terça-feira, 15 de maio de 2012

A SEMANA NO CINEMA


Confira o que você vai ver nessa postagem:
TOP 10 BILHETERIAS - EUA
*****
TOP 10 BILHETERIAS - BRASIL
*****
"O ESPETACULAR HOMEM ARANHA" GANHA NOVAS IMAGENS E UM TRAILER DE 4 MINUTOS
*****
MUITA MAGIA E KRISTIN STEWART, NO NOVO CLIPE DE 'BRANCA DE NEVE E O CAÇADOR'
*****
LUCRO DA DISNEY SOBE, APESAR DO FRACASSO DE 'JOHN CARTER'
*****
BERLINALE 2013 TERÁ SEÇÃO ESPECIAL SOBRE CINEMA INDÍGENA
*****
FESTIVAL DE BRASÍLIA TERÁ MOSTRA COMPETITIVA DE DOCUMENTÁRIOS
*****
CINEMATECA BRASILEIRA EXIBE CINCO LONGAS DE JOHN CASSAVETES
*****
TIM BURTON E JOHNNY DEPP LANÇAM 'SOMBRAS DA NOITE' EM TÓQUIO
*****
'SIN CITY: A DAME TO KILL FOR' GANHOU SEU PRIMEIRO PÔSTER
*****
CLÁSSICO 'CASABLANCA'SERÁ EXIBIDO PELO FACEBOOK AMANHÃ: BLU-RAY QUE COMEMORA OS 70 ANOS SAI QUINTA
*****
MOSTRA NO CCBB EXIBE 29 LONGAS DE DOUGLAS SIRK, GÊNIO DO MELODRAMA
*****
A LENDA KIRK DOUGLAS LANÇA NOVO LIVRO, ONDE NARRA DIFICULDADES DAS FILMAGENS DE 'SPARTACUS'
*****
ISABELLA ROSSELLINI ENTRA PARA ELENCO DE LONGA BASEADO EM OBRA DE SARAMAGO
*****
EM DUAS ENTREVISTAS, MICHAEL FASSBENDER FALA SOBRE 'PROMETHEUS' E SUA NÃO INDICAÇÃO AO OSCAR
*****
Agora, leia!

TOP 10 BILHETERIAS - EUA
01. OS VINGADORES - THE AVENGERS
02. SOMBRAS DA NOITE
03. THINK LIKE A MAN
04. JOGOS VORAZES
05. UM HOMEM DE SORTE
06. PIRATAS PIRADOS!
07. THE FIVE YEAR ENGAGEMENT
08. O EXÓTICO HOTEL MARIGOLD
09. CHIMPANZEE
10. GIRL IN PROGRESS

No último fim de semana, "Os Vingadores - The Avengers" continuou sua escalada global rumo ao título de filme mais assistido da história do Cinema ao ultrapassar a marca de US$ 1 bilhão em ingressos vendidos no mundo e, apesar de ter estreado depois nos EUA - sim, nós tivemos o privilégio de poder ver uma semana antes - e sofrido uma queda de 50% em seu faturamento, conseguiu se manter no topo das bilheterias americanas pelo segundo fim de semana consecutivo, com seus US$ 103,1 milhões, e com perspectivas de permanecer em cartaz por lá em temporada maior do que a inicialmente planejada.

Na segunda posição temos o estreante "Sombras da Noite/Dark Shadows", dirigido por Tim Burton e estrelado por Johnny Depp – com US$ 28,8 milhões, um bom faturamento para um filme de terror que teve a ingrata tarefa de concorrer pela escolha do público com o longa do super grupo da Marvel.
Divulgação
O pôster americano de "Sombras da Noite/Dark Shadows"

Em sua quarta semana em cartaz, "Think Like a Man" teve uma queda em seu faturamento de 22,3%, arrecadando apenas US$ 6,3 milhões.
O longa já embolsou US$ 81,9 milhões no total, uma boa grana, já que o custou "apenas" US$ 12 milhões para ser produzido.

