terça-feira, 20 de abril de 2010

DOROTHY HEIGHT, ATIVISTA NORTE AMERICANA

A ativista norte-americana de direitos civis Dorothy Height , presidente do Conselho Nacional das Mulheres Negras, morreu na terça-feira em Washington, aos 98 anos.

Foto: Jason Reed/Reuters
Dorothy Height, ativista americana

Assistente social de formação, Height começou a militar pelos direitos civis e a igualdade de gênero na década de 1930, atuando para evitar linchamentos, proibir a segregação nas Forças Armadas dos EUA, reformar o processo penal e promover o livre acesso a acomodações públicas no país.

Ela morreu de causas naturais no Hospital Universitário Howard, segundo uma porta-voz da clínica.

No obituário dela publicado em sua edição digital, o jornal The Washington Post disse que "a sra. Height foi possivelmente a mulher mais influente nos altos escalões da liderança dos direitos civis, mas nunca atraiu a atenção da grande imprensa, que conferiu celebridade e reconhecimento instantâneo a alguns outros líderes dos direitos civis da sua época".

Em 1994, o então presidente Bill Clinton corrigiu esse erro histórico, felizmente: lhe concedeu a Medalha Presidencial da Liberdade, maior honraria civil dos EUA.
Em 2004, ela recebeu a Medalha de Ouro do Congresso.
Considero a Sra. Height tão importante para os direitos civis quanto Martin Luther King. Seu trabalho diário, subterrâneo, longe dos holofotes foi tão importante quanto.
Que os anjos a recebam, com clarins e de asas abertas!

Nenhum comentário:

Postar um comentário