sexta-feira, 23 de julho de 2010

"PREDADORES": FUJA CORRENDO, NÃO DOS MONSTROS, MAS DO FILME!

"O Predador" (1987), de John McTiernan, é um dos filmes mais populares de Arnold Schwarzenegger, além de ser uma das obras de ficção-científica mais cultuadas pela crítica e pelo público nos últimos 25 anos.
Foi tão bom, que três anos mais tarde fizeram "Predador 2 - A Caçada Continua", e posteriormente "Alien vs. Predador" (2004) e sua sequência (2007) - esses últimos chuparam a história original até o caroço.

Agora, 23 anos da estreia de " O Predador", Robert Rodriguez, atacando de produtor, decidiu reviver a franquia com "Predadores", um filme protagonizado pelo acima da média Adrien Brody, onde ação transcorre no planeta da criatura.

Rodriguez reescreveu um roteiro que ele mesmo criou em 1994 para a FOX.
"Tive que modificá-lo muito porque aquela história era para Schwarzenegger. Tudo girava a seu ao redor".

Divulgação: Fox Film

Adrien Brody e Alice Braga, em cena do filme

Desta vez, a ação se desenvolve na selva de um planeta desconhecido, no qual vivem os predadores e onde estes usam os seres humanos para aperfeiçoar suas técnicas de caça e testar seus métodos.

Adrien Brody, em seu primeiro papel como super-herói, é o líder de um grupo de mercenários que deve unir forças para sobreviver, e brasileira Alice Braga é a única mulher que aparece no filme.

Veja o trailer do filme:



CRÍTICA

Se você for do tipo de criatura que eu mais aprecio - aquela que não gosta de ver sua inteligência menosprezada, e detesta perder tempo e dinheiro - passe longe desse filme.

Com trama infantilóide, o diretor norte-americano Nimród Antal (de "Temos Vagas") cria um cenário descrito por ele como "aterrador" para seus personagens, mas "aterrador" é o filme.

A direção de Antal é a pior de 2010, a direção de arte lembra muito um filme "Z", a iluminação é péssima e Adrien Brody tem aqui o seu pior desempenho para as telonas, disparado.

Os predadores, com exceção de alguns mascotes assassinos, não surpreendem , falta dramaticidade ao roteiro - com diálogos rasos - e os combates são tão toscos, que pecam pela falta de originalidade.

O péssimo roteiro interfere na dinâmica dos atores, que se esforçam para dar alguma contribuição aos seus personagens.
Deve ser por isso que falta carisma a Brody para viver um heroi de aventura.

Nem a participação especial de Laurence Fishburne se salva.
Melhor seria se o bom ator continuasse tocando a sua vidinha em "CSI:LV" na telinha, e não se aventurase em abacaxis como esse.

Alice Braga está no filme só por enfeite, e uma samambaia de plástico a mais no péssimo cenário seria melhor.
Pela possibilidade de projeção internacional, até entendo porque a atriz tenha se envolvido num péssimo projeto como esse.
Resta saber se Hollywood, cruel como é com atores latinos, permitirá que ela consiga ser mais protagonista e menos coadjuvante em suas próximas produções.
Fora de suas raízes, exemplos como Salma Hayek, Penélope Cruz e mesmo Sonia Braga - sua tia - fizeram muito pouco em filmes norte-americanos fora da caracterização de latinas.

Arnold Schwarzenegger deve estar rindo até agora.

"PREDADORES"
Título original: Predators
Diretor: Nimród Antal
Produção e Distribuição: Fox Film
Elenco Principal:
Adrien Brody
Topher Grace
Alice Braga
Walton Goggins
Laurence Fishburne
Gênero: Ação, Aventura, Suspense, Terror
Duração: 107 mins
Ano: 2010
Data da Estreia: 23/07/2010
Cor: Colorido
Classificação: Não recomendado para menores de 14 anos
País: EUA
COTAÇÃO DO KLAU:










Nenhum comentário:

Postar um comentário