sexta-feira, 16 de julho de 2010

"À PROVA DE MORTE": MENOR, MAS É UM TARANTINO!

Com quase três anos de atraso, chega hoje por aqui "À Prova de Morte", produção de 2007 escrita e dirigida por Quentin Tarantino.

O filme é uma segunda parte do projeto "Grindhouse", que o diretor idealizou com o cineasta Robert Rodriguez (de "Sin City") como homenagem às projeções de terror da década de 1970, que eram exibidas nos drive-in americanos.

Quando foi lançado nos EUA, três anos atrás, o projeto foi um fracasso de público, porquê parte da crítica afirmou que os jovens de hoje não entendem - ou não gostam - da estética daquela época: produções de baixo orçamento, em que a exploração da imagem de monstros, sangue e sexo é maior do que propriamente a narrativa.

Divulgação: PlayArte - Arte Final: Cláudio Nóvoa
Chevy Nova: a arma do assassino vivido por Kurt Russell

Assim, o projeto foi dividido em dois filmes que pudessem ser comercialmente viáveis de forma independente, embora complementares.

"Planeta Terror" (2008), dirigido por Rodriguez, fez carreira ruim no Brasil, o que fez com que "À Prova de Morte" fosse engavetado pela distribuidora Europa, com medo de outro fracasso.

O filme ficaria inédito no Brasil, não fosse o pessoal da PlayArte - sempre anos-luz à frente da mesmice que por vezes impera nos distribuidores e exibidores brasileiros - comprar os direitos.
Assim, finalmente, e depois de três anos, podemos ver essa pequena obra prima nas telonas.

Apesar de fazerem parte do mesmo projeto, cada produção possui uma trama distinta e qualidades próximas ao gosto de seus realizadores.
Enquanto Rodriguez relembra George A. Romero - do clássico "A Noite dos Mortos Vivos" (1968), com infestações de zumbis, escatologia e deboche, Tarantino volta-se para si mesmo, com seus maneirismos cênicos, filosofias pop, erotismo feminino e violência estilizada.
Não por acaso, se você prestar atenção verá em "À Prova de Morte" um " jogo da memória" de sua filmografia.

Mesmo assim, a homenagem, a seu modo, está ali, ao nos apresentar o misterioso dublê Stuntman Mike (Kurt Russell), que persegue grupos de garotas pelas estradas com seu Chevy Nova negro, um carrão.
Ele as escolhe pela beleza, tal como pelo desafio da caça, cujo fim é claro: matá-las utilizando seu carro - uma analogia transparente de virilidade de grandes automóveis.

Só que quando ele encontra o grupo de lindinha, liderado por Abernathy (Rosario Dawson, de "Sete Vidas"), percebe que deverá mudar de planos pra chegar lá.

Veja o trailer do filme:


O resultado é mais um ótimo filme, embora menor, mas um filme de Tarantino, que consegue ser uma homenagem ao mesmo tempo em que se mostra uma experiência real dos anos 1970 - além da temática, em todo o projeto "Grindhouse" existe uma preocupação de envelhecer as imagens, retirar partes do filme (para parecer problemas nos rolos) e inventar trailers para transportar os espectadores para outra época.

Essa experiência retrô está em toda a projeção de "À Prova de Morte", o elenco - tendo Kurt Russel à frente - não desafina, e o diretor consegue extrair o que há de melhor dos atores, mesmo nas cenas propositalmente canastronas.
Vale cada centavo do ingresso, e é um filme para ser visto nas telonas, sem dúvida.

"À PROVA DE MORTE"
Título original: Detah Proof
Diretor: Quentin Tarantino
Elenco Principal:
Kurt Russell
Rosario Dawson
Vanessa Ferlito
Tracie Thoms
Quentin Tarantino
Gênero: Ação, Cult, Terror
Duração: 114 mins
Ano: 2007
Data da Estreia: 16/07/2010
Cor: Colorido
Classificação: Não recomendado para menores de 16 anos
País: EUA
Distribição: PlayArte
COTAÇÃO DO KLAU:

Nenhum comentário:

Postar um comentário