quinta-feira, 8 de julho de 2010

BISCATES EM DESFILE!

Os candidatos "ficha suja" vão se candidatar e poderão ser votados; troca troca do programa de governo da Dona Dilma no TSE; o patrimônio do Collor;o staff bandido da Dona Marta e muito mais, no resumo semanal de Política.

BRECHA NA LEI PERMITE PARTICIPAÇÃO NAS ELEIÇÕES DE POLÍTICOS "FICHA SUJA"

No país do jeitinho, estava na cara que isso iria acontecer: brechas na legislação eleitoral devem permitir que políticos "fichas-sujas" disputem a eleição deste ano e sejam votados normalmente.

Para especialistas, a tendência é que as punições aos "fichas-sujas" só aconteçam após a votação, ou mesmo depois da posse dos eleitos.

Segundo o calendário eleitoral, o Ministério Público e os partidos políticos já podem pedir a impugnação dos registros de políticos "fichas-sujas" à Justiça Eleitoral.

Após o início dos processos, o TSE (Tribunal Superior Eleitoral) terá até 19 de agosto para decidir sobre as impugnações, segundo a lei.

Porém, mesmo os "fichas-sujas" impugnados pela Justiça Eleitoral poderão recorrer ao STF (Supremo Tribunal Federal) para conseguir liminares que os autorizem a participar do pleito.

O procurador-regional eleitoral de São Paulo, Pedro Barbosa, afirma que essa possibilidade ficou assegurada com a entrada em vigor do artigo 16-A da lei 9.504, criado pela minirreforma eleitoral do ano passado.

A regra prevê que "o candidato cujo registro esteja sub judice poderá efetuar todos os atos relativos à campanha eleitoral, inclusive utilizar o horário eleitoral gratuito no rádio e na televisão e ter seu nome mantido na urna eletrônica enquanto estiver sob essa condição".

Barbosa diz que a permissão "vai exigir do Judiciário e do Ministério Público muita rapidez no tratamento da matéria" e "vai promover uma guerra jurídica sobre a questão".

Segundo a assessoria do TSE, o artigo 16-A tornou regra uma interpretação recorrente em julgamentos do tribunal.

Integrantes do MCCE (Movimento de Combate à Corrupção Eleitoral), um dos promotores da "Campanha Ficha Limpa", também admitem que dificilmente os "fichas-sujas" deixarão de participar das eleições,
e um dos membros do comitê do MCCE, o juiz eleitoral Márlon Reis, diz que o artigo 16-A até pode ter sua validade questionada nos tribunais, mas a legislação relativa aos recursos judiciais no país permite aos "fichas-sujas" buscarem liminares e serem votados em outubro.

Reis diz esperar que decisões finais do STF sobre o tema ocorram pelo menos antes da posse dos eleitos, uma vez que a Lei da Ficha Limpa estabelece prioridade no julgamento dessas causas.

Para o juiz, candidatos "fichas-sujas" amparados por liminares carregarão "um peso extra" nas campanhas e essa condição poderá causar prejuízos eleitorais a eles.

Cabe a nós, eleitores, não ficarmos esperando esse trâmite todo na justiça, e escolhermos candidatos "ficha limpa".

E não se esqueça: o MCCE, juntamente com a Abracci, vão colocar no ar nos próximos dias o site dos políticos "ficha limpa", no endereço


TRAPALHADAS PETISTAS

Dona Dilma entregou na segunda de manhã um programa de governo no TSE, com destaques como a taxação de fortunas e o "controle social" dos meios de comunicação - o que para mim quer dizer CENSURA.
No final da tarde da mesma segunda, o comando da campanha não apenas trocou o texto por uma versão atenuada, como atribuiu a um erro da "área jurídica" a apresentação do primeiro documento, debatido em fevereiro na pré-convenção do PT.
Sobre a ausência de contribuições dos aliados, principalmente o PMDB, a coordenação alegou que os demais partidos foram estimulados a registrar seus próprios programas, para futura junção.
Só para lembrar:
O presidente do PT, José Eduardo Dutra, quando o partido aprovou o documento na pré-convenção, disse: "Vou falar pela milésima vez: essas são apenas diretrizes, que serão submetidas à candidata, à sociedade e aos partidos aliados".
E Michel Temer, presidente do PMDB e vice de Dilma, na mesma época: "Não vamos nem aceitar prato feito nem brigar. Você só faz coalizão eleitoral dialogando com programas de governo".
Imagino a briga de foice no escuro que deve estar acontecendo na coordenação da campanha.

COMING SOON

O PT pretende apresentar na propaganda de TV - a partir do dia 17 de agosto - uma simbiose entre a despedida de Luiz Inácio do poder, e a apresentação de Dona Dilma como sua sucessora.
Para o comando da campanha, ainda não "caiu a ficha" da população sobre a saída de Lula.
Daí a ideia de tentar faturar na despedida.


LEVE LULA PRA CASA, POR CINCÃO!

O PT deve usar nesta eleição uma forma inédita de marketing e arrecadação de fundos: bonecos do Luiz Inácio, que serão vendidos nas lojas do partido e em eventos da campanha.
A idéia fiu apresentada ao secretário de Comunicação André Vargas por um petista de Santa Catarina, e teve ótima aceitação dentro do partido, que agora estuda como produzi-los em massa.
Feitas de material sintético, as miniaturas medem cerca de 15 centímetros e já existem em duas versões : de terninho e de camisa da seleção.
Cada "Lulinha" deve custar R$ 5.

