sexta-feira, 11 de maio de 2012

"O EXÓTICO HOTEL MARIGOLD": HISTÓRIA INSPIRADA, DIREÇÃO SEGURA E DAME JUDI DENCH DANDO SHOW


John Madden é um diretor britânico que sempre se mostrou um excelente maestro de atores.

Sob sua batuta em "Shakespeare Apaixonado", a até então apenas razoável Gwyneth Paltrow levou o Oscar de Melhor Atriz de 1999 e se tornou a intérprete completa que temos prazer em ver nas telonas atualmente.

Esse longa ainda é o mais importante da filmografia do diretor que, se não levou o Oscar de melhor diretor, viu sua obra levar outras seis estatuetas douradas em Hollywood: melhor atriz coadjuvante - para Dame Judi Dench, melhor roteiro original - de Marc Norman e Tom Stoppard, melhor figurino - para Sandy Powell, melhor direção de arte - Jill Quertier e Martin Childs e melhor trilha sonora - de Stephen Warbeck.

Se Madden costuma se dar bem com filmes de época, tem também muito talento e suavidade para nos brindar com histórias agradáveis, típicas do "cinemão para famílias", sempre escalando elencos muito acima da média e dando a eles papéis memoráveis de se ver.

É o que o diretor faz novamente na comédia dramática "O Exótico Hotel Marigold", que estreia hoje aqui no Brasil,  uma adaptação para as telonas um romance de Deborah Moggach, e onde mais uma vez  ele tem o prazer de dirigir a estupenda Dame Judi Dench, que quando se junta ao cineasta é certeza de coisa boa - levou o Oscar de coadjuvante por "Shakespeare Apaixonado"  e foi indicada a melhor atriz por "Sua Majestade, Mrs. Brown" (1997), também de Madden,  em que aparecia por apenas oito minutos.

E quem ganha - mais uma vez - somos nós, espectadores de cinema.
Divulgação
Dame Judi Dench como Evelyn, em cena do longa

Com a costumeira segurança, charme e verdade, vemos aqui Dame Dench logo no início interpretando uma viúva inglesa - Evelyn Greenslade - que precisa juntar seus pedaços de vida, já que o marido a arruinou e ela não tem a menor malícia para renegociar suas dívidas, pois era ele quem cuidava - bem mal - de tudo, como ela descobre tarde demais.

Evelyn decide então vender sua casa e partir para uma viagem à Índia, onde acredita que irá encontrar um hotel fantástico, o Marigold, especializado no conforto para hóspedes idosos.

Nessa aventura de sonho, junta-se a Evelyn o casal Douglas - Bill Nighy - e Jean - Penelope Wilton -, os pra lá de românticos Madge - Celia Imre - e Ronald - Norman Cousins -, o juiz aposentado Graham - Tom Wilkinson -  e Muriel - Maggie Smith -, uma velha amarga, baixo-astral e extremamente preconceituosa contra estrangeiros mas que acaba indo somente pelo interesse financeiro - na Índia, o tratamento médico de que ela precisa para a reparação de seu quadril é muito mais em conta do que na Inglaterra.
Divulgação
Dame Judi Dench e Maggie Smith, em cena do longa

Rumo a Jaipur, cidade indiana onde fica o hotel, o grupo inglês fica retido num aeroporto, à espera de uma conexão que nunca chega, e decide ir de ônibus, entrando em contato com uma realidade exótica e caótica e onde os aposentados vão levando tudo na boa, pelo inusitado da viagem.

Só que, quando chegam ao Hotel Marigold, ao contrário das fotos do site, encontram um casarão bastante arruinado, onde seu dono, Sonny - Dev Patel, de "Quem Quer Ser um Milionário?" - luta para não perder os novos clientes de quem ele depende para levantar o estabelecimento.
Divulgação
Dev Patel como Sonny, dono do hotel

Sonny demonstra simpatia,conquista a maioria do grupo e todos acabam ficando, mesmo porquê eles não têm mesmo nada melhor para fazer - e a misteriosa Índia promete emoções inéditas.

Assim, Madge e Ronald partem para o que realmente lhes importa - encontrar companhias do outro sexo -, Evelyn explora os arredores - e escreve um movimentado blog -, e Graham pesquisa em bairros distantes - à procura de uma pessoa de seu passado.

As únicas que se recusam a deixar o hotel e descobrir qualquer coisa são Muriel e Jean, apegadas ao passado de uma velha Inglaterra que nem mesmo existe mais.

A partir daí, os idosos dão show de humor junto ao jovem Sonny, que tem o seu próprio problema amoroso para resolver, dispensar um noivado arranjado por sua mãe e ficar com sua amada Sunaina - Tena Desae.

Madden dirige tudo lindamente, mantém a ação, alterna momentos cômicos e dramáticos e consegue tirar o melhor proveito de um elenco afinado e inesquecível.

De quebra, mostra como combater os rompantes xenófobos de Muriel, com um recado politicamente correto.

Adorei.

Confira o trailer do filme:
*****
"O EXÓTICO HOTEL MARIGOLD"
Título Original:
The Best Exotic Marigold Hotel
Diretor:
John Madden
Elenco:
Dame Judi Dench, Bill Nighy, Maggie Smith, Tom Wilkinson, Dev Patel, Penelope Wilton, Celia Imrie, Ronald Pickup, Tena Desae, Liza Tarbuck
Produção:
Graham Broadbent, Peter Czernin
Roteiro:
Ol Parker
Fotografia:
Ben Davis
Trilha Sonora:
Thomas Newman
Duração:
124 min.
Ano:
2012
País:
Índia
Gênero:
Comédia Dramática
Cor:
Colorido
Distribuidora:
Fox Film
Estúdio:
Blueprint Pictures / Fox Searchlight Pictures / Imagenation Abu Dhabi FZ / Participant Media
Classificação:
10 anos
Cotação do Klau:

Nenhum comentário:

Postar um comentário