quinta-feira, 17 de maio de 2012

FESTIVAL DE CANNES: MARION COTTILARD ESTRELA FILME FRANCÊS REPLETO DE VIOLÊNCIA


Com um glamouroso vestido branco e um eterno sorriso, acompanhada de toda a equipe de "De Rouille et d'Os", apresentado nesta quinta-feira na seção oficial do Festival de Cannes, Marion Cotillard percoreu o tapete da 65ª edição do evento e subiu a temperatura em um dia frio.
Harper's Bazaar
A estonteante Marion Cottilard, no tapete vermelho de Cannes hoje

Cotillard chegou junto ao diretor do filme, Jacques Audiard - que não tirou seu chapéu preto -, o co-protagonista - o belga Matthias Schoenaerts - , e o menino Armand Verdure - que também participa do filme e que, com seus apenas seis anos chamou a atenção de todos com seu pequeno fraque.

A atriz francesa não dançou junto aos seus companheiros cinematográficos no alto das escadas que dão acesso ao Grande Teatro Lumière de Cannes.

No entanto, sua elegância e seu sorriso ofuscaram seus acompanhantes e a todos que tinham passado anteriormente pelo tapete vermelho.

Entre eles estava a espamnhola  Rossy de Palma, com um vestido de cor chocolate cheio de babados, acompanhada da atriz francesa Clotilde Courau, esposa de Filiberto de Saboya.

Além deles, desfilaram pelo tapete vermelho do Grand Palais  Jane Fonda, Eva Longoria, Jackie Chan, Maria de Medeiros e Tim Roth, que percorreram o tapete para presenciar a estreia oficial de "De Rouille et d'Os".

No primeiro dia do festival, a diretora Andrea Arnold - de "Fish Tank" (2009) -  levantou a bola de forma bem-humorada, afirmando que há poucas realizadoras no cinema e que "Cannes pode ser uma pequena representação disso".

 "Rust and Bone" é o título em inglês do novo filme de Jacques Audiard - que dirigiu "O Profeta", Grande Prêmio do Júri três anos atrás - , e que conta a história de um ex-boxeador - Matthias Schoenaerts, de "Bullhead", inédito no Brasil, mas indicado ao último Oscar - que se envolve com lutas clandestinas para faturar uma grana extra.
Divulgação
Marion Cotillard e Matthias Schoenaerts em cena de  "Rust and Bone"

Ironicamente, Audiard operou uma mudança radical em relação ao livro do canadense Craig Davidson, exatamente para deixá-lo com menos testosterona.
"A protagonista não existe no papel. Mas como fiz 'O Profeta' só com homens, queria ter uma mulher para criar uma história de amor", disse  o cineasta na coletiva de imprensa que se seguiu à exibição do seu longa.

É aí que aparece  Stéphanie - Marion Cotillard -, uma treinadora de orcas que sofre um acidente e termina sem as duas pernas.

A personagem é uma viciada em perigo, mesmo que inconsciente: domesticava baleias e acha que pode fazer o mesmo com o truculento boxeador, a ponto de acompanhá-lo nas brigas em fábricas decadentes.

As cenas de luta são filmadas com uma plasticidade pouco vista no cinema francês, mas Audiard diz que evitou exagerar na pancadaria.
"Eu tenho problemas em filmar violência. Não posso dizer que odeio, porque fiz vários filmes violentos", afirma.
AudiardMain
O ator Matthias Schoenaerts, a atriz Marion Cotillard e o diretor Jacques Audiard, na coletiva de imprensa em Cannes

"Mas não quis fazer cenas muito sangrentas, porque a personagem feminina está observando as lutas, e eu queria que ela admirasse a coragem dele, e não a violência", completa.

Apesar de o filme ter um apelo para os homens - o boxeador é um sujeito tosco que pergunta se a mulher quer transar enquanto pega um suco na geladeira - há boas doses de sensibilidade, principalmente por causa da interpretação de Cotillard.
"Jacques me pediu para esquecer que eu tinha pernas e cair no chão se tentasse levantar."

A mistura de brutalidade com uma intriga de reconciliação agradou na sessão para a imprensa em Cannes e o longa foi aplaudido duas vezes - é o primeiro a se candidatar seriamente à Palma de Ouro.

A questão é: estaria o festival preparado para premiar um filme de alma tão masculina em meio a críticas sobre a ausência feminina entre os principais competidores?

Confira o trailer de "Rust and Bone":
*****
Com EFE e Rodrigo Salem do UOL em Cannes

Nenhum comentário:

Postar um comentário