quinta-feira, 22 de julho de 2010

BISCATES EM DESFILE!

A confusão que o vice Indio do Serra aprontou; o dossiê contra tucanos; Dona Dilma se junta a Luan Santana e Neymar no clube dos mascarados; José Dirceu, coordenador de campanha...

Essas e muitas outras, no resumo semanal de Política.

Leia:


ÍNDIO QUIZ O APITO, SÓ QUE APITOU DEMAIS!

Ique - Jornal do Brasil
A semana começou com o candidato a vice-presidente na chapa de Serra Nomuro (PSDB), o deputado Indio da Costa (DEM-RJ), o Vice Índio, radicalizando geral: acusou o PTde ligação com o narcotráfico e guerrilheiros das Farc (Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia), em entrevista a usuários do portal "Mobiliza PSDB", um dos braços da campanha tucana na internet.
"Todo mundo sabe que o PT é ligado às Farc, ligado ao narcotráfico, ligado ao que há de pior. Não tenho dúvida nenhuma disso", afirmou Indio, que começou o bate-papo pedindo perguntas "picantes" aos internautas.

O vice também mirou na adversária Dona Dilma: disse que, se eleita, ela pode dar um "chute no Lula" para governar com petistas acusados de envolvimento no escândalo do mensalão.
"Quem nos garante que no dia seguinte à eleição ela não vai fazer o que no Brasil é comum entre criatura e criador? Dá um chute no Lula e vai governar sozinha, com as garras do PT por trás dela.
Em janeiro, se a Dilma é eleita, o Lula volta para casa. Mas o PT fica com todos aqueles mensaleiros. O Lula tem poder sobre eles, mas eles têm muito poder sobre a Dilma".

As declarações foram transmitidas ao vivo na noite de sexta-feira, enquanto Dona Dilma participava de comício no Rio.

Para que se quantifique o tamanho do estrago, já no sábado, o vídeo sumiu da página tucana, e na capa do "Mobiliza PSDB" a única referência ao vice de Serra Nomuro era uma chamada publicada no último dia 2, sobre sua participação nas mídias sociais.

Após atacar o PT, o deputado sem noção ainda disse que, em visita a Cuba, tentou provocar autoridades da ilha circulando com uma "Veja" que associava o partido às Farc.
"Ia para tudo que era canto com ela debaixo do braço. Até queria ser preso, para ver como é que era lá em Cuba essa história que tanto falam. Mas é um horror aquilo. Vocês não podem imaginar. Coitado do cubano" - em março de 2005, a revista "Veja" disse ter tido acesso a dossiê da Abin (Agência Brasileira de Inteligência) que relataria o envio de US$ 5 milhões das Farc para o PT na campanha de 2002. O partido negou a acusação, que nunca foi comprovada.

Depois da entrevista, e sem medir o alcance de suas palavras, o despreparado Indio vice do Nomuro fez novos ataques a Dona Dilma no Twitter, onde se referiu à candidata como "ateia" e "esfinge do pau oco" (!), reagindo à declaração da petista de que seu vice -o deputado Michel Temer (PMDB-SP) - não foi improvisado e "não caiu do céu".

Os comentários foram retuitados por dezenas de internautas pró e contra Dona Dilma, e os petistas acusaram o deputado de "apelar" e baixar o nível do debate eleitoral.

A candidata não quis comentar as declarações, e tem se apresentado na campanha como católica - em sabatina na Folha em 2007, disse não ter certeza sobre a existência de Deus: "Eu me equilibro nessa questão. Será que há? Será que não há?"

Já Nomuro declarou que "todo mundo sabe que PT é ligado às Farc", endossando assim a molecagem do seu vice.

É uma tristeza se ver uma campanha que poderia ser feita no mais alto nível, descer ao rodapé por conta de pessoas tão despreparadas

Apesar de sabermos que vice não serve pra nada, o brasileiro, depois do José Alencar - um vice muito acima da média - ficou muito mal acostumado quando o assunto é vice.

Quando Índio da Costa foi escolhido vice por imposição do grupo carioca do DEM, Serra Nomuro deu a ele vários livros escritos pelo próprio, para que ele absorvesse a filosofia que permeia a estável vida política do candidato tucano à presidência.

