quinta-feira, 1 de julho de 2010

BISCATES EM DESFILE!


SERRA NOMURO TROCOU O CACIQUE PELO ÍNDIO

O PSDB alimentou por vários meses a ilusão de que pudesse formar a chamada "chapa dos sonhos" - Serra Nomuro pra presidente, e Aécio pra vice.

Acabou atropelado pela dura realidade da política brasileira.

A indicação do jovem deputado federal Índio da Costa (DEM/RJ) - apadrinhado de César e Rodrigo Maia - para vice de Serra encerrou ontem uma das mais longas novelas que se teve notícia numa campanha tucana.

De noiva abandonada no altar, o DEM rebelou-se contra a indicação do senador Álvaro Dias (PSDB-PR), cacique tucano e feita na sexta-feira passada, mostrando assim sua verdadeira face de mocinha de novela mexicana, aquela que, passada pra traz, articula a vingança avassaladora e derradeira.

Pior: a mocinha ficou sabendo de que o senador paranaense seria o tão sonhado vice de Nomuro pelo Twitter do ex-deputado e presidente nacional do PTB Roberto Jefferson - aquele!

Só restou ao elenco da novela demista iniciar uma reação pública, irônica e agressiva, na qual ridicularizaram a escolha e ameaçaram abandonar a aliança.

E como tudo que já está pior sempre tende a piorar mais, o senador Osmar Dias (PDT), irmão de Álvaro, anunciou na noite de anteontem, depois de muito negociar, a intenção de concorrer ao governo do Paraná, oferecendo um palanque à candidatura presidencial de Dona Dilma no Estado.

A possibilidade de Osmar apoiar o PSDB era o principal motivo alegado para Nomuro querer o mano dele como vice. Sem isso, "bye-bye" Álvaro Dias.

Depois de algumas horas de suspense, o anúncio de Índio da Costa pegou todos -inclusive ele próprio- de surpresa.

Ao ceder ao DEM, mas bater o pé na prerrogativa de escolher o político fluminense para ser seu vice, Serra selou uma aliança eleitoral que se viu de fato ameaçada, já que ele acredita que um vice jovem e do Rio de Janeiro - estado onde o tucano perdeu espaço e tem dificuldades históricas de se afirmar - possa trazer mais ganhos do que perdas para a candidatura.

Índio foi escolhido também por ter sido o relator na Câmara do Projeto Ficha Limpa, o que traduz o anseio popular por representantes mais comprometidos com a honestidade, o que, acredito eu, seja uma vantagem, em se tratando de um partido que há pouco foi estraçalhado pelo escândalo de corrupção do governo do Distrito Federal.

Faltam pouco mais de três meses para o primeiro turno da eleição, há muito por acontecer na campanha, e a novela do vice de Serra sem dúvida escancarou dificuldades e percalços -mas são situações que ficarão para trás.

E não custa lembrar: a maioria dos problemas que a candidatura tucana teve até hoje pode ser atribuída à autossuficiência do candidato, nada disposto a fazer concessões para compor seu arco de alianças - o que não deixa de ter aspectos positivos diante da "festa do caqui de Mairinque" que o lulo/petismo consagrou.

Outros fatos que estreitaram a margem de manobra da oposição foram a força popular do presidente Luiz Inácio, o peso da máquina e o poder de atração da candidatura governista sobre os partidos .

Agora com os vices definidos, espero que a disputa pela Presidência finalmente passe para a etapa mais propositiva.

Afinal, o país quer mesmo é saber o que os candidatos pensam sobre temas como a condução da economia, o papel do Estado, os gargalos na infraestrutura e os desafios ainda imensos em relação à saúde, à educação e à segurança pública.

Propostas, Excelências, propostas. Por favor.

<><><><><>


ÍNDIO NEM SABIA QUE QUERIA APITO

Ontem pela manhã, quando o nome do vice ainda era mistério, Indio da Costa (RJ) circulava pela convenção do DEM em Brasília sem que lhe dessem a menor bola.
Só soube pouco antes do almoço que era um dos finalistas.
No início da tarde recebeu um telefonema de Serra Nomuro: "Quero que você traga a juventude", disse o tucano.
Essa faixa etária é tratada como prioridade pela campanha de Dona Dilma.


INDEPENDENTE ATÉ A PÁGINA 2

Apresentado como iniciativa de um grupo "independente" de moradores de municípios do interior, o "Movimento Estadual Contra os Pedágios Abusivos de SP", que tem protestos marcados para hoje em diversas rodovias, é na realidade organizado por petistas que miram as candidaturas de Serra e Alckmin.
O coordenador, José Matos, é assessor do vereador Carlos Alberto Rezende Lopes, o Linho, do PT de Indaiatuba.
Matos montou uma campanha de internet inspirada na mobilização feita para Dilma pelo guru Marcelo Branco. Na net, podem ser vistas várias fotos de Branco com Matos -que aparece ainda abraçado a Aloizio Mercadante, candidato do PT ao governo.
Como se sabe, "independência" e "PT" são palavras absolutamente divergentes.


