Os candidatos á presidência já começam a montar sua estruturas - de comunicação, financeira, de agenda e deslocamentos - para os comitês de campanha e até para morar!
E é muito importante que cada brasileiro fique de olho nas empresas contratadas, nos profissionais envolvidos e no esquema armado para cada candidato.
Afinal, essa será a mais cara - e também a mais importante - eleição presidencial desde o final do regime militar, a primeira sem o Luiz Inácio como candidato, e a primeira com um presidente ainda no cargo esbanjando altíssimos índices de popularidade.
O que já foi definido, em termos de campanha, até agora:
SERRA NOMURO
Os tucanos reservaram quatro andares do edifício Joelma, no centro de São Paulo, para a pré-campanha.
Como em 2006, quando o Joelma também foi seu comitê central, Serra Nomuro ocupará também o escritório de uma amiga em Pinheiros, bairro onde mora.
O PSDB procura, também em São Paulo, um escritório só para acomodação do comitê financeiro da campanha.
Muito provavelmente coordenador de comunicação da campanha de Serra, o jornalista Luiz Gonzalez deverá montar uma estrutura própria para a gravação dos programas do PSDB. Na pré-campanha, ocupará o escritório de sua empresa criada para atividades eleitorais, a Campanhas, que costuma concentrar todas as etapas da produção de um programa.
O modelo de comunicação ainda não foi fechado.
Dele não participarão as equipes de internet, coordenadas pelo empresário Sérgio Caruso, e que funcionarão no Rio, em São Paulo e em Brasília.
Na capital federal funcionará o comitê político da campanha a presidente, onde o partido procura um prédio para sua instalação.
DONA DILMA
Dona Dilma, agora fora do governo Lula, ganhou estrutura de três casas e um escritório, equipes de imprensa, de internet e de apoio, além de carro e aluguel de jatinhos.
Totalmente financiada pelo PT, a estrutura é provisória, e será mantida nos três meses antes do início oficial da campanha.
Seu custo total nessa fase ficará acima de R$ 300 mil, sem contar gastos com marqueteiro e estratégia de internet.
Campanha oficial deslanchada, o escritório alugado num subsolo de um hotel em Brasília será fechado, e sua estrutura será transferida para o futuro comitê eleitoral, que funcionará ao lado da sede do PT na capital.
O escritório será o local trabalho de Dona Dilma nessa fase, e tem capacidade para 30 pessoas.
Uma das três casas - todas no Lago Sul, área nobre de Brasília -, será bancada pelas empresas Lanza Comunicação e Pepper Comunicação e as demais, pelo PT.
A Lanza cuidará da área de imprensa. A Pepper, da estratégia de internet.
A equipe de imprensa deve ser chefiada pela jornalista Helena Chagas, hoje na Empresa Brasileira de Comunicação.
Na área de internet, Dilma terá pelo menos três blogs. Um já está no ar - direcionado às mulheres. Outros dois serão lançados nas próximas semanas - um para o público em geral e outro para jovens.
A segunda casa é ocupada pela pré-candidata e sua mãe - ao deixar o governo, ela perdeu direito à residência oficial - ao custo de R$ 12 mil/mês.
A terceira casa é de responsabilidade do marqueteiro João Santana, o mesmo que fez a campanha da reeleição do Luiz Inácio.
Além dessa estrutura, Dilma será remunerada pelo PT com um salário compatível ao que ela recebia como ministra - perto dos R$ 20 mil.
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MARINA SILVA
Marina Silva é a que tem até agora a estrutura mais modesta.
Sua campanha vem usando informalmente uma casa térrea em Pinheiros, aqui em Sampa, cedida pelo empresário Guga Stroeter - sócio de Alexandre Youssef, que é filiado ao PV.
O partido ainda tenta acertar um contrato de aluguel para uso permanente do espaço como comit~e principal da campanha.
Enquanto isso, seus apoiadores têm usado também a sede do PV estadual, na Vila Mariana.
Na internet, o que existe até agora é uma rede de colaboradores.
A coordenação desse trabalho vem sendo feita pela MVL Comunicação, em São Paulo.
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