terça-feira, 20 de julho de 2010

"TI-TI-TI" VOLTA REFORMULADA, MAS MANTENDO O BOM HUMOR

Jacques Leclair ou Victor Valentim?
Escrita por Cassiano Gabus Mendes em 1985, "Ti Ti Ti" foi um dos grandes sucessos da Globo naquela década e até hoje é lembrada pelos fãs, tanto, que é uma das mais pedidas para ser reexibida no "Vale a Pena Ver de Novo".

Vinte e cinco anos depois - e com todo esse público querendo ver a história novamente - a emissora resolveu rejuvenescer o roteiro original, e dar carta branca à autora Maria Adelaide Amaral para juntar a trama a outras ótimas novelas de Gabus Mendes, como "Plumas & Paetês" "Transas & Caretas", e "Locomotivas".

Por isso é que eu não vejo "Ti Ti Ti" como um "remake", mas sim, como uma nova obra, que passeia pelo universo de Cassiano Gabus Mendes, um dos maiores autores de telenovelas de todos os tempos.

No original, quem fazia os costureiros inimigos eram
Reginaldo Faria e Luis Gustavo, e agora, a autora Maria Adelaide Amaral criou uma série de homenagens, começando pela participação desses dois.

Alexandre Borges se alterna há 30 anos entre galãs e comédias escrachadas

Mas a homenagem principal é a Cassiano Gabus Mendes (1927-1993).

De "Plumas & Paetês", por exemplo, a autora resgata a moça pobre e bela, que se apaixona por um rico sem saber que ele é rico.

A participação de Luis Gustavo será na pele do inesquecível detetive Mário Fofoca, personagem de "Elas por Elas" (1982), também de Gabus Mendes.

Dirigidos por
Jorge Fernando, os capítulos iniciais de "Ti Ti Ti" se passam em Belo Horizonte e Sampa.
Depois, a novela se fixa em São Paulo.

Os atores e a equipe gravaram durante 45 dias em São Paulo, principalmente em locais como avenida Paulista, estação da Luz e parque Ibirapuera, e agora, se dedicam às cenas de estúdio, no Projac, no Rio de Janeiro.

Essa será a primeira novela das 19h gravada e exibida em alta definição.

E os personagens não estarão só na tela da TV.

Na internet, a emissora criou um
site para Leclair em que é possível ver as criações do personagem e acompanhar sua rotina em um blog.

Leclair agora é vivido por
Alexandre Borges. Valentim hoje é interpretado por Murilo Benício.

TV Globo
Murilo Benício e Alexandre Borges revivem a rivalidade entre os costureiros Victor Valentim e Jacques Leclair
Murilo Benício e Alexandre Borges revivem
a rivalidade entre os costureiros Victor Valentim
e Jacques Leclair

Também terão blogs Adriano Novaes (Rafael Zulu) e Stela Sanches (Mila Moreira), da fictícia revista "Moda Brasil", e trama poderá ser seguida pelo Twitter.

A figurinista da novela, Marília Carneiro, disse que o estilo dos personagens Jacques Leclair (Alexandre Borges) e Victor Valentim (Murilo Benício) foram inspirados nos estilistas Dener e John Galliano, respectivamente,

Marília também contou em quem se inspirou para os figurinos das personagens femininas da trama.

"Na Carine [Roitfeld, editora da 'Vogue França'] para a Malu [Mader]. Ela usa de Dolce & Gabbana até Chanel, passando por Cris Barros. Já a personagem da Claudia Raia é uma coisa Lanvin", diz Marília.


Isac Luz/TV Globo
Murilo Benicio e Alexandre Borges em "Ti Ti Ti"
Murilo Benicio e Alexandre Borges

E não é só a trama que bebe na fonte do original de 1985.
A abertura também é a mesma de 25 anos atrás, mas reformulada com o melhor da tecnol
ogia atual.
Que eu me lembre, é a primeira vez que a Globo opta por refazer uma abertura já utilizada antes.

E tudo está lá: fitas métricas que "lutam" e correm pela tela, agulhas e tesouras seguem em guerra, só que agora, faíscas voam das lâminas que se cruzam no ar.

A versão original - também criada por Hans Donner - tinha como tema a música "Ti Ti Ti", de Rita Lee, mas quem cantava era o grupo Metrô.
Já na n
ova abertura, Rita Lee regravou a faixa, lançada originalmente no LP "Saúde", de 1981
Divulgação
Fitas métricas na abertura original (à esquerda) e atual (à direita)
Fitas métricas na abertura original (à esquerda) e atual (à direita)

Agulhas
Agulhas na abertura original (à esquerda) e atual (à direita)

Saiba quais são as melhores lembranças que os atores da nova versão têm do folhetim da década de 80:

Alexandre Borges (Jacques Leclair/André)
"Lembro bem da cena de quando Jacques Leclair descobre que Victor Valentin é Ariclenes, seu inimigo de infância. Jacques desmaia de pavor!"