"Jogos Vorazes", já na oitava semana em cartaz nos EUA, continua firme e forte no ranking, ficando ainda com a quarta posição.
O filme é um sucesso absoluto por lá e já tem nos cofres impressionantes US$ 386,9 milhões - custou US$ 78 milhões.

Na quinta posição está Zac Efron e seu mais novo trabalho, "Um Homem de Sorte".
Em sua quarta semana em cartaz, o filme arrecadou US$ 53,7 milhões desde a estreia e continua atraindo curiosos aos cinemas, principalmente pelo ineditismo de se ver finalmente Efron fazendo um papel de macho nas telonas.

"Girl In Progress", estrelado por Eva Mendes, estreou na décima posição, arrecadando apenas US$ 1,3 milhão na sua primeira semana em cartaz - ou seja, em termos de bilheterias americanas, um total fracasso.

TOP 10 BILHETERIAS - BRASIL
01. OS VINGADORES - THE AVENGERS
02. BATTLESHIP - A BATALHA DOS MARES
03. PIRATAS PIRADOS!
04. AMERICAN PIE: O REENCONTRO
05. PARAÍSOS ARTIFICIAIS
06. UM HOMEM DE SORTE
07. ANJOS DA LEI
08. O EXÓTICO HOTEL MARIGOLD
09. ESPELHO, ESPELHO MEU
10. XINGU

Por aqui, a febre continua a mesma: "Os Vingadores – The Avengers" ainda é o líder do ranking brasileiro após sua terceira semana em cartaz.
Desta vez, o longa caiu apenas 28%, faturou R$ 12,8 milhões e vendeu mais de 955,6 mil ingressos entre sexta (11) e domingo (13) - o que dá uma média de mais de mil espectadores por sala.
Até o momento, filme acumula R$ 84,5 milhões nas bilheterias brasileiras.

O longa de ação baseado no jogo de tabuleiro da Hasbro, "Battleship – A batalha dos Mares", é o grande abacaxi que fez sua estreia no último fim de semana em 497 salas e alcançou o segundo lugar, com renda de R$ 2,7 milhões e levando 242 mil pessoas aos cinemas.
A história sem pé nem cabeça e que mistura aliens e navios - sem super-heróis - parecem ter chamado a atenção do público brasileiro - mas o filme, que tem a cantora Rihanna no elenco, é ruim de doer.

"O Exótico Hotel Marigold" também estreou na última sexta (11), e já aparece no Top 10 Brasil em oitavo, com renda de R$ 322,6 mil e 22,5 mil ingressos vendidos.
O longa da Fox, estrelado por Dame Judi Dench e Maggie Smith, manteve uma boa média de 535 espectadores por sala.
Divulgação
O pôster de "O Exótico Hotel Marigold"

A animação "Piratas Pirados!" ficou com a terceira posição, com R$ 1,7 milhão de arrecadação e público de 125,3 mil.

"American Pie: O Reencontro" caiu para a quarta colocação após embolsar R$ 751 mil, uma perda de 55% em relação à semana anterior.

Em sua segunda semana em cartaz, o abacaxi nacional "Paraísos artificiais" caiu uma posição e agora figura em quinto lugar.
Até aqui, o filme arrecadou R$ 504,8 mil e levou 43,1 mil pessoas ao cinema, chegando aos R$ 2,1 milhões nas bilheterias desde seu lançamento - o que só demonstra um fraco gosto do público, que de uns tempos para cá parece que topa encarar - e pagar por isso - qualquer bobagem que esteja em exibição nos cinemas brasileiros.

"O ESPETACULAR HOMEM ARANHA" GANHA NOVAS IMAGENS E UM TRAILER DE 4 MINUTOS

Com a estreia de "O Espetacular Homem-Aranha" se aproximando, a Sony vem intensificando a propaganda.

