantar do Palácio de Festivais, da sessão de fotos, à triunfal subidas pelas escadas, além do jantar de gala e os fogos de artifício.
O espectador, que passeia pela intimidade dos grandes personagens que têm um dia para se acostumar uns com os outros, observa a amabilidade de um, o ego hipertrofiado do outro, o que empurra para aparecer em primeiro plano ou o sonhador sempre distraído.
"Alguns conseguem passar a frente dos outros, mas também são observados os pequenos gestos afetuosos, como baixam a guarda pouco a pouco, se tornam amigos e esquecem as rivalidades profissionais", diz Jacob ao mostrar seu trabalho.
"Era cômico mostrar a progressão dessa relação, mas também os ritos de Cannes nos bastidores", declarou.
*****
Com AFP
Nenhum comentário:
Postar um comentário