sábado, 19 de maio de 2012

'O QUE EU MAIS DESEJO': INFÂNCIA BELA, FANTASIOSA E IGUAL, AQUI OU NO JAPÃO


O longa japonês "O que Eu mais Desejo" nos apresenta protagonistas-mirins lidando com as agruras do mundo adulto e, muitas vezes, parecendo ter mais bom senso do que os adultos.

Na trama, dois irmãos são obrigados a se separar com o fim do casamento de seus pais.
Koichi - Koki Maeda -, o mais velho, fica com a mãe, Nozomi - Nene Ohtsuka -, que volta para a casa dos pais e procura um trabalho, e Ryu - Ohshiro Maeda - mora com o pai músico e de vida absolutamente caótica, Kenji - Joe Odagiri - lindo de viver.
Divulgação
Os pais com os filhos, que sofrerão com a separação do casal

Mesmo à distância, a amizade dos dois meninos, que sempre foram muito próximos não esmorece e, os papos pelo celular osmantêm contato.

Eles acreditam que se presenciarem o exato momento em que dois trens-bala em direções contrárias se encontram poderão fazer um pedido que irá se realizar, só que, para isso, precisam juntar dinheiro e passar um dia fora de casa.

A partir daí, mais crianças entram na história, também querendo ver o encontro dos trens e assim tornar seus sonhos em realidade: uma delas quer ser uma atriz famosa, enquanto alguns meninos são apaixonados pela bibliotecária da escola e, assim, o diretor coloca a história dos dois irmãos entremeada por personagens repletos de dramas e desejos.
Divulgação
Ohshiro Maeda e Koki Maeda, os irmãos protagonistas de "O que Eu mais Desejo"

O avô dos meninos - Isao Hashizume - e seus amigos tentam reinventar um tipo de bolo famoso, enquanto a avó - Kirin Kiki, uma graça - faz aula de dança, o que só mostra um olhar carinhoso para os que creem em seus sonhos, por mais exagerados e improváveis que possam parecer.

Aos adultos sobra o mundo real, com seus medos e decepções, onde as crianças entrarão mais, e é rumo a essa compreensão que o filme evolui, sem pieguice ou na obviedade que o tema sugere.

Um vulcão que lança cinzas incessantemente serve com uma bem resolvida metáfora para a existência pesada, embora tão jovem, do irmão mais velho, Koichi.
A compreensão da transitoriedade da vida virá para as crianças, com o tempo, e essa experiência será fundamental no processo de amadurecimento.

Divulgação
Cena de "O que Eu mais Desejo"

Se os dois protagonistas já eram profissionais, as demais crianças não eram atores e não tinham qualquer formação na área, o que levou naturalidade e graça aos seus personagens e nos mostra, lindamente, que a infância muda com o tempo, há novas formas de comunicação, novos brinquedos, novas distrações, mas ser criança sempre será a mesma coisa - seja aqui ou no Japão.

Confira o trailer do filme:

*****
'O QUE EU MAIS DESEJO'
Título Original:
Kiseki
Diretor:
Hirokasu Koreeda
Elenco:
Koki Maeda, Ohshirô Maeda, Ryôga Hayashi, Cara Uchida, Kanna Hashimoto, Rento Isobe, Hoshinosuke Yoshinaga, Hiroshi Abe, Yoshio Harada, Isao Hashizume, Kirin Kiki
Roteiro:
Hirokazu Koreeda
Fotografia:
Yutaka Yamasaki
Duração:
128 min.
Ano:
2011
País:
Japão
Gênero:
Drama
Cor:
Colorido
Distribuidora:
Imovision
Estúdio:
Bandai Visual Company / Chugoku Broadcasting (RCC) / East Japan Marketing & Communications Inc.
Classificação:
Livre
Cotação do Klau:

Nenhum comentário:

Postar um comentário