quarta-feira, 28 de julho de 2010

PAUL POP STAR

As bandeirinhas de países em volta do vidro e a réplica da Taça Fifa dentro do aquário indicam que o endereço está certo.
Ao lado, fotos dos momentos que fizeram Paul virar celebridade durante a Copa. Mas onde está o polvo?

"Ele está escondido. Ficou estressado por causa de tantos flashes. Vê aqueles degraus de ferro? Atrás tem uma madeira. Atrás dela, no canto de baixo. É ali que ele está", indica Chris, espécie de "segurança" do polvo que ficou famoso fazendo previsões no Mundial da África.

Ele é responsável por fazer com que as cerca de 2.000 pessoas que passam ali diariamente não incomodem o ilustre morador.

Fotos: Tatiana Cunha/FolhaPress
Fila para ver o popstar, do lado de fora do aquário SeaLife, em Oberhausen-Alemanha

Os ingressos custam R$ 36 para adultos e R$ 22 para crianças.
"Paul está escondido. Continuem andando. Fotos só sem flash", diz o funcionário no canto mais concorrido do SeaLife de Oberhausen.

Gente de todas as idades se acotovela ante o pequeno vidro para tentar ver Paul.
"É uma pena não tê-lo visto. Soubemos que ele acertou a previsão dos jogos na Copa e decidimos vir aqui conhecê-lo", diz a peruana Nilda Sainz, que passa férias com a família na Alemanha.

Como Paul pouco aparece para os visitantes, o aquário resolveu capitalizar em cima do cefalópode.

Na loja do parque, uma estante foi armada com produtos que lembram Paul.
São bichos de pelúcia, chaveiros, bolas, ímãs de geladeira, cartões-postais, todos expostos sob um polvo gigante pendurado no teto.
"Tivemos um aumento de cerca de 18% no número de visitantes depois da Copa", afirma Daniel Fey, diretor de entretenimento do SeaLife.
De acordo com ele, a ideia de fazer com que Paul desse palpites nos jogos surgiu durante uma reunião do estafe.
"Queríamos fazer algo especial para o Mundial e, como já tínhamos tentado isso na Eurocopa, achamos que seria uma boa ideia", explica Fey. "Polvos são como cachorros ou crianças de dois anos, eles gostam de brincar. Dar comida dentro de uma caixinha foi um jeito que encontramos de entretê-lo."

Na loja, você pode comprar um Paul de pelúcia!

Na Copa, Fey chegou a dar 20 entrevistas por dia, graças à fama de Paul. "Um dia estava tomando café, e a TV Al Jazeera me ligou e disse: "Você estará ao vivo em cinco segundos". Foi engraçado."
Devido às previsões, o cefalópode recebeu de e-mails com ameaças de morte a cartas de amor "de moças espanholas", diz Fey. Ontem ganhou camisa da Espanha com oito mangas de um fã.
Mas Paul agora está aposentado. "Recebemos muitas propostas, inclusive de times brasileiros, mas ele não fará mais previsões", conta o diretor, que não irá doar o polvo para nenhum museu após sua morte -calcula-se que ele tenha dois anos e deva ter apenas mais um ano de vida.
"Assim como não quero expor a minha mãe, não vou querer isso para o Paul."

Matéria de TATIANA CUNHA para a "Folha de S.Paulo" de hoje

Nenhum comentário:

Postar um comentário