Nesse semana, novas imagens, cartazes e banners foram divulgadas:

Imagens: Divulgação - Sony Pictures
Um novo banner...

...seguido de outro...

...e mais outro...

...uma cena de luta onde aparece o rabo do vilão Lagarto...

...e uma imagem muito legal: Peter Parker em cima de uma luminária de rua!

Um trailer de quatro minutos do longa, extraído de um teaser ainda maior exibido na TV norte-americana, apareceu na internet hoje.

Veja:

Em uma das cenas de aventura, o super-herói, interpretado por Andrew Garfield, salva um garoto de um carro em chamas, pendurado em uma ponte, após o ataque do vilão Lagarto.

O longa vai estrear no dia 29 de junho na Índia, quatro dias antes do lançamento nos cinemas dos EUA.

MUITA MAGIA E KRISTIN STEWART, NO NOVO CLIPE DE 'BRANCA DE NEVE E O CAÇADOR'

"Branca de Neve e o Caçador" ganhou mais um clipe com uma cena inédita, curta e muito mágica do longa.

Confira:

Na nova abordagem da história, a jovem Branca de Neve - Kristen Stewart - é a única pessoa na Terra mais bonita do que a Rainha Má - Charlize Theron -, que está decidida a destrui-la.

Porém, o que a malvada tirana nunca imaginou é que a jovem que ameaça seu reinado vem treinando as artes da guerra com o Caçador - Chris Hemsworth - que foi enviado para matá-la.

Ian McShane, Toby Jones, Nick Frost, Ray Winstone, Sam Claflin, Bob Hoskins, Eddie Marsann e Lily Cole completam o estrelado elenco e a estreia está marcada para 1º de junho próximo.

LUCRO DA DISNEY SOBE, APESAR DO FRACASSO DE 'JOHN CARTER'

O lucro trimestral da Walt Disney Company superou as expectativas de Wall Street, com alta de 21 por cento, apesar das elevadas perdas com o filme de ficção científica "John Carter" - o maior fracasso de bilheteria de 2012.

O elevado número de visitas em parques temáticos e a maior receita publicitária em redes a cabo, incluindo o canal de esportes ESPN, ajudaram a impulsionar o resultado.
Divulgação
O logo da Walt Disney Co.

"John Carter", produção de 250 milhões de dólares, levou a unidade de estúdio da empresa a ter prejuízo operacional de 84 milhões de dólares no segundo trimestre fiscal e, por conta do fracasso, o chefe do estúdio, Rich Ross, deixou o cargo em 13 de abril.

Apesar das perdas no estúdio, a Disney - enquanto principal conglomerado de entretenimento do mundo - teve lucro de 1,1 bilhão de dólares no segundo trimestre fiscal, com a receita crescendo 6 por cento, para 9,629 bilhões de dólares.

Sem contar que, como proprietária da Marvel, ela vai embolsar uma boa grana da bilheteria de "Os Vingadores - The Avengers", o atual megassucesso mundial.

BERLINALE 2013 TERÁ SEÇÃO ESPECIAL SOBRE CINEMA INDÍGENA

O Festival Internacional de Cinema de Berlim dedicará uma seção especial ao cinema indígena em sua próxima edição, que será realizada entre os dias 7 e 17 de fevereiro de 2013, anunciou a organização ontem (14).

"Queremos tornar visível o significado do cinema indígena para a arte cinematográfica e, sobretudo, para os povos e tribos indígenas", declarou o diretor do festival, Dieter Kosslick, em comunicado, que também especificava que esta nova seção será chamada de "Native: uma viagem pelo cinema indígena".

Sem esconder sua satisfação pela iniciativa do Festival de Berlim, Kosslick espera que a seção "Native" possa mostrar seu grande potencial já no próximo festival.
EFE
O diretor da Berlinale, Dieter Kosslick

O programa desta seção especial, dedicada às histórias dos povos indígenas de todo o mundo, incluirá filmes de ficção, documentários e curtas-metragens, todos fixos no conceito de criação cinematográfica indígena.

