A competição do Festival de Cannes terminou na manhã deste sábado (26) numa boa nota.
“Mud”, de Jeff Nichols, quinto filme americano a disputar a Palma, arrancou os maiores aplausos dos jornalistas na sessão de imprensa.
O longa é um drama sensível e bem atuado sobre dois garotos que moram à beira do rio Mississipi e um dia encontram Mud - Matthew MacConaughey - um fugitivo que se esconde à beira do rio.
Ele fala aos meninos de sua longa e tumultuada história de amor com a bela Juniper - Reese Witherspoon - que o levou a cometer um assassinato.
Os meninos prometem ajudá-lo a reencontrá-la e começam a aprender a duras penas sobre o amor e a vida.
Witherspoon chegou a Cannes com o marido, o agente de atores Jim Toth, e grávida de cinco meses do seu terceiro filho – os dois primeiros são do ator Ryan Phillippe.
Reuters/Eric Gaillard
Reese Witherspoon em Cannes, para promover o longa "Mud" (26/05/2012)
A atriz topou fazer o filme porque a história lhe lembrou a sua infância no sul dos EUA.
“Cresci com o meu irmão andando de bicicleta e de moto no Tennessee. Quando li o roteiro, me senti voltando para casa. E eu nunca tinha visto a minha casa no cinema”.
O filme marcou também o triunfo de McConaughey em Cannes neste ano – além de “Mud”, ele concorre ao prêmio de ator por “The Paperboy”.
Tendo crescido no Texas, ele se encheu de tatuagens no braço para viver o ex-presidiário Mud.
“Como sou do Sul, fiquei muito confortável no papel. Meu personagem vive nas nuvens, não é racional como os outros adultos. Se ele tivesse que voltar para a Terra, morreria do coração”, descreveu.
Uma das revelações do filme é o garoto Tye Edwards - de “A Árvore da Vida” - que vive o sensível Ellis.
“Foi ótimo encontrar garotos que já sabiam andar de modo, pilotar barco e cair num poço com cobras sem nem precisar de treinamento”, brincou Nichols, o diretor, que se inspirou em filmes como “Terra de Ninguém” (1973).
Nichols ganhou sua vaga na competição depois de sair premiado em 2011 - na paralela Semana da Crítica - com “Take Shelter”.
“’Mud’ é a história de um menino procurando desesperadamente um tipo de amor que funcione. No amor, a gente se machuca, mas por alguma razão sempre se recompõe”, explicou.
O longa tem distribuição garantida no Brasil, mas sem previsão de estreia.
Confira o trailer de "Mud":
*****
Com Thiago Stivaletti, do UOL, em Cannes
Nenhum comentário:
Postar um comentário