sábado, 5 de maio de 2012

"AMOR E DOR": DRAMA IRREGULAR, CASAL PROTAGONISTA SEM QUÍMICA


Baseado no romance "Fleur", da chinesa Jie Liu-Falin, "Amor e Dor" conta a história da conturbada relação entre Hua - interpretada por Corinne Yam - uma estudante chinesa em Paris, e Matthieu - o acima da média Tahar Rahim - um francês que trabalha em uma construção civil nos subúrbios da capital francesa.

Aos poucos, o que parecia ser um grande romance toma um rumo instável e a violência física e verbal começa a fazer parte do cotidiano do casal.
Divulgação
Corinne Yam - como Hua - e Tahar Rahim - como Matthieu - em cena de "Amor e Dor"

Com a derrocada do romance, e sentindo-se intimidada, a jovem decide voltar para China, não sem antes perceber a importância do rapaz em sua vida.

Exibido no Festival de Veneza de 2011, o filme é dirigido pelo jovem e polêmico cineasta chinês Lou Ye, que chegou a ser proibido de filmar em seu país por cinco anos após ter realizado "Palácio de Verão" (2006), em que abordava o protesto e massacre na Praça da Paz Celestial em 1989.

Sem muito espaço na China, resolveu trabalhar na França, mas sem esquecer suas raízes - o longa teve cenas rodadas em Pequim, traz uma protagonista chinesa e aborda ricamente os costumes locais.
Divulgação
O casal de protagonistas, em cena do filme

A sexualidade, outra marca da cinematografia de Ye, também está presente na obra, nas cenas de sexo pesadas e violentas e na carga emocional dos personagens, com narrativa bem construída num roteiro muito conciso, mas, mesmo assim, sem identificação com os protagonistas que mudam a todo momento seus perfis, num jogo que confunde o espectador.

Hua se apresenta como uma mulher moderna e independente, para depois já se mostrar submissa e sem personalidade, e Mathieu surge como um homem sensualíssimo e preocupado, mas que logo se revela capaz de atos duros e violentos.
Divulgação
Cenas de cexo, tórridas e violentas

O longa tem uma direção de fotografia muito inspirada - de Nelson Yu Lik-wai -, usando a câmera na mão, dando bem o tom de realidade e desespero transmitido pela obra.

Enfim, é um drama irregular, com protagonistas se esforçando para terem uma química quase inexistente.

Confira o trailer do filme:

*****
"AMOR E DOR"
Título original:
Love and Bruises
Diretor:
Lou Ye
Elenco:
Corinne Yam, Tahar Rahim, Jalil Lespert, Vincent Rottiers, Sifan Shao, Patrick Mille, Songwen Zhang, Adèle Ado, Cyril Dubreuil, Élise Otzenberger, Lika Minamoto
Produção:
Pascal Caucheteux, Kristina Larsen, An Nai
Roteiro:
Ye Lou, Liu Jie Falin
Fotografia:
Nelson Nelson Yu Lik-wai
Duração:
105 min.
Ano:
2011
País:
França/ China
Gênero:
Drama
Cor:
Colorido
Distribuidora:
Imovision
Estúdio:
Why Not Productions / Les Films du Lendemain / Arte France Cinéma / Canal+ / Dream Factory
Classificação:
14 anos
Cotação do Klau:

Nenhum comentário:

Postar um comentário