Desta forma, o "Haus der Berliner Festspiele", local onde o festival é realizado, acolherá a projeção dos filmes desta seção, que contará com curadoria de inúmeros especialistas de procedência indígena, assim como debates e outros eventos relacionados com esta temática.

Segundo a organização do festival, a seção "Native" permitirá que o público internacional se familiarize com os temas e com as formas de expressão do cinema indígena.

"O Festival de Berlim quer expressar sua estima pelo legado cinematográfico indígena e elogiar sua relevância artística, econômica e política além das fronteiras tribais e nacionais", ressalta o comunicado.

FESTIVAL DE BRASÍLIA TERÁ MOSTRA COMPETITIVA DE DOCUMENTÁRIOS

A organização do Festival de Brasília do Cinema Brasileiro anunciou hoje a inclusão da mostra competitiva de documentários para a 45ª edição do evento, que ocorre entre 17 e 24 de setembro desse ano - nas edições anteriores, os documentários competiam conjuntamente com os filmes de ficção.

O melhor documentário de longa metragem será premiado com R$ 100 mil, enquanto o longa de ficção deve levar R$ 250 mil.

Já os melhores curtas, tanto de ficção quanto documentário, levarão R$ 20 mil e o valor total dos prêmios, que incluem categorias de votação popular, será de R$ 635 mil - ano passado, foram R$ 405 mil.
Renato Acha
O Candango, troféu entregue no Festival de Brasília do Cinema Brasileiro

O festival manteve as mudanças feitas no ano passado, como o abandono do critério do ineditismo como pré-requisito, a incorporação da tecnologia digital nas mostras competitivas e o aumento do prêmio para a categoria melhor filme, que era de R$ 80 mil.

Para a edição deste ano, será incluída o Gama, cidade-satélite de Brasília, como lugar de exibição.
A exemplo do ano passado, os filmes também serão exibidos, além da capital, em Taguatinga, Ceilândia e Sobradinho.

O Cine Brasília, inaugurado junto com a cidade e sede oficial da mostra, não abrigará nenhuma exibição, pois passa por uma reforma que só deve acabar em novembro.

As inscrições para o Festival de Brasília do Cinema Brasileiro vão até o dia 30 de junho.

CINEMATECA BRASILEIRA EXIBE CINCO LONGAS DE JOHN CASSAVETES

A Cinemateca Brasileira apresenta de hoje a 20 de maio cinco produções do diretor John Cassavetes (1929-1989), considerado pioneiro do cinema independente norte-americano.

Filho de imigrantes gregos, Cassavetes iniciou sua carreira como ator - protagonizou, entre outros, "O Bebê de Rosemary" (1968), de Roman Polanski - até realizar seu primeiro longa, "Sombras", em 1959. 
Produzido com poucos recursos e com a colaboração de artistas amigos do cineasta, o filme é considerado um dos marcos do cinema moderno americano.

Cassavetes fez parte dos chamados "Hollywood Mavericks", nome dado aos diretores americanos - entre eles Erich von Stroheim, Orson Welles, Samuel Fuller, Sam Peckinpah, entre outros - que ergueram suas obras em atrito com grandes estúdios de cinema.
Divulgação
Cena de "A Morte de um Bookmaker Chinês" (1976), de John Cassavetes, que será exibido na Cinemateca

Avesso ao sistema, Cassavetes reuniu parceiros numa espécie de "cooperativa cinematográfica", que lhe deu esteio para a criação de um método de trabalho baseado no improviso, na diluição das convenções e na liberdade da câmera.

Dentro desta trupe, despontaram nomes como o ator Ben Gazzara e a atriz Gena Rowlands, com quem foi casado e com quem realizou verdadeiras obras-primas do cinema moderno.
Arquivos do Klau
O ator e cineasta americano John Cassavetes

A mostra organizada pela Cinemateca exibe, além de "Sombras", os filmes "Faces", "Uma Mulher Sob Influência" e "Noite de Estreia", três obras-primas protagonizadas por Gena Rowlands.

