sábado, 24 de abril de 2010

TELESCÓPIO HUBBLE: 20 ANOS

O telescópio espacial Hubble completa 20 anos em órbita hoje!

Para marcar a data, a Nasa - a agência espacial americana-, e a AEE - Agência Espacial Europeia - divulgaram imagens inéditas feitas por ele, principalmente as imagens de uma pequena parte da nebulosa Eta Carinae, conhecida como uma das maiores regiões de nascimentos de estrelas da galáxia.

Nestas duas décadas, o Hubble - que tem esse nome em homenagem a um astrônomo inglês - apresentou vários problemas, como equipamentos quebrados e espelhos que deixaram as imagens fora de foco, obrigando a Nasa a enviar astronautas para fazer reparos.

Mas nada disso manchou a sua reputação, já que o telescópio realizou descobertas importantíssimas para todas as áreas da astronomia.

"A visão poderosa do Hubble expandiu nossos horizontes cósmicos e trouxe à tona um novo conjunto de enigmas sobre o Universo", escreveu o astrônomo britânico Martin Rees em artigo no site da BBC.

"Só nos últimos dez anos aprendemos sobre o grande número de 'mundos' que existem orbitando outras estrelas." Segundo ele, o telescópio ajudou os astrônomos a descobrir que as galáxias estão se dispersando a uma velocidade acelerada, sob a influência do que chamou de uma "força misteriosa".

"Nossa previsão mais longa é a de que o Cosmos vai continuar se expandindo, tornando-se cada vez mais vazio, mais escuro e mais frio", afirmou Rees.

Em seus 20 anos de operação, o Hubble observou mais de 30 mil corpos celestes e produziu mais de 500 mil imagens.

No ano passado, astronautas instalaram novos equipamentos no telescópio, tornando-o cem vezes mais potente do que quando foi posto em órbita.

Na última segunda-feira, como parte das comemorações dos 20 anos, a Nasa anunciou que o Hubble vai operar até 2013.

Em 2014, ele será substituído por outro telescópio espacial, batizado de James Webb.

Para quem a-do-ra ver imagens do espaço, o lançamento do Hubble, para mim, foi uma festa!

Afinal, até então, as boas imagens que tínhamos do espaço eram feitas pelos telescópios instalados nos superobservatórios, que ficavam à mercê das condições atmosféricas - nuvens, poluição, refração de luz na atmosfera.

Com o Hubble, as imagens passaram a ser feitas NO ESPAÇO, dispararam o conhecimento humano em astronomia e astrofísica, e se tornaram autênticas obras de arte.

Vamos ver algumas delas:

Fotos: Nasa

Magnífica imagem do nosso Sol, com suas explosões de superfície perfeitamente nítidas

No ano passado, o Hubble foi modernizado. Os equipamentos instalados tornaram o telescópio 100 vezes mais potente. E os astronautas deram show, ao "pescar" o telescópio e coloca-lo com braços robóticos dentro do ônibus espacial, para ser reparado.

Imagem fantástica da nebulosa Eta Carinae, que fica a 7,5 mil anos luz da Terra

Júpiter, o mais colorido dos planetas do nosso sistema solar

Duas estrelas, aqui vistas em toda a sua luz


Essa é a Constelação de Órion, com um Sol vermelho ao centro


Astronauta se prepara para reparar o telescópio, no ano passado


E para finalizar, esse é o telescópio Hubble, em sua órbita da Terra, visto da Estação espacial Internacional.

Lindo, não é?




Nenhum comentário:

Postar um comentário