"QUEM BOTA UM PÉ EM CADA CANOA..."


...acaba molhando a bunda!".
O ditado preferido do meu saudoso pai parece que não se aplica ao marqueteiro Duda Mendonça - aquele!
O marqueteiro acertou na segunda que fará a campanha de Marta Suplicy ao Senado por São Paulo.
O candidato a governador do partido, Aloízio Mercadante, espumou de raiva, já que Duda fará também a campanha de Paulo Skaff (PSB), igualmente para governador.
Mercadante está certo. Como evitar que segredos de uma campanha não vazem para a outra?


BRAÇO FORTE, MÃO AMIGA

Na reunião da coordenação política, na segunda, Luiz Inácio defendeu reestruturação da Defesa Civil.
Após visitar o Nordeste assolado pelas chuvas, o presidente concluiu que a dobradinha com as Forças Armadas nessa área precisa ser reforçada.
A população agradece, mas tirar os militares da mamata que eles tem de dentro dos quartéis? Difícil.


SONHO MEU

A campanha de Aloizio Mercadante passou a acreditar que vai dar segundo turno, menos por esperar desempenho dos coadjuvantes Celso Russomano (PP) e Paulo Skaf (PSB), e mais por apostar numa "onda Dilma", que carregue o candidato ao governo paulista como Luiz Inácio fez com José Genoino em 2002.
De sonho também se vive.


E A GRANA?


Como a polarização entre Dona Dilma e Serra Nomuro se consolidou, a campanha de Tia Marina Silva Clorofila Malafaia (PV) anda preocupada, não apenas pelo risco de asfixia quando começar o horário eleitoral em televisão e rádio, mas também pelo desestímulo aos potenciais doadores de recursos.
Fique fria, Tia.
Afinal, a senhora pode apelar para o bolso do Malafaia, sempre recheado com os dízimos dos otários que ele engana todos os dias pela TV.


DANÇA DAS CADEIRAS

O advogado Pedro Abramovay deverá ser o substituto de Romeu Tuma Júnior, despejado da Secretaria Nacional de Justiça após investigações da Polícia Federal detectarem suposta ligação dele com a máfia chinesa em São Paulo.
Enquanto isso, o crime organizado continua mandando nesse país.


BONDE DO LULÃO

Chamou atenção o tamanho da comitiva levada por Luiz Inácio a Pernambuco e Alagoas, para conferir os estragos causados pela chuva.
Viajaram com o presidente os ministros da Casa Civil, do Planejamento, da Educação, das Cidades, da Saúde, da Integração e do GSI, além do comandante do Exército, da presidente da Caixa e de diretores do Dnit e da Eletrobras.
O governo diz que o Aerolula lotado nada teve a ver com prevenção de algum desgaste eleitoral, e que o grau da catástrofe justifica a mobilização.
Os integrantes da comitiva se impressionaram com a recepção calorosa da população a Lula, em meio à toda destruição.
O presidente abraçou vítimas, chorou muito e fez questão de entrar nas casas destruídas e cheias de lama.
Além de chorar, Luiz Inácio prometeu "verba ilimitada" aos desabrigados.
Vamos conferir.

<><><><><>

FRASES DA SEMANA

"Política se faz com compaixão, coragem e amor. A quem serve o preconceito? Nada se constroi destruindo".
DO VEREADOR PAULISTANO GABRIEL CHALITA (PSB) sobre a colega Mara Gabrilli (PSDB), que lançou em seu Twitter a pergunta: "Você confiaria seus filhos para Dilma de babá?".
*****

"Depois de criticar a "marolinha" na televisão, quem deve desculpas a Lula e ao Brasil é a oposição."
DO DEPUTADO JOSÉ MENTOR (PT-SP), confrontando as críticas feitas ao presidente durante o enfrentamento da crise com os resultados da economia.
*****

"Dilma já foi comparada a Mandela, Maria Quitéria e agora Irmã Dulce. Ela vai acabar santificada pelo PT antes de Lula".
DO DEPUTADO JOSÉ CARLOS ALELUIA (DEM-BA), sobre a comparação, feita pelo governador Jaques Wagner, entre a ex-ministra e a religiosa baiana que se notabilizou pela assistência aos mais necessitados.

<><><><><>

HISTÓRIAS PRA BOI DORMIR

Quando era prefeito de Pindamonhangaba, no final da década de 70, o médico anestesista Geraldo Alckmin foi chamado às pressas, no meio da madrugada, para fazer um parto.
O procedimento transcorreu sem incidentes e, ao final, o tucano se despediu:
-Agora é melhor eu voltar para casa porque o expediente começa cedo na prefeitura...
A mulher que tinha acabado de dar à luz resolveu agarrar a oportunidade:
-Ah, doutor, aproveitando... E a rede de esgoto do Jardim Resende? Quando é que fica pronta?

<><><><><>

ATÉ QUINTA!

Nenhum comentário:

Postar um comentário