O policial "A Morte de um Bookmaker Chinês", estrelado por Ben Gazzara, morto recentemente, também está na mostra.

A programação completa pode ser conferida no site da Cinemateca.

Mostra John Cassavetes
Onde: Cinemateca Brasileira
Endereço: Largo Senador Raul Cardoso, 207 - Vila Mariana - São Paulo
Quando: de 15 a 20 de maio
Quanto: R$ 8 (inteira) / R$ 4 (meia-entrada)
Cotação do Klau:

TIM BURTON E JOHNNY DEPP LANÇAM 'SOMBRAS DA NOITE' EM TÓQUIO

O diretor Tim Burton e o ator Johnny Depp disseram neste domingo à agência EFE em Tóquio, durante a apresentação do filme "Sombras da Noite", que seguem trabalhando juntos por causa dos fãs "que vão ao cinema" e apreciam o resultado.

"Nem os estúdios nem ninguém da indústria fazem com que a gente continue tendo trabalho. São as pessoas que veem nossos filmes e desfrutam dos estranhos personagens e histórias de Tim", explicou Depp - que interpreta no filme o papel do vampiro Barnabas Collins - numa grande entrevista coletiva realizada num hotel em Tóquio.

Burton concordou com o ator e agradeceu o carinho dos admiradores no pré-lançamento do filme na capital japonesa.

O diretor americano lembrou que "Sombras da Noite" é a oitava parceria da dupla, que trabalhou junta pela primeira em 1990, em "Edward Mãos de Tesoura".
Getty Images
O diretor Tim Burton e o ator Johnny depp, na estreia japonesa de "Sombras da Noite"

"Trabalhamos juntos oito vezes. Mas cada vez parece ser algo novo porque Johnny interpreta um personagem diferente. Nós compartilhamos um enfoque parecido das coisas", disse Burton, que assegurou nunca ter vivido conflitos durante as filmagens com seu ator predileto.

"Nos conhecemos muito e, embora tenhamos feito muitos filmes juntos, trabalhar com ele é sempre emocionante. Em cada projeto há algo novo e fresco, não tedioso", comentou Depp.

No longa, Barnabas Collins, um vampiro do século 18, é transportado para 1972 - a produção é inspirada numa série televisiva americana do mesmo período e estreia aqui no Brasil no próximo dia 22 de junho.

'SIN CITY: A DAME TO KILL FOR' GANHOU SEU PRIMEIRO PÔSTER

Há alguns dias o diretor Robert Rodriguez e o criador da HQ e também diretor Frank Miller anunciaram o início das filmagens de "Sin City: A Dame to Kill For", aguardada continuação de "Sin City", filme com estética mais que revolucionária e praticamente uma HQ animada.

Nessa semana, saiu o primeiro teaser-pôster.
Divulgação - Troublemaker
O primeiro pôster do longa

O novo longa se chama inspira na HQ de mesmo nome lançada em 1993 e que em português se chama "A Dama Fatal", e foi lançado aqui pela Devir.

O próximo filme deve ter o mesmo formato do anterior e irá mostrar mais uma história antiga além de "A Dama Fatal" - e mais duas inéditas.

O roteiro será do próprio Frank Miller junto de William Monohan.

A produção será da AR Films U.S. e da Troublemaker, estúdio de Rodriguez.

No elenco, já estão confirmados Mickey Rourke, Rosario Dawson e Michael Madsen, todos do primeiro longa.

A estreia deve acontecer em 2013.

