segunda-feira, 7 de maio de 2012

'ANGELS IN AMERICA': PEÇA PREMIADA COM PULITZER RESULTOU EM MINISSÉRIE DE PRIMEIRÍSSIMA E CUSTA SÓ R$ 29,90


Já tinha tido a oportunidade de ler a peça "Angels in America",  que o dramaturgo americano Tony Kushner escreveu em 1993 e que imediatamente se transformou num estrondoso sucesso da Broadway.

Texto impecável, premiado com o Pulitzer, não tardaria para que fosse filmada, pensei eu.

Só que o tempo passou, eu nem procurei saber mais nada sobre, e só recentemente fiquei sabendo que a HBO tinha feito uma minissérie em 6 capítulos em 2003, 10 anos após a estreia nos palcos, com roteiro do próprio Kushner, direção do consagrado Mike Nichols e um elenco estelar - Al Pacino, Meryll Streep, Emma Thompson... - em 2003 eu não tinha TV paga, povo!

Duas semanas atrás, o canal pago Cinemax resolveu exibir, de segunda a sexta, a minissérie completa.

Assisti, fiquei maravilhado com o que vi e fui atrás, para saber se a minissérie tinha sido lançada em DVD - e não é que tinha?

A trama é ambientada na Nova York de 1985, com o néscio Ronald Reagan na Casa Branca e a Aids se espalhando rapidamente e fazendo vítimas sem parar.

No primeiro núcleo, juntos e felizes por quatro anos e após irem ao velório e enterro da avó judia de Louis - Ben Shenkman -, seu namorado Prior Walter - interpretado por Justin Kirk - conta a Louis que é soropositivo.
Imagens: Divulgação - HBO
Prior - Justin Kirk - e Louis - Ben Shenkman - começam a trama juntos e felizes

A notícia cai como uma bomba na cabeça de Louis, que resolve abandonar Prior, deixando o namorado ser tomado pela doença e solitário - o que o faz sentir-se culpado, pois sempre deixa bem evidente que é apaixonado por Prior.

No segundo núcleo, Joe Pitt - interpretado por Patrick Wilson - é um jovem promotor mórmon - mudou de Salt Lake City para NY recentemente - e é casado com Harper - Mary-Louise Parker -  uma descompensada que passa os dias a tomar Valium e aprender sexo na teoria.

O casal Harper - Mary-Louise Parker - e Joe - Patrick Wilson: ela, descompensada, ele, gay sofredor

Joe recebe do influente advogado Roy Cohn - Al Pacino - uma oferta para trabalhar em Washington, no Departamento de Justiça, e para isso basta ao poderoso advogado perseguidor de gays um telefonema.

É que Roy precisa de alguém de sua estrita confiança em Washington, já que está sendo investigado por fraudes que ajudou seus poderosos clientes a cometer, e Joe se sente tentado a aceitar a oferta - mas a opinião de sua mulher é importante.

Roy Cohn é o típico gay que nunca sairá do armário: quando seu médico particular lhe comunica que ele está com Aids, ele imediatamente proíbe o médico de falar a respeito, e mais, pede que ele trate seu caso como "câncer de fígado".

Al Pacino como o poderoso advogado - e gay enrustido - Roy Cohn: desempenho sensacional

Doente, começa a ter visões com a judia Ethel Rosenberg - interpretada por Meryl Streep - célebre por ter sido condenada à cadeira elétrica com seu marido por espionagem nos anos 50 - um rumoroso caso de tribunal que movimentou a opinião pública americana e onde Roy atuou como promotor.

Já Joe vive um grande conflito interno: é casado, mórmon e gay, vive indo caçar homens para sexo casual no Central Park e não dá atenção à deteriorada psique de sua mulher.

Quem une os dois núcleos são Louis - que vai ter um caso com Joe, até saber que ele é um fascista - e o melhor amigo de Prior, Belize - interpretado por Jeffrey Wright - um enfermeiro bichérrimo, gente boníssima e que vai cuidar, tanto do amigo quanto de Roy - quando este é internado, chantageia um cliente de um laboratório e consegue acesso irrestrito ao AZT, na época a única droga disponível para retardar o avanço da doença.

Jeffrey Wright como o enfermeiro Belize, aqui em cena com Al Pacino: personagem une os dois núcleos da trama

Enquanto definha, só, em casa, Prior começa a ter visões, onde o  Anjo da América  - Emma Thomson - o convida para ser o profeta da morte.

Com roteiro do próprio Tony Kushner, o consagrado diretor Mike Nichols pode fazer um grande teatro filmado, com pitadas de efeitos especiais magníficos - quando o anjo aparece e na reunião dos anjos dos cinco continentes no paraíso, onde Prior veste uma túnica vermelha e todo o mais é em preto e branco.