GASTANDO O SAPATO

As caminhadas devem dominar as agendas de Serra Nomuro e Dona Dilma, nesse começo da corrida eleitoral.
Além da vantagem do custo - se comparado ao de um comício - existe a possibilidade de estabelecer contato com um público que não é só o do partido.
Para o PT, as caminhadas também ajudam a esconder que Dona Dilma ainda está em treinamento para falar a multidões.
Mas o núcleo da campanha garante que haverá comícios mais adiante, já que a candidata conta com um ótimo"showman" de plantão: Luiz Inácio.

CAMINHADA MEIA BOCA

Dona Dilma chegou ontem a São Paulo atrasada para sua primeira aparição como candidata, uma caminhada no centro da cidade, mas nem andou.
A Polícia Federal recomendou que ela não fizesse o o percurso a pé, limitando-se a encontrar Aloizio Mercadante e curriola bela já perto da chegada à praça da Sé.

GERALDINHO BOCA MOLE

Na campanha de Serra Nomuro, causou algum desconforto a promessa do correligionário Geraldo Alckmin TFP - aquele! , candidato da tucanada ao governo paulista, de baixar tarifas de pedágios em São Paulo, feita em meio ao tiroteio petista sobre o assunto.

CASO DE POLÍCIA

A campanha da Dona Marta ao Senado terá o prefeito de São Bernardo, Luiz Marinho - aquele que manda a guarda municipal bater em jornalista - na coordenação geral, Duda Mendonça - aquele que também vai fazer a campanha de Paulo Skaff (PSB) a governador - na comunicação e Jun Nakabayashi - envolvido no escândalo da Bancoop - na chefia do comitê financeiro.
A parceria firmada entre Dona Marta e Duda ainda não foi digerida por muita gente no PT de São Paulo, mas teve um padrinho de peso: José Dirceu - aquele!
Desse jeito, Dona Marta vai acabar presa, por formação de quadrilha...

GARAGEM RECHEADA

Fernando Collor - aquele! - candidato ao governo de Alagoas pelo PTB, informou ao TSE ter mais de dez carros, incluindo Ferrari, Maseratti, BMW, Mercedes, além de lancha e jetski.
Seu patrimônio chega a R$ 7,5 mi.
Que beleza!

TADINHO DO RODRIGO!

A cúpula do DEM - que pensava já estar "assim" com Serra Nomuro (PSDB), está inquieta diante da falta de sinais do tucano sobre os passos a serem dados, justamente nessa semana, quando começou oficialmente a campanha eleitoral.
E, se a escolha de Indio da Costa (DEM-RJ) para vice de Nomuro deu ao presidente do DEM, Rodrigo Maia (RJ), a chance de posar de vitorioso, criou um problema prático para o deputado: se Nomuro perder a eleição, Indio despontará como favorito no partido para disputar a prefeitura do Rio em 2012.

ÍNDIO BANQUEIRO

Com uma das campanhas a deputado federal mais caras do Rio em 2006, o vice de Serra Nomuro, Indio da Costa (DEM), foi financiado por empreiteiras e bancos.
Destaque para Itaú, Prosper e Cruzeiro do Sul - banco que pertence à sua família.

<><><><><><>

FRASES

"O vice do Serra já entrou na campanha mentindo: o relator do Ficha Limpa foi o deputado do PT José Eduardo Cardozo".
De CÂNDIDO VACCAREZZA (SP), líder do governo na Câmara, sobre o fato de a campanha do tucano enfatizar a participação de Indio da Costa na tramitação da lei que impede a candidatura de condenados pela Justiça.
*****
"Na pressa de registrar a candidatura, eles devem ter entregue o caderno errado."
DO DEPUTADO EDUARDO CUNHA (PMDB-RJ), sobre o fato de o programa de governo de Dilma, apresentado ontem ao TSE, não contemplar uma única linha do tão comentado documento com propostas elaborado pelo aliado PMDB.
*****
"Lula tem avaliação recorde, a economia cresceu 9% no trimestre, o eleitorado vê com bons olhos a continuidade. Aí o PT entrega uma proposta de governo de Dilma chamada 'A grande transformação'".
DO CIENTISTA POLÍTICO RUBENS FIGUEIREDO, sobre o documento registrado pela campanha petista no TSE, substituído horas mais tarde por versão "light".
*****
"Lula está acostumado a entrar em disputas "nadando de braçada". Agora quero ver desta vez, em que o jogo está zero a zero."
DO DEPUTADO ACM NETO (DEM-BA), sobre o resultado da pesquisa Datafolha que mostra Dilma Rousseff (PT) e José Serra (PSDB) tecnicamente empatados.
*****
"Como acreditar que a campanha do Serra será ficha limpa se um cacique do DEM já recorreu ao Supremo para buscar proteção?"
DO DEPUTADO MAURÍCIO RANDS (PT-PE), sobre a liminar do STF para liberar a candidatura do senador Heráclito Fortes (DEM), condenado em segunda instância pelo Tribunal de Justiça do Piauí.

<><><><><>

HISTÓRIAS PRA BOI DORMIR

O líder do DEM na Câmara, Paulo Bornhausen (SC), telefonou na semana passada para Antonio Palocci (PT-SP) para tratar de um projeto de relatoria do petista.
Lá pelas tantas, brincou:
-Estou de olho no seu movimento para tentar implementar o parlamentarismo no Brasil!
Palocci, um dos principais colaboradores da campanha de Dilma Rousseff, logo se esquivou:
- Que história é esta? Eu, imagina...
Ao que Bornhausen emendou:
-Falo sobre o seu desejo de virar primeiro-ministro...
(Palocci é a sombra de Dona Dilma na campanha, e será um dos ministros mais poderosos do governo dela, SE ela ganhar as eleições)

<><><><><>

ATÉ QUINTA!

Nenhum comentário:

Postar um comentário