CLÁSSICO 'CASABLANCA'SERÁ EXIBIDO PELO FACEBOOK AMANHÃ: BLU-RAY QUE COMEMORA OS 70 ANOS SAI QUINTA

Para lançar o Blu-ray em comemoração aos 70 anos de "Casablanca", a Warner Bros. irá exibir o longa no Facebook entre as 11h da manhã e 23h desta quarta (16) - o filme poderá ser visto em seu perfil oficial na rede social.

A edição especial em Blu-ray traz os documentários inéditos "Michael Curtiz: O Melhor Diretor Desconhecido" e "Casablanca: Um Clássico Improvável", além de mini-pôster original e livro ilustrado com fotos e notas de produção - o box, que deve custar R$ 99,90 no Brasil, estará nas lojas a partir de quinta (17).
Arquivos do Klau
Rick - Humphrey Bogart - e Ilsa - Ingrid Bergman -, em cena de "Casablanca" (1942), de Michael Curtiz

O longa, dirigido por Michael Curtiz, aborda a tensão e o medo que pairavam no mundo no auge da Segunda Guerra Mundial por meio da história de amor vivida por Rick - Humphrey Bogart - e Ilsa - Ingrid Bergman.

"Casablanca" ganhou três Oscars em 1943: melhor filme, melhor diretor e melhor roteiro e figura sempre em listas de melhores filmes de todos os tempos.

MOSTRA NO CCBB EXIBE 29 LONGAS DE DOUGLAS SIRK, GÊNIO DO MELODRAMA

Entre os anos 1950 e 1960, os críticos da revista "Cahiers du Cinéma" realizaram uma releitura dos filmes americanos que mudou para sempre o modo como vemos a produção de Hollywood.

Graças a esses críticos - entre eles, Truffaut e Godard -, descobriu-se que alguns diretores hollywoodianos estavam construindo, por meio da linguagem popular do cinema, uma obra artística relevante e coesa, como a dos melhores escritores.

O cinema de Hitchcock foi o front principal dos "Cahiers"
A revista enfrentou várias polêmicas ao defender que o realizador de "Um Corpo que Cai" (1958) não era um mero prestidigitador do suspense, mas sim um dos artistas essenciais do século 20 - ideia que é, hoje, consensual.

Outros diretores subestimados à época também foram objeto da cruzada empreendida pela revista, como Douglas Sirk (1897-1987), o gênio dos melodramas hollywoodianos, de quem o CCBB paulistano apresenta, a partir de amanhã, a maior retrospectiva já feita no país, com 29 filmes.

Nascido em Hamburgo, construiu sólida carreira teatral nos anos 1920, dirigindo clássicos, como Shakespeare - de quem traduziu peças e poemas - e autores modernos, como Luigi Pirandello, Bernard Shaw e Bertolt Brecht.

Em 1934, foi contratado pelo estúdio alemão de cinema UFA, em que realizou, com seu verdadeiro nome, Detlef Sierck, oito longas-metragens. Em 1937, desembarcou nos EUA fugindo do nazismo.

Seus dramas familiares e amorosos, de emoções bem exacerbadas, encantavam o público, mas eram menosprezados pela "intelligentsia" do cinema.
Folhapress

Atordoada pelas concessões de Sirk ao sentimentalismo de Hollywood, a crítica não percebia quão elaborados eram seus roteiros do ponto de vista dramático, como sua cinematografia era de um extremo rigor plástico e como ele recorria à erudita formação teatral para radiografar as contradições sociais dos EUA e captar as reverberações trágicas dos dramas comuns americanos.

Após a defesa dos "Cahiers", a consagração de Sirk continuou, e numerosos "scholars" vêm se debruçando sobre sua obra e reavaliando a importância do melodrama.

Sua influência é também decisiva para o cinema contemporâneo e afetou, entre outros diretores, o espanhol Pedro Almodóvar e o alemão Rainer Werner Fassbinder, que chegou a visitar o diretor na Suíça e sobre ele escreveu: "Sirk fez os filmes mais ternos que conheço; filmes de um homem que ama as pessoas, em vez de desprezá-las, como nós fazemos".