Ao que parece, o sem noção não leu uma linha sequer.

Triste, muito triste.



AINDA O INDIO



A polêmica das declarações do Vice Indio foi a largada para o recomeço da briga interna na campanha de Serra Nomuro, entre a ala tucana preterida na escolha do vice e o grupo de "demos" que patrocinou a instalação do deputado no posto.
No PSDB, os derrotados de junho aproveitaram o incêndio para tentar retomar espaço na coordenação da campanha.
"O gol contra foi deles", disse um dirigente tucano, se referindo aos "padrinhos" de Indio.
Do outro lado, o discurso foi que o vice conseguiu mobilizar todo o staff de Dona Dilma para debater um assunto delicado à petista, cumprindo à risca o papel destinado a ele pela própria aliança "demo-tucana".


PISTA FALSA


O vazamento do nome da analista que teria acessado os dados fiscais do vice-presidente do PSDB, Eduardo Jorge Caldas, teve reações diferentes na aliança "demo-tucana".
No comando da campanha de Serra Nomuro, a notícia foi comemorada - já que estica o tema do dossiê montado por integrantes da campanha de Dona Dilma.
Em Brasília, lideranças de PSDB e DEM receberam telefonemas de Everardo Maciel, ex-secretário da Receita no governo FHC, dizendo que poderia ser uma "pista falsa" e que a analista não teria ligação com o PT - na listagem atualizada do TSE, o nome completo dela não aparece como filiada a partido político.



ONDE ESTÁ NOMURO?


Os aliados criticaram a imprevisibilidade da agenda de Serra Nomuro, e o site de campanha do tucano criou um banner intitulado "Hoje o Serra está", quase sempre as informações estão atrasadas.



OLHA A MÁSCARA!


Grades de ferro foram colocadas no saguão do hotel por onde Dona Dilma passou anteontem, em Uberlândia, separando-a dos jornalistas e do povão.
Além do batalhão de seguranças de sempre, a assessoria informou que o objetivo era organizar a entrevista que, no final, acabou se resumindo a uma rápida declaração.
Antes, a campanha pediu aos jornalistas credenciamento prévio para acompanhar a candidata na caminhada de rua, argumentando que a intenção era facilitar o acesso a ela.
Então, tá!



MAS JUNHO NÃO ACABOU?

A direção do Vox Populi dissecou na reunião da coordenação da campanha de Dona Dilma, ontem, os números de pesquisa encomendada pelo PT ao instituto, que aponta a petista sete pontos à frente de Serra Nomuro.
Assim como nas últimas ocasiões, José Dirceu - aquele! - coordenou a reunião.
As festas juninas nunca acabam no PT.



OPERAÇÃO CASADA

Tema prioritário da campanha de Dona Dilma - em discursos e no programa de governo - a inovação tecnológica vai receber um "empurrãozinho" do governo na semana que vem: entre segunda e terça, estão previstas na agenda do Luiz Inácio ao menos duas grandes reuniões internas, uma com foco na tecnologia para o pré-sal, outra no setor automobilístico, com a expectativa que dali saia novas iniciativas governamentais na área para o curto prazo.
Dona Dilma e o Planalto têm promovido "operações casadas" na atual campanha.
O plano governamental de combate ao crack, por exemplo, veio a público, primeiro, na voz da candidata.



NO NOSSO, NÃO!

Após a repercussão das declarações do Vice Indio do Nomuro , parte da campanha tucana discute como abordar novos temas: a relação dos petistas com Hugo Chávez, a comparação de presos políticos cubanos a presos comuns - feita pelo Luiz Inácio - e a defesa do terrorista italiano Cesare Battisti.
E o mensalão? Ficou de fora, lógico, porquê a tucanada acha que isso lembraria o panetonegate do DEM/DF.


REESCREVENDO GERALDO

A biografia de Geraldinho TFP em seu site oficial nada traz sobre a derrota do tucano na disputa à Prefeitura de São Paulo em 2008, quando não chegou nem ao segundo turno.
Assim, é fácil (re)escrever biografias, né?


