sexta-feira, 30 de abril de 2010

"HOMEM DE FERRO 2": TÃO BOM QUANTO O PRIMEIRO!

Robert Downey Jr. nunca se vestiu com fantasias de heróis. "Na infância? Não", diz .
"Mas durante meus 30 e poucos anos, em Palm Springs, logo antes de ser preso? Sim. Era uma premonição."
Apesar de fazer piada com as dificuldades do passado por porte de drogas, o que não é brincadeira é o sucesso de Downey Jr., no ressurgimento de sua carreira depois de superar um longo vício em cocaína e heroína.

Foto: Divulgação Paramount Pictures

Robert Downey Jr, em cena de "Homem de Ferro 2"

Ele fez um retorno simplesmente fantástico como Tony Stark, um engenheiro playboy arrogante e alcoólatra que também entra em conflito com seus demônios pessoais, na primeira adaptação cinematográfica do personagem de HQ da Marvel - "Homem de Ferro" - em 2008.

Agora, Downey Jr., 45 anos, está de volta em "Homem de Ferro 2" , em doses muito maiores de ação, personagens e explosões.

A Paramount começou a lançar o filme ontem em 55 países, incluindo alguns pesos pesados como Reino Unido, Austrália, Coreia do Sul, Rússia e Alemanha. Hoje, é a vez do Brasil, Itália, México, Espanha e Hong Kong.

O estúdio optou por fazer o filme estrear no mercado estrangeiro uma semana antes de sua estreia norte-americana - 7 de maio - para garantir a ele mais tempo nos cinemas antes do início da Copa do Mundo na África do Sul, em 11 de junho.

Evento esportivo mais assistido no mundo, a Copa atrai um público televisivo masculino enorme, justamente a faixa do público que é crucial para o segundo "Homem de Ferro" e para muitos outros lançamentos do verão americano.

Quando a primeira aventura do herói de armadura vermelha e dourada foi lançada nas telonas, eu comentei aqui no blog que Downey Jr. era Tony Stark, e que sua escolha não poderia ter sido mais feliz.

Divulgação Paramount Pictures

Tony dá uma paradinha pra traçar uns donuts!

Lembrei que ambos, ator e personagem, eram arrogantes, falastrões, com egos infladíssimos, mas inteligentes e dedicadíssimos ás suas profissões e que, talvez até por tudo isso, caíram na cova profunda dos vícios - a personagem, no alcoolismo; o ator, na heroína e cocaína.

Se tudo isso era óbvio no primeiro filme, nesse segundo estão igualmente visíveis.

Veja o trailer do filme:


Estupendo ator - lançado ao estrelato numa cinebiografia do Gênio Charles Chaplin interpretando o próprio! - e depois de cinco anos sendo detido incontáveis vezes por porte de drogas - e finalmente cumprir pena em 2000 - o retorno de Downey Jr. à popularidade em Hollywood com "Homem de Ferro" - incluindo um prêmio Globo de Ouro por seu papel, também ótimo em "Sherlock Holmes" - não é diferente da ascensão do próprio Stark depois que ele revela sua dupla identidade como um super-herói de armadura - na cena final do primeiro filme, Stark não aguenta, seu ego fala mais alto e ele confessa numa entrevista coletiva que o Homem de Ferro é ele.

"Eu acho que (o sucesso de Robert) indicou o nível de fama que Tony Stark experimenta a partir do momento em que ele anuncia ser o Homem de Ferro", disse o diretor do primeiro, e também deste segundo filme com o herói, Jon Favreau, que também declarou que o primeiro filme arrecadou US$ 580 milhões mundialmente.

A história dessa segunda parte é muito boa. O governo americano está de olho na invenção de Stark , e quer que o Homem de Ferro seja - na fala de um senador numa ótima cena que se passa no congresso americano, numa das tais "comissões - "propriedade do governo".

Sofrendo pressão do governo, da mídia e do público para compartilhar sua tecnologia com as forças armadas, Tony reluta em divulgar os segredos por trás da armadura , temendo que as informações caiam em mãos erradas. E adivinha se não caem!

Gus Ruelas/Reuters

Robert Downey Jr. e Gwyneth Paltrow, na noite da pré estréia do filme, semana passada em Los Angeles

Tendo Pepper Potts (Gwyneth Paltrow) e James "Rhodey" Rhodes (Don Cheadle) e a seu lado, Tony estabelece novas alianças e enfrenta novas e poderosas forças: Stark se vê às voltas com um grande vilão - Ivan Vanko, interpretado por Mickey Rourke, que tem praticamente os mesmos poderes dele - e uma não tão vilã assim, a Viúva Negra interpretada por Scarlett Johansson - que treinou artes marciais durante 7 meses e meio, e aparece com uma linda e longa cabeleira ruiva.

Divulgação: Paramount Pictures

Scarlett Johansson é a Viúva Negra

Com tantas estrelas no elenco - algumas repetindo papéis - só Samuel L. Jackson teve problemas com a Marvel nas negociações para voltar a interpretar Nick Fury. O retorno do ator foi acertado após um contrato milionário, que envolve sua participação em nove filmes de empresa.

Mas quem rouba as cenas em que aparece é, sem dúvida, Mickey Rourke.