A LENDA KIRK DOUGLAS LANÇA NOVO LIVRO, ONDE NARRA DIFICULDADES DAS FILMAGENS DE 'SPARTACUS'

A lenda de Hollywood Kirk Douglas lançou um novo livro, onde conta as dificuldades que enfrentou durante a produção do filme "Spartacus" (1960), época em que o senador Joseph McCarthy perseguia os cineastas americanos, acusados por ele de serem comunistas, em sua "caça às bruxas" aos movimentos de esquerda no período da Guerra Fria.

"A caça às bruxas destruiu vidas e carreiras. Eu fiz 'Spartacus' com um roteirista que estava incluído na lista negra - Dalton Trumbo - e que teve que se esconder sob um pseudônimo para encontrar trabalho", explicou ontem Douglas, em um comunicado por ocasião da publicação no próximo mês do livro "Sou Spartacus!".
Arquivos do Klau
A lenda posa como o gladiador Spartacus, no filme dirigido por Stanley Kubrick

O grande ator lembrou que realizou um filme épico sobre a liberdade numa "época na qual a liberdade nos Estados Unidos estava em perigo", e disse ver semelhanças entre o período e o clima político atual, motivo pelo qual resolveu escrever sobre a produção da obra.

Este é o décimo livro publicado pelo ator, que tem 95 anos.

A publicação tem uma introdução escrita por George Clooney e será lançado nos EUA em 12 de junho em formato digital e impresso, além de ter versão em áudio narrada por seu filho, Michael Douglas.

Grande ator, deixou uma grande e diversificada filmografia.

ISABELLA ROSSELLINI ENTRA PARA ELENCO DE LONGA BASEADO EM OBRA DE SARAMAGO

As atrizes Melanie Laurent - de "Bastardos Inglórios" -, Isabella Rossellini e Sarah Gadon se juntaram a Jake Gyllenhaal para compor o elenco de "An Enemy", dirigido por Denis Villeneuve - as informações são do site Deadline.

O filme, que começa a ser rodado na próxima semana, em Londres, é uma adaptação do romance "O Homem Duplicado", de José Saramago.
Getty Images
A atriz Isabella Rossellini no 1º dia do Festival de Berlim de 2010 (10/2/10)

Gyllenhaal vive um professor de história que tem uma vida tranquila ao lado de sua namorada até que descobre um homem fisicamente idêntico vivendo próximo a ele e que tem uma esposa grávida.

A partir daí, o professor persegue sua "cópia" até que a vida dos casais fiquem periogosamente entrelaçadas - lógico, Gyllenhaal viverá os dois papéis.

A Pathé cuidará das vendas de "An Enemy" no mercado internacional e a WME fica responsável pelo mercado norte-americano.

EM DUAS ENTREVISTAS, MICHAEL FASSBENDER FALA SOBRE 'PROMETHEUS' E SUA NÃO INDICAÇÃO AO OSCAR

Em "Prometheus", longa que marca a volta do diretor  Ridley Scott ao universo Alien, o ator Michael Fassbender interpreta David, um androide andrógino com defeitos de personalidade que é os olhos e ouvidos da Corporação Weyland, financiadora da missão Prometheus.

Em seu inimitável estilo autodepreciativo, Fassbender definiu ao repórter Joe Utichi, do Cineclick, assim seu personagem:
"Sou o mordomo de bordo se assim o quiserem". Então ri. "Basicamente, sou apenas um mordomo espacial."

O ator diz que David é diferente de tudo que veio antes no universo Alien – com o qual "Prometheus" apenas compartilha pedaços de DNA, e não ligações diretas.
"Eu realmente não quis me basear em nenhum dos filmes anteriores", diz Fassbender.
"Depois que aceitei o papel, não assisti aos antigos filmes de Alien. Na verdade, assisti a Blade Runner. [...] Ele é muito ambivalente do ponto de vista sexual; uma espécie de andrógino. Fomos buscar referências em David Bowie e no Peter O'Toole de Lawrence da Arábia. Esse é o tipo de cara que, quando fala alguma coisa, o público pergunta: 'Será que ele é real ou está nos fazendo de bobos?'"