Murilo Benício (Victor Valentin/Ariclenes)
"O batom Boka Loka foi uma febre nos anos 80. E também lembro da atuação do Luís Gustavo, que foi magistral. Eu e minha mãe assistíamos juntos à novela."
Leopoldo Pacheco (Gustavo)
“Vi muito pouco a novela porque não era muito noveleiro e viajava fazendo teatro. Me recordo da febre do batom Boka Loka.”
Malu Mader (Suzana)
"Melhor lembrança? Gostei de tudo. É que nem quando você é garota e termina um namoro e fica: 'ai, meu Deus, nunca mais vou amar ninguém, vou morrer.' Você vê isso quando é jovem e termina a novela. É um chororô. Foi assim com ‘Ti Ti Ti’".
Claudia Raia (Jaqueline)
"O batom Boka Loka. E o Luis Gustavo que sapateava e falava: ‘Victor Valentin’. Isso eu me lembro nitidamente."
Betty Goffman (Help)
"Minha melhor lembrança era gravar com o Rodolfo Bottino, que fazia o namorado da Maria Eduarda, a minha personagem na novela. A gente ria de se jogar no chão, de fazer xixi nas calças."
Guilhermina Guinle (Luísa)
“Lembro que foi um sucesso e de todo o movimento que a novela causou. E, também, claro, da atuação de Luís Gustavo, que arrasou como o Victor Valentin.”
Giulia Gam (Bruna)
“Os dois costureiros! Lembro tanto do Reginaldo Faria quanto do Luís Gustavo em cena. Os dois deram um show na novela”.
Dira Paes (Marta)
“Quando fecho os olhos, lembro nitidamente do Victor Valentin falando em espanhol com as clientes. O Luís Gustavo foi um show à parte na novela.”
Nicette Bruno (Júlia)
“Minha lembrança é do universo da moda, com as fofocas dos bastidores desse mundo fashion. Tudo foi feito com muito humor.”
Marcos Frota (Massa)
“Tenho duas lembranças na realidade: o batom Boka Loka e o Victor Valentin interpretado por Luís Gustavo. São duas coisas que não dá para esquecer quando se fala em ‘Ti Ti Ti’.”
Tato Gabus Mendes (Breno)
“Foi a primeira novela que eu fiz e significa muito para mim. Eu fazia um filho bastardo do Jacques Leclair. Betty Goffman era do meu núcleo. Tenho muitas lembranças e todas são maravilhosas.”


"TI-TI-TI" - CRÍTICA

Divulgação/TV Globo

Alexandre Borges e Murilo Benício em cena de

Alexandre Borges e Murilo Benício em cena de "Ti Ti Ti"

No lançamento da novela, no último sábado, em São Paulo, o diretor Jorge Fernando e a escritora Maria Adelaide Amaral fizeram questão de frisar que a trama era o "retorno de uma novela solar" a esse horário.

O adjetivo indica a presença de humor escrachado no texto, mas, pelo primeiro capítulo exibido ontem, já se percebe que a Globo aposta com "Ti-Ti-Ti" em novos e sofisticados efeitos gráficos e de edição, um bom - e surpreendente - roteiro e um elenco de primeira, já que sua antecessora, "Tempos Modernos" utilizou uma linguagem confusa, hesitou entre o drama e o humor, e nunca conseguiu decolar no ibope.

Alexandre Borges é um craque no humor, Murilo Benício idem, mas a presença mais marcante foi a de Claudia Raia, que deu show em todas as cenas em que apareceu.

Mas a ousadia da autora Maria Adelaide Amaral logo se fez presente, por conta de um casal homossexual e jovem - Osmar e Julinho, interpretados respectivamente por Gustavo Leão e André Arteche - que se mostram em todas as cenas apaixonadíssimos, trocando longos abraços, mão na mão e beijos carinhosos - no rosto.

É pena que Osmar vai morrer logo, esse amor poderia render muito mais.

Com um elenco desses, um texto maravilhoso - os diálogos são muito bons - e uma direção de primeira, o clima entre o elenco, a produção, a direção e a autora não poderia ser melhor.
Maria Adelaide já entregou cerca de 45 capítulos para evitar atrasos nas gravações, e a novela começa com uma frente de seis capítulos fechados e dez em fase de finalização.
"TI-TI-TI"
Autora: Maria Adelaide Amaral, baseada nas obras de Cassiano Gabus Mendes
Direção: Jorge Fernando
Elenco Principal:
Alexandre Borges
Murilo Benício
Claudia Raia
Malu Mader
Globo, 19 h.
Cotação do Klau

Nenhum comentário:

Postar um comentário