quarta-feira, 14 de abril de 2010

AGÊNCIAS DE NOTÍCIAS DECIDEM BOICOTAR APRESENTAÇÃO DO FESTIVAL DE CANNES


Quatro agências mundiais - AFP, Reuters, AP e Getty TV - decidiram boicotar a entrevista coletiva de anúncio da seleção oficial do 63º Festival de Cannes, como forma de protesto pelas restrições impostas pela organização à cobertura em vídeo do festival.

Divulgação
Cartaz oficial do Festival de Cannes 2010, com Juliette Binoche

Os organizadores do evento - que acontece de 12 a 23 de maio - informaram às três agências de notícias mundiais que aplicarão restrições à difusão das imagens feitas durante eventos oficiais do festival, como as entrevistas coletivas ou o momento em que as estrelas sobem as escadas do Palácio do Festival.

As restrições são resultado dos acordos assinados pelos organizadores do festival com o Canal+, um canal pago, e com a filial da emissora a cabo da operadora de telefonia móvel Orange (France-Telecom), que teriam a exclusividade na cobertura em vídeo dos eventos oficiais de Cannes.

As restrições dizem respeito ao fato de que as grandes agências não poderão filmar os principais acontecimentos do Festival,como coletivas de imprensa ou o momento em que as estrelas sobem as escadarias do Palácio do Festival.

Essas restrições são resultado direto dos acordos assinados pelos organizadores do Festival com o Canal+, um canal pago, e com a filial da tv paga da operadora de telefonia móvel (France-Telecom), que teriam a cobertura de vídeo exclusiva dos eventos oficiais do Festival.

A americana AP e a britânica Reuters já anunciaram que vão boicotar totalmente, em texto, foto e vídeo, o Festival - que esse ano vai de 12 a 23 maio - caso não se chegue a um acordo com a organização.

Indagados nesta quarta pela AFP, os organizadores do Festival não quiseram fazer qualquer comentário nem sobre as restrições, nem sobre a decisão de boicote por parte das agências.

A decisão tomada pela organização do festival reduzirá a cobertura em vídeo das agências a dois minutos diários, entre elas 30 segundos por coletiva de imprensa ou o momento em que os atores sobem as escadarias.

Esta não é a primeira vez que as agências de notícias enfrentam organizadores de grandes eventos.

Mas, com a força que elas sempre tem, espero sinceramente que tudo se acerte, antes de o Festival começar.

Cannes é um dos principais festivais de cinema do mundo, e nós só perderíamos acompanhando reportagens sem imagens.

Nenhum comentário:

Postar um comentário