Sua incerteza reflete-se na tripulação de Prometheus, que teme as intenções de David a bordo.
"Eles não têm nenhuma certeza sobre esse cara", continua Fassbender.
"Há uma espécie de ressentimento contra os robôs, e assim eles tendem a tratá-lo um pouco como um pária. E isso leva o público a questionar: 'Será que ele tem sentimentos? O cara é um robô. Existe ciúme nele? Existe inveja? A maneira como as pessoas falam com ele pode ferir seus sentimentos?"
Divulgação
Michael Fassbender e Ridley Scott, nas filmagens de "Prometheus"

Seu material de referência vai além dos filmes.
"Eu construí o modo de David andar baseado em Greg Louganis. Ele era um famoso atleta especialista em salto ornamental nos anos 1980, se não me engano na data. Lembro-me de vê-lo quando menino. Eu sempre me recordo de que ele costumava andar de um jeito específico até a ponta do trampolim. Detalhes como esse podem ajudar."

Um traço de David que não fez parte da caracterização final do personagem foi o sotaque africâner, que Fassbender abandonou no primeiro dia.
"Tive um monte de ideias diferentes sobre o que fazer com a voz do personagem. Tentamos timbres e jeitos variados", lembra o ator.

"Num determinado ponto eu até quis usar o sotaque sul-africano, e então comecei a tentar um acento africâner. Ridley falou ‘Ok, é bem interessante', mas depois pediu: 'Use o jeito africâner de expressar-se e depois tente falar como um inglês’. Então, no final, ele decidiu: 'Ok, vamos ficar com o inglês. Vamos nos livrar do africâner!'"

"Prometheus" chega às telonas brasileiras no dia 8 de junho próximo.

Ainda nessa semana, o ator, nascido na Alemanha e criado na Irlanda deu uma outra entrevista - dessa vez à edição americana da revista "GQ", onde disse considerar que seu trabalho no filme "Shame"  - onde vive um compulsivo sexual - não foi recompensado com uma indicação ao Oscar por mostrar o pau em diferentes cenas, segundo trechos divulgados hoje pela imprensa americana.

"A cena fazendo xixi me custou um Oscar", disse o ator, se referindo ao momento em que seu personagem vai ao banheiro e a câmara mostra seu pau.

A sequência foi motivo de brincadeira por parte de George Clooney no Globo de Ouro e até mesmo da atriz Charlize Theron, companheira de Fassbender no elenco de "Prometheus", brincou a respeito recentemente.

"A princípio as pessoas me diziam que eu ia concorrer ao Oscar e eu não me importava", contou o ator.
"Mas após um tempo, depois de tanto repetirem, no final você acaba acreditando. Pensei que estaria ali, e ao descobrir que não, fiquei mal. Muito mal", admitiu Fassbender.
Divulgação
O ator Michael Fassbender,em cena de "Shame"

Fassbender foi candidato ao Globo de Ouro por esse papel na categoria de melhor ator de drama, junto a Leonardo DiCaprio - por "J. Edgar" -, Ryan Gosling - por "Tudo pelo Poder" -, Brad Pitt - por "O Homem que Mudou o Jogo" - e George Clooney - por "Os Descendentes", ganhador do prêmio.

Na entrevista, o ator reconhece que possui uma relação com Nicole Beharie, com a qual dividiu cenas em "Shame".
"Estamos saindo. É difícil porque ela vive em Nova York e eu na Inglaterra", disse o intérprete, que contou que o amor surgiu assim que terminaram as filmagens.

Grande ator, vai arrebentar novamente em "Prometheus".
*****
Até +!

Nenhum comentário:

Postar um comentário