O ator - renascido das cinzas como Downey Jr. - vive uma ótima fase nas telonas, depois de quase 15 anos de esquecimento.

Fala-se tão mal de Rourke - por causa de sua vida pessoal - que se esquece que ele foi comparado a Marlon Brando de "O Selvagem da Motocicleta" , antes de virar um símbolo sexual, nos anos 1980, no romance erótico "Nove e meia semanas de amor", ao lado de Kim Bassinger.

Já no início da carreira, Rourke contou com a ajuda de um professor da famosa escola de interpretação, que lhe ensinou as bases de seu ofício.

Sua intepretação em "Homem de Ferro 2", é soberba, onde ele usa todo o repertório de técnicas meticulosas da famosa escola de atuação Actors Studio.

Mantendo-se fiel ao "método" desta escola, que recomenda a análise profunda das motivações e psicologia dos personagens, ele construiu sua versão do terrível Ivan Vanko, um engenheiro russo com sede de vingança em "Homem de Ferro 2".

"Não conheço muitos atores que iriam parar em uma prisão russa para preparar seu personagem", disse na semana passada o produtor Kevin Feige a um grupo de jornalistas em Beverly Hills.

Divulgação Paramount Pictures

Mickey Rourke, no começo da cena em que corta o carro de Fórmula 1 de Tony Stark ao meio!

"Mickey é muito profissional, emana uma circunspecção impressionante", acrescentou o roteirista do filme, Justin Theroux.

Com sua característica voz rouca, forte e ao mesmo tempo com ar sereno, Rourke contou como foi seu encontro com um prisioneiro russo.

"Fiz algumas ligações e me deixaram entrar na prisão. Dez dias depois, pude ver esse cara. Falamos muito, tinha muitas tatuagens e foi explicando todas, uma por uma", disse.

Como seu personagem é russo, foi impossível para o ator, meticuloso, não se aventurar na língua.

"Tive um professor durante três meses, cinco vezes por semana, três horas por dia", contou Rourke, reconhecendo as limitações desta experiência. "Para aprender duas falas de diálogo, levei três semanas. E além disso, o professor ria do meu sotaque".

O ator assegurou que não teria aceito o papel se não pudesse dar a ele sua marca pessoal.

"Não queria interpretar o vilão russo superficial. Queria construí-lo em várias fases de forma que se pudesse compreender seu comportamento e a forma como reage. Não queria um estereótipo, queria humanizá-lo", explicou.

Rourke vivencia um verdadeiro renascimento já que até poucos anos atrás, "apenas conseguia pagar as contas. Meu problema não era nem a droga, nem o álcool, mas minha violência descontrolada".

Durante cinco anos, ele se dedicou ao boxe, atividade que deixou seu rosto desfigurado.

A luz no fim do túnel começou a surgir com a atuação em "Sin City"(2005), de Robert Rodriguez.

"Quando fiz o filme, disse 'Oh, meu Deus, estou em um filme de verdade'. Sabia que estavam dando uma nova chance e que desta vez não podia deixá-la escapar", lembrou.

"Se não tivesse esperado 14 anos para minha volta, talvez não teria sabido me submeter. Mas sabia que se me tornasse novamente violento, as repercussões seriam terríveis", reconheceu.

A consagração veio em 2008, com o papel de um boxeador em "O Lutador", que lhe valeu um Globo de Ouro e uma indicação ao Oscar.

"Durante todos estes anos (de infortúnio), aprendi que a causa dos meus problemas era eu e ninguém mais", confessa Rourke.

O filme conta com uma trilha sonora forte do AC/DC,- perfeita para as cenas de ação - tem uma ótima fotografia, cenários de babar, mais um senhor carro da Audi, um figurino sofisticado, e efeitos especiais impecáveis - eu nunca sei quando é Downey Jr. ou uma computação gráfica que está na cena . Tudo com muita ação, um ótimo vilão e uma boa história.

Para mim, que adoro filmes - e heróis, e HQs! - essa segunda parte, ao lado da primeira (2008), do "Batman, O Cavaleiro das Trevas" (2008) - de Chris Nolan - de "Batman, o Retorno" (1992) - de Tim Burton - e do "Superman: o Filme" (1978) - de Richard Donner - são os melhores filmes de super heróis feitos até agora.

E a Marvel prepara nesse exato momento outros dois, com Thor e o Capitão América, pra depois fazer um com Os Vingadores, onde Downey Jr. repetirá sua performance de Stark/Iron Man!

Será que eu aguento?

Divulgação Paramount Pictures

Homem de Ferro 2 / Iron Man 2
Gênero: Ação, Aventura e Ficção-Científica
Duração: 117 min.
Origem: Estados Unidos
Direção: Jon Favreau
Roteiro: Justin Theroux e Stan Lee (criador da personagem de HQ. em 1961)
Distribuidora: Paramount Pictures
Elenco Principal:
Robert Downey Jr. - Tony Stark/Homem de Ferro
Gwyneth Paltrow - Pepper Potts
Don Cheadle - James "Rhodey" Rhodes
Scarlett Johansson - Viúva Negra
Mickey Rourke - Ivan Vanko
Samuel L. Jackson - Nick Fury

Cotação do Klau:

Nenhum comentário:

Postar um comentário