sábado, 24 de julho de 2010

A IMPORTÂNCIA DA COMIC-CON PARA O CINEMA ATUAL

Longe dos sofisticados festivais e do "glamour" de Hollywood, as grandes estrelas de cinema sempre se dispõe a aparecer frente a frente com seus fãs, na maior feira de quadrinhos, cinema e cultura pop do mundo, a Comic-Con, que acontece todos os anos na cidade de San Diego, Califórnia.

Angelina Jolie, Sylvester Stallone, Bruce Willis e Jeff Bridges já fizeram esse "tete-à-tete" com seus fãs na 41ª edição da feira, por onde também passou Johnny Depp - vestido como seu personagem, o pirata Jack Sparrow - que cumprimentou seus fãs e falou sobre as filmagens da próxima aventura da saga "Piratas do Caribe".
Depp incorporou uma das características mais legais da Comic-Con: os fãs comparecem vestidos como seus personagens favoritos, o que sempre é uma festa para as câmeras e os ídolos, muito paparicados por eles a todo momento.

Pouco importa se gostam de sair às ruas vestidos de Harry Potter, Bart Simpson, Super-Homem, Batman ou Pokemon.
Ou se carregam uma réplica do sabre de luz de "Star Wars" ou um chicote no estilo Indiana Jones.
Eles compõem uma legião cuja opinião vale milhões de dólares.

É por isso que os grandes estúdios de cinema não poupam tempo nem dinheiro para promover seus próximos filmes diante do exigente público do Comic-Com, um evento em que os quadrinhos cada vez mais parecem uma desculpa para justificar a reunião em massa de devotos de personagens sobrenaturais, sejam de livros, filmes ou videogames.

As pessoas que participam da feira fazem parte de uma distinta comunidade global de devotos de super-heróis e outros personagens fictícios, com capacidade para elevar ou afundar qualquer trabalho que embarque neste mundo mágico em que vivem, simplesmente pelo uso de suas palavras nos blogs ou nos fóruns de internet - e aí eu, humildemente, me incluo.

É o caso de "Tron - Legacy", que estreará em 17 de dezembro no mundo todo, 28 anos depois de seu antecessor, "Tron" (1982).

A longa espera foi devido à falta de confiança da Disney em um projeto que não encontrava roteiro e diretor adequados.

O estúdio decidiu, em 2008, apresentar na Comic-Con uma pequena prévia do que poderia ser a produção, sem ter decidido ainda sobre sua realização.
A grande 'benção' dada pelos fãs acabou tirando todas as dúvidas do estúdio, que pôs à disposição do diretor Joseph Kosinski um orçamento estimado de US$ 150 milhões.

"Tron - Legacy" apareceu novamente no Comic-Con este ano, pelo terceiro ano consecutivo, com a produção já quase finalizada e com Jeff Bridges marcando presença e dando uma ótima entrevista, para garantir o carinho dos fãs, assim como Sylvester Stallone fez para "Os Mercenários", filme que escreveu, dirigiu e protagonizou - o mesmo que o fez vir ao Brasil para filmar, e que gerou depoimentos polêmicos sobre o país durante o evento, depois desmentidos.

Stallone foi recebido pelo coro de "Rocky! Rocky!", ecoado por cerca de 6 mil pessoas no auditório principal do centro de convenções de San Diego, demonstrando que seus fãs não o esquecem, embora ainda aguardem para conferir se sua última criação corresponde às expectativas criadas.

Stallone e Willis na Comic-Con

Bruce Willis, que atua como coadjuvante em "Os Mercenários" - assim como Arnold Schwarzenegger - apoiou Stallone nessa tarefa, aproveitando que já estava por lá para apresentar "Red", seu novo filme baseado em uma 'comic novel' sobre um agente da CIA.

Angelina Jolie, sempre inacessível à imprensa tradicional, se encontrou descontraidamente com milhares de fãs na apresentação de "Salt", contando sobre as cicatrizes que ganhou durante as filmagens do novo longa metragem.
Foi a sua melhor aparição pública em muitos anos, disparado.

Angelina Jolie na Comic-Con

A lista de famosos das telonas que fazem campanha por seus trabalhos nesta edição do inclui ainda Will Ferrell, Tina Fey, Nicolas Cage, Michael Cera, Eva Mendes e Seth Rogen, entre muitos outros.

E a Comic-Con só acaba amanhã!

Informações: site da Comic-Con e Agências Internacionais
Redação Final: Cláudio Nóvoa

Nenhum comentário:

Postar um comentário