quinta-feira, 15 de abril de 2010

FESTIVAL DE CANNES: CONFIRA OS SELECIONADOS

No ano passado, Cannes viveu um momento pop, com Almodóvar, Tarantino e Lars Von Trier.

Mas os grandes cineastas nunca faltam na seleção do Festival de Cannes, que anunciou hoje uma boa parte da lista de filmes de sua 63ª edição.
Os novos filmes de Jean-Luc Godard, Abbas Kiarostami, Takeshi Kitano e Manoel de Oliveira foram confirmados na seleção.

Cartaz do festival

O iraniano Kiarostami (com “Copie Conforme”, estrelando Juliette Binoche) e o japonês Kitano (com o filme de gângster “Outrage”) integram a Competição, a seção mais nobre do festival.
Já o francês Godard (com o manifesto “Film Socialisme”) e o português Manoel de Oliveira (com “O Estranho Caso de Angélica”, que traz no elenco a brasileira Ana Maria Magalhães), que não participavam do festival há quase uma década, integram a mostra paralela Um Certo Olhar.
O britânico Mike Leigh - que já levou a Palma de Ouro por “Segredos e Mentiras”
(1996) - compete com “Another Year”.

Ainda vão mostrar seus filmes em sessões especiais:
Woody Allen, com “You Will Meet a Dark Tall Stranger” - com um grande elenco encabeçado por Naomi Watts, Anthony Hopkins e Antonio Banderas.
Oliver Stone leva “Wall Street – Money Never Sleeps” -,a sequência de seu filme de 1987 - novamente estrelado por Michael Douglas e agora co-estrelado por Shia Labeouf.
Stephen Frears (de “A Rainha”) apresenta “Tâmara Drewe”.

O Brasil está fora de competição, mas participa das sessões especiais com ''5 x Favela. Agora por Nós Mesmos'', realizado por jovens moradores de favelas cariocas e produzido por Cacá Diegues, cineasta que integra o júri da Cinéfondation, para curtas de novos diretores.
“Quincas Berro d’Água”, o novo filme de Sérgio Machado baseado na obra de Jorge Amado, estava cotado para integrar a lista, mas a expectativa não se concretizou.

A América Latina integra a Competição principal com o novo filme do mexicano Alejandro González Iñárritu (diretor de “Babel”), intitulado “Biutiful”.
Outros três filmes aparecem nas seções paralelas: o argentino “Los Lábios”, na mostra Um Certo Olhar; o chileno “Nostalgia de la Luz” e o mexicano “Abel” exibidos em sessões especiais.
Este último é o filme de estreia na direção do ator Diego Luna - de “E sua Mãe Também”. A minha expectativa de vê-lo como diretor é grande.

Romênia e a Hungria não tiveram filmes selecionados para a Competição.
As surpresas desta edição foram um filme de um diretor africano do Chade - Mahamat-Saleh Haroun (“A Screaming Man”) e outro da Ucrânia (“You, My Joy”, de Sergey Loznitsa).

A lista ainda não está completa, já que de quatro a seis filmes ainda devem ser anunciados para a Competição até o início do festival.

Cannes promete!

Nenhum comentário:

Postar um comentário