Emma Thomson faz três papéis: o Anjo da América, a médica Emily e uma moradora de rua

Mas é no desempenho muito acima da média do espetacular elenco - que fazem diversos papéis - que torna "Angels in America" imperdível.

MeryllStreep faz três papéis: o rabino no enterro da avó de Louis; Ethel Rosenberg, nas visões de Roy, e a mãe mórmon de Joe, Hanna, que vem da Salt Lake para tentar "salvar" o filho da homossexualidade mas acaba se envolvendo na vida de Prior.

Meryl Streep interpreta um rabino, Ethel Rosemberg e Hanna, mãe de Joe

Emma Thompson também aparece em três personagens: como o Anjo da América, que aparece para Prior e depois no paraíso; a médica Emily, que trata Prior, e uma moradora de rua, a primeira pessoa com quem Hanna fala ao chegar em NY, hilário.

Jeffrey Wright faz o enfermeiro Belize e o Anjo da Antártica - na cena do paraíso -, e Ben Shenkman faz Louis e o Anjo da Europa.

Por falarmos em Louis, é dele a cena mais emocionante - ao menos para mim: quando o advogado Roy - considerado um demônio para os gays novaiorquinos - morre, o enfermeiro Belize, depois de roubar todo o estoque de AZT que Roy mantinha no frigobar do quarto, pede para que Louis - judeu como o morto - faça a oração dos mortos.
Louis não se lembra, mas Ethel Rosenberg aparece ao seu lado e lhe diz ao ouvido toda a oração, que ele só repete, emocionado.

Ethel Rosemberg sopra a oração judia para Louis: momento emocionante

Mais emocionante, impossível.

A minissérie recebeu os principais prêmios de 2003:

Globos de Ouro:
Melhor Filme para TV/Mini-série
Melhor Ator - Filme para TV/Mini-série (Al Pacino)
Melhor Atriz - Filme para Tv/Mini-série (Meryl Streep)
Melhor Ator Coadjuvante - Filme para TV/Mini-série/Série (Jeffrey Wright)
Melhor Atriz  Coadjuvante  - Filme para TV/Mini-série/Série (Mary-Louise Parker)

Emmy´s:
Melhor Filme/Mini-série
Melhor Diretor
Melhor Ator (Al Pacino)
Melhor Atriz (Meryl Streep)
Melhor Ator  Coadjuvante  (Jeffrey Wright)
Melhor Atriz  Coadjuvante  (Mary-Louise Parker)
Melhor Roteiro
Melhor Direção de Arte
Melhor Maquiagem
Melhor Edição de Som
Melhor Elenco

FICHA TÉCNICA DA MINISSÉRIE:
Título Original:
Angels in America
Género:
Drama
Tempo de Duração:
352 minutos
Ano de Lançamento (EUA):
2003
Site oficial:
http://www.hbo.com/films/angelsinamerica/
Estúdio:
Avenue Pictures Productions
Distribuição:
HBO
Diretor: Mike Nichols
Argumento:
Tony Kushner, baseado em sua peça
Produção:
Celia D. Costas
Música:
Thomas Newman
Fotografia:
Stephen Goldblatt
Desenho de Produção:
Stuart Wurtzel
Direcção de Arte:
John Kasarda
Guarda-Roupa:
Ann Roth
Edição:
John Bloom e Antonia Van Drimmelen
Efeitos Especiais:
Riot / The Post Group

Foto: Cláudio Nóvoa
Meu DVD chegou no sábado...

FICHA TÉCNICA DO DVD:
Título:
Angels In America - Duplo
Diretor:
Mike Nichols
Elenco:
Al Pacino, Ben Shenkman, Emma Thompson, James Cromwell, Jeffrey Wright, Justin Kirk, Mary Louise Parker, Meryl Streep, Patrick Wilson
Estúdio:
Warner Home Video
Data de lançamento:
01/11/2004
Tipo de mídia:
DVD
Quantidade de discos:
2
Região:
DVD Região 4 - América do Sul e Oceania
Duração:
352 minutos
Formato de tela:
1,85 Widescreen Anamórfico (16:9)
Sistemas de som:
5.1 DD (Inglês), 2.0 DS (Português, Espanhol)
Preto e Branco/Colorido:
Colorido
Classificação indicativa:
18 anos - VIOLÊNCIA/ SEXO (RELAÇÃO SEXUAL, AGR. FISICA)
Idiomas:
5.1 DD (Inglês), 2.0 DS (Português, Espanhol)
Legendas:
Português, Espanhol, Inglês, Coreano, Tailandês, Chinês, Indonésio
Quanto:
R$ 29,90
Onde Comprar:
Cotação do Klau:

Nenhum comentário:

Postar um comentário