OVERDOSE GLOBAL

A propaganda eleitoral na TV começa apenas em 17 de agosto, mas para a cúpula das campanhas de Dona Dilma e Serra Nomuro, a busca pelo voto começa 15 dias antes: em 2 de agosto, o "Jornal Nacional" começa a veicular reportagens diárias sobre o dia dos presidenciáveis.
Na estratégia para aparecer bem no horário nobre entram agendas com baixa possibilidade de susto e boa plasticidade, além da orientação aos candidatos para respostas objetivas nas entrevistas.
SerraNomuro, Dona Dilma e Tia Marina Silva Clorofila Malafaia também vão, alternadamente, comparecer às bancadas do "JN", "Jornal da Globo", "Bom Dia Brasil" e "Jornal das Dez", da Globonews.



MAIS UM PRA QUADRILHA

Réu no processo que investiga o valerioduto tucano, o ex-ministro Walfrido dos Mares Guia assumiu a coordenação-executiva em Minas Gerais do movimento suprapartidário de prefeitos pró-Dona Dilma. Aliado de Lula e do PT, Walfrido já havia oferecido neste ano uma casa sua para uso da candidata em Brasília, mas o PT não aceitou.
Filiado no ano passado ao PSB, o ex-ministro integrou em 98 a coordenação da campanha do tucano Eduardo Azeredo ao governo de Minas -onde começou o mensalão do PT, segundo o Ministério Público. Walfrido já participou de duas reuniões do movimento, a última no comitê central de Dona Dilma.
Bem-vindo à quadrilha!



REPAGINANDO TIA MARINA

Tia Marina Silva Corofila Malafaia apareceu em Goiânia, na última sexta, com um novo visual: trocou o coque rígido por um rabo de cavalo, arrematado numa presilha de capim dourado.



SONINHA ACHA O NOMURO "REPUBLICANO"

O PSDB postou na net um vídeo no qual Soninha Francine (PPS) - recém-nomeada coordenadora da campanha de Serra Nomuro na internet - aparece explicando como mudou de opinião sobre o tucano: "Não é que eu não gostava do Serra. Eu desgostava dele completamente. Mas era a partir do que os outros falavam".
Com uma xícara de chá e um cachorro a tiracolo no sofá de casa - a ex-vereadora, ex-subprefeita da Lapa e rainha do Twitter por conta de suas muitas horas de ócio, continua dizendo que mudou de ideia quando viu seus projetos receberem o mesmo tratamento dos que partiam da base de Serra. "Ele é republicano. Tem coragem de enfrentar interesses."
Então, tá!

<><><><><>

FRASES


"O PT está partindo para uma atitude intimidatória, de mordaça, querendo calar as instituições e a oposição".
DO PRESIDENTE DO PPS, ROBERTO FREIRE, em resposta ao anúncio do PT de que processará o vice de José Serra, Indio da Costa, além de estudar ingressar no Conselho Nacional do Ministério Público contra a vice-procuradora-geral eleitoral, Sandra Cureau, que apontou possível mau uso da máquina.
*****
"Eles se igualam na péssima tradição de se considerarem acima da lei, sócios de um condomínio do poder para quem tudo vale."
DO DEPUTADO CHICO ALENCAR (PSOL-RJ), sobre as citações que o presidente Lula e o governador Alberto Goldman fizeram, em solenidades oficiais, aos seus respectivos candidatos à Presidência.

<><><><><>



HISTÓRIAS PRA BOI DORMIR


A prefeita de Ribeirão Preto, Dárcy Vera (DEM), circulava por Brasília na semana passada, atrás do conterrâneo Antonio Palocci (PT), a quem pediria ajuda para resolver questões do município no Ministério da Fazenda.

Depois de obter o endereço onde o deputado estava, ela se dirigiu ao local e, já dentro do prédio, percebeu que se tratava do comitê da campanha presidencial petista, que tem Palocci como um de seus coordenadores.

Embaraçada, Dárcy saiu em disparada, sacou o telefone celular e foi se explicar no Twitter:

-Peço desculpas. Causei desconforto a mim e a ele!

<><><><><><>

ATÉ QUINTA!

Nenhum comentário